Para alegria da galera das antigas, a gigante finlandesa Nokia, que já foi um dia a “dona” do mercado mundial de celulares, ressurgiu das cinzas, desta vez com bons smartphones Android e alguns remakes de aparelhos clássicos, todos fabricados pela hmd. Neste artigo você irá conhecer os melhores celulares Nokia lançados em 2018, e ficará por dentro do que está rolando nessa nova onda da marca.
Mas antes de falar das novidades, é bom recapitular um pouco da trajetória da marca até aqui. Vem comigo!
- Veja também: Nokia N95, o melhor celular da era pré-smartphones
O que aconteceu com a Nokia?
Por mais estranho que possa parecer, a Nokia é uma empresa centenária, isso mesmo que você leu, sua trajetória começou lá nos anos de 1865 e de lá pra cá, ela sofreu reviravoltas bem interessantes. Ela já foi fábrica de papel, geradora de energia, fabricante de cabos e produtos eletrônicos, e atuou em muitos outros segmentos.
Mas foi lá nos anos 80-90 que a empresa, em mais uma reestruturação, começou a prosperar no mundo mobile, chegando aos anos 2000 como a maior fabricante de celulares do planeta. Para quem se interessar pela história completa, o site TecMundo fez uma matéria bem legal por lá.
Para se ter uma ideia do poder da marca Nokia, no segundo trimestre de 2007, ela representava 50,8% do mercado de smartphones no mundo todo.
Mas, como nada dura para sempre, a festa acabou no mesmo ano, com o lançamento do primeiro iPhone e o surgimento do Android. A partir daí foi só ladeira abaixo.
Mesmo assim, a Nokia lutou bravamente até o ano de 2013 lançando smartphones com o ultrapassado sistema Symbian (e sangrando dinheiro sem parar), até que a Microsoft chegou com 7.2 bilhões de dólares “na mão” e levou a divisão móvel da empresa. Uma pechincha.
Mesmo tendo vendido a marca Nokia de celulares, a empresa em si continuou suas outras operações divididas em 3 grande áreas; a Nokia Networks, a HERE (divisão de mapas), e a Nokia Technologies.
A nova Nokia nas mãos certas
Depois de alguns anos de luta por parte da Microsoft para fazer os aparelhos Nokia Lumia com Windows Phone emplacarem (sem sucesso), a gigante dos softwares resolveu “devolver” o negócio para a Nokia.
Então, no dia 18 de maio de 2016, a Microsoft anunciou a venda da divisão de celulares, bem como a licença que tinha para utilizar a marca Nokia, à hmd Global, que até então era uma start-up finlandesa formada por antigos empregados e engenheiros da Nokia, tornando-se então a nova casa da Nokia.
A hmd Global, mesmo possuindo suas fábricas na China utilizando a Foxconn como parceira, mantém sua sede na Finlândia e, literalmente em frente a sede da centenária Nokia (sim, os prédios ficam um de frente para o outro).
Graças a uma forte dose de nostalgia e comprometimento com a marca, a nova Nokia se tornou o improvável terceiro colocado no mercado de telefonia do Reino Unido depois da Apple e da Samsung.
Na edição de 2018 da MWC, a HMD Global apresentou quatro novos aparelhos que chamaram muita atenção do público e da imprensa especializada: Nokia 8 Sirocco, 7 Plus, X6 (6.1) além de um versão do saudoso 8110, mais conhecido como Banana Phone. Então, bora conhecer um pouco de cada um deles!
Nokia X6 (Nokia 6.1)
O Nokia X6, também conhecido como 6.1, é considerado um aparelho de entrada premium. Possui tela IPS Full HD+ de 5,8 polegadas num corpo de metal e com acabamento em vidro. Conjunto de câmera traseira dupla de 16 MP + 5 MP e câmera frontal de 16 MP. Ele vem com a maioria dos recursos que esperamos de um smartphone, incluindo 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, equipado com uma bateria de 3060 mAh e processador Snapdragon 636 e Android One rodando o Android 8.1 Oreo.
Para mais informações e especificações técnicas completas, acessem o site oficial do aparelho neste LINK.
Nokia 7 Plus
O Nokia 7 Plus se enquadra no intermediário premium. Possui tela IPS Full HD+ de 6 polegadas e proteção Gorilla Glass. Seu corpo é produzido em peça unica de Alumínio 6000, dando maior resistência. Conjunto de câmera traseira dupla de 12 MP + 13 MP com lentes ZEISS e câmera frontal de 16 MP também com lentes ZEISS. Em seu interior temos 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, equipado com uma bateria de 3800 mAh e processador Snapdragon 660 e aqui encontramos o Android One rodando o Android 9 Pie.
Para mais informações e especificações técnicas completas, acessem o site oficial do aparelho neste LINK.
Com uma busca na internet encontramos preços que variam até os R$ 1500.
Nokia 8 Sirocco
Talvez o Nokia 8 Sirocco seja a cereja da nova receita da Nokia. Este com certeza é um aparelho atraente, possuindo tela P-OLED de 5,5 polegadas e com o vidro curvado no mesmo estilo do Galaxy S8. Seu corpo é feito de uma estrutura de aço inoxidável que se encaixa na traseira de vidro, encontramos a proteção Gorilla Glass 5 tanto na frente quanto na traseira e certificação IP67. Possui conjunto de câmera traseira dupla de 12 MP + 13 MP com lentes ZEISS e câmera frontal de 5 MP. Em seu interior temos 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, equipado com uma bateria de 3260 mAh com carregamento sem fio e processador Snapdragon 835, o Android One também faz parte do conjunto já rodando o Android 9 Pie.
Para mais informações e especificações técnicas completas, acessem o site oficial do aparelho neste LINK.
Com uma busca na internet encontramos preços que variam até os R$ 3000.
Nokia 8110 “Banana Phone”
Mesmo não sendo um smartphone propriamente dito, o novo Nokia 8110 é uma releitura do clássico 8110 lançado em 1996 que traz alguns recursos smart, como conectividade 4G, Google Maps e até Whatsapp!
Disponível em duas cores; preto e amarelo – carinhosamente apelidado de “Banana Phone” –, o modelo conta com tela TFT colorida de 2,4 polegadas e 320×240 pixels de resolução, processador Snapdragon 205 de 1,1 GHz, 512 MB de RAM, 4 GB de espaço interno para arquivos e apps, e câmera traseira de 2 megapixels com flash LED.
Como o GSMArena comentou em seu review, trata-se de uma “viagem nostálgica que foi bem longe”.
Para mais informações e especificações técnicas completas, acesse o site oficial do aparelho neste LINK, ou confira o review completo do GSMArena.
Agora conta aí nos comentários: o que você acha dos novos aparelhos Nokia/hmd? Tem vontade de comprar um?
Fontes: Wikipedia, The New Yorker, Wired. Imagens: GSM Arena.