Bitdefender Mobile Security: testamos o popular antivírus para Android

Hoje em dia o smartphone é praticamente uma extensão do nosso corpo, e mais importante, da nossa mente. Ele guarda não só nossas tarefas e memórias, como também nossos dados sigilosos. Por isso, aplicativos de antivírus para Android estão cada vez mais populares, e entre eles se destaca o Bitdefender Mobile Security, que conta com um pacote completo de proteção.

Eu testei o aplicativo durante 1 mês, e a seguir você confere todos os detalhes da minha experiência.

Bitdefender Mobile Security - Review / Mobizoo

Irei comentar cada aspecto do Bitdefender nos próximos parágrafos, mas se você estiver com pressa, pode partir direto para minha lista de prós e contras:

Prós:

  • 14 dias gratuitos para teste da versão completa;
  • Licença com custo anual atraente;
  • Não impacta a performance do aparelho e nem consome dados desnecessariamente;
  • Interface simples de usar e recurso que salva suas informações e licença na nuvem, permitindo a troca de aparelhos sem nenhuma dor de cabeça;
  • Modo “dedo duro” que entrega os aplicativos que estão abusando da sua privacidade.

Contras:

  • Há erros de tradução no app em português (um deles é até engraçado: onde era para aparecer “ativado” está “ativadao”);
  • Deveria tirar a foto do ladrão na primeira tentativa de desbloqueio, e não na terceira.

Além de ser amigável, leve e completo, o Bitdefender é um Antivírus para Android que não cobra caro pela sua segurança

Por pouco mais de 30 reais anuais, o Bitdefender oferece segurança completa para o seu celular Android, contando com todos os recursos básicos de um bom antivírus, e mais alguns extras que protegem seus dados em caso de perda ou roubo.

A interface do app é bem simples e fácil de usar, com um menu lateral que concentra todas as funções, e telas com cards que indicam o que você deve fazer.

Painel do Bitdefender Mobile Security - Review / Mobizoo

Ao criar uma conta Bitdefender você tem acesso ao backup completo das suas informações na nuvem (incluindo a sua assinatura do serviço), garantindo que, quando você trocar de aparelho, nada seja perdido. Basta logar no novo dispositivo que tudo será restaurado.

Em termos de desempenho, não há com o que se preocupar. Eu testei o Bitdefender Mobile Security em dois celulares; um mais simples, e um mais sofisticado, e em ambos não notei nenhuma queda de performance, consumo excessivo de dados, ou de bateria. Ah, e o app ocupa muito pouco espaço de armazenamento (menos de 30 MB).

Apenas um alerta: lembre-se de desativar os dados móveis antes de dormir, ou poderá ter surpresas quando acordar (adeus, franquia!), já que o app tem o hábito de realizar algumas verificações de novas ameaças durante a madrugada.

Proteção web: o amigo número número 1 do celular “bichado”

Sabe aquela sua tia que tem um Galaxy Gran Prime com capinha do Mickey, e vive clicando em qualquer link que alguém manda pra ela? Então, mostra isso aqui pra ela! Faz favor.

Segurança da web no Bitdefender Mobile Security - Review / Mobizoo

O Bitdefender conta com o recurso Segurança da web, que monitora toda sua atividade dentro dos principais navegadores para dispositivos móveis, te protegendo daqueles links mal intencionados em e-mails, dos pop-ups em páginas da web que executam scripts maliciosos, e até mesmo daqueles sites que ficam minerando bitcoins através do seu dispositivo, sem você saber.

Com ele sua tia vai poder clicar em todas as correntes e anexos do zap sem ter que se preocupar com malwares, vírus e outras mazelas modernas. E você nunca mais vai ter que formatar o celular da “véia” novamente.

Pega ladrão!

O roubo de celulares é um dos crimes com maior registro de ocorrências no Brasil, e não é à toa que muita gente já aderiu à moda do smartphone secundário, ou o “celular do bandido”.

O Bitdefender conta com recursos Anti-roubo que não incluem paralisar o ladrão (o que seria ótimo), mas que te dão pelo menos algumas chances de recuperar seu amado gadget, seja pela localização remota, ou pela foto do meliante.

Função Anti-roubo do Bitdefender Mobile Security - Review / Mobizoo
Só me explica uma coisa: por que dar 3 tentativas de desbloqueio pro vagabundo antes de tirar uma foto dele?

Se nada disso adiantar, você ainda pode limpar completamente seu aparelho de forma remota, impedindo que o “novo proprietário” acesse seus dados, ou mesmo bloqueá-lo totalmente, transformando-o num belo peso de papel.

Consultor de Privacidade, ou “modo dedo duro”

Uma das coisas que mais me preocupam atualmente é a quantidade de informações pessoais que as empresas de tecnologia coletam todos os dias através dos apps que usamos em nossos dispositivos, e por isso achei bem útil o recurso de monitoramento de privacidade que vem embarcado no Bitdefender.

Ele mantém sob vigilância os aplicativos instalados no seu telefone, e dá uma nota para cada um deles, de acordo com seus níveis de “xeretisse”. Se o consultor notar que algum deles está sabendo demais da sua vida, ele exibe uma notificação de alerta, sugerindo a remoção do app bisbilhoteiro.

Consultor de privacidade do Bitdefender Mobile Security - Review / Mobizoo
O Facebook põe minha privacidade em risco? Conta uma novidade!

É verdade que as versões mais recentes do Android já possuem opções até bem avançadas para gerenciamento de permissões e privacidade, mas não é todo mundo que tem conhecimento ou paciência para configura-las.

A abordagem do app é bem mais clara e objetiva, e permite que todos possam ter uma vida menos invadida.

Vale a pena?

Com custo anual bem acessível, bom desempenho e pacote completo de recursos de segurança para Android, é difícil não recomendar o Bitdefender.

Ele é uma ótima opção para pessoas que gostam de coisas que você só precisa configurar uma vez, depois esquece, ou para quem não é muito cauteloso na web.

As funções de privacidade e anti-roubo são adições que de fato agregam valor ao produto, e o software está maduro o suficiente para oferecer uma experiência livre de obstáculos, mesmo para usuários pouco experientes.

Por isso, vá logo lá na Play Store, instale o aplicativo e comece o seu período gratuito de avaliação, pois por aqui o veredito já foi dado:

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja este link.

Deixo o meu agradecimento à Bitdefender, que gentilmente forneceu a Licença utilizada nesta análise.