Jogos On-line: Conheça os Principais Riscos e Saiba Como se Proteger

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Mobizoo.

Há muitos anos, para jogar bastava colocar uma moeda em uma máquina de arcade ou ligar o videogame diretamente na TV e a diversão estava garantida. Com o avanço da internet e das tecnologias, a nova paixão dos usuários são os jogos on-line, onde é necessário que o computador ou o celular esteja sempre conectado à web.

Hoje em dia, os jogos on-line estão cada vez mais populares, e isso tem chamado tanto a atenção de gamers quanto a de hackers e outros cibercriminosos.

Algumas plataformas possuem brechas na segurança, abrindo espaço para a ação de usuários mal-intencionados. Os criminosos virtuais se aproveitam das falhas identificadas nos sistemas para terem acesso aos dados e informações dos jogadores.

Pensando nisso, criamos um post para falar sobre os principais riscos à segurança em jogos on-line e o que você deve fazer para se proteger. Confira!

Homem jogando jogo on-line no computador

Roubo de Identidade

Os golpistas coletam informações pessoais e criam perfis falsos de possíveis vítimas.

Em jogos multiplayer é bem comum os jogadores usarem o chat para conversarem entre si, compartilhando informações pessoais. Portanto, tenha muito cuidado ao utilizar essa ferramenta e procure ocultar dados sensíveis no seu perfil, como nome, número de telefone e endereço.

Vírus e Malwares

Uma das táticas mais usadas para violar PC’s e smartphones é oferecer atualizações ou itens falsos para alguns tipos de jogos. É possível também usar brechas nas próprias plataformas para instalar vírus e malwares, infectando usuários desavisados.

Os principais alvos são credenciais de acesso, contas bancárias e até a conversão da máquina da vítima, para que se torne parte de uma botnet. Onde seu dispositivo passa a ser adicionado a uma rede de aparelhos infectados, que podem ser comandados remotamente por cibercriminosos.

Phishing

Phishing é uma das ameaças mais comuns da internet. Naturalmente, com o mercado de jogos on-line em expansão, esse tipo de golpe acabou sendo adaptado para esse nicho.

Geralmente vem em forma de e-mails oficiais relacionados aos jogos, com links que direcionam para páginas falsas onde são solicitadas as credenciais e, até mesmo, os dados bancários do jogador. Essa tática tem se mostrado eficiente, pois as páginas adulteradas são muito parecidas com as originais.

Pessoa jogando jogo on-line no celular

Engenharia Social

Essa é uma técnica bem antiga, que significa manipular uma pessoa para executar ações ou divulgar informações pessoais. No caso dos jogadores on-line, isso pode significar a perda de contas, itens virtuais, número de cartão de crédito e senhas.

Como se Proteger das Ameaças?

Você pode evitar esses riscos seguindo alguns passos, como:

  • Comprar um antivírus para proteger seus dispositivos;
  • usar senhas seguras e únicas para cada conta de jogo;
  • adquirir jogos originais;
  • não revelar informações pessoais a outros jogadores;
  • tomar cuidado ao abrir e-mails com conteúdo duvidoso;
  • manter seus jogos atualizados.

E você? Conhece mais alguma forma de evitar riscos em jogos on-line? Compartilhe com a gente nos comentários!

Mais sobre: segurança

Apoie o conteúdo que você ama!

Desative o seu bloqueador de anúncios e nos ajude a manter o site :)