Atari anunciou um novo console, mas o que isso quer dizer?

Poucos dias após a E3 de 2017 (o maior evento do mundo dos games), a Atari, empresa responsável por um dos mais icônicos consoles de videogame já criados e produtora de games famosos como Alone in The Dark e Rollercoaster Tycoon, anunciou que encontra-se trabalhando em um novo console.

Confira o trailer de anúncio:

A princípio as imagens mostram um aparelho que utiliza as texturas clássicas de madeira e plástico preto frisado do Atari 2600, e dão a entender que se trata de um videogame de última geração.

Ok, mas o que isso quer dizer?

Novo console da Atari: seria um revival do clássico 2600 ou algo realmente novo?
Novo console da Atari: seria um revival do clássico 2600 ou algo realmente novo?

Atari estaria apostando no retrô…

As apostas da indústria atualmente têm se voltado muito ao aspecto nostálgico, atraindo fãs mais antigos e que sentem falta da experiência de jogar em um controle “das antigas”: controle com fio, cartucho pra assoprar (ou até mesmo CD pra limpar), com gráficos que não se parecem tanto com filmes, sem precisar estar conectado na internet (e morrer de raiva com lag), o pacote completo da época onde tinha muito jogo bom. Enfim; o pessoal que busca jogar aqueles clássicos.

NES Classic Mini

A Nintendo fez isso, apostando no relançamento de seu maior clássico em versão miniatura: O NES Classic Mini chegou com 30 games instalados na memória e contendo um controle, mantendo o aspecto retrô do console, apenas reduzindo-o em tamanho físico e permitindo aos jogadores curtirem seus games em “alta definição” ao usar um cabo HDMI.

Aliás, essa semana a empresa também anunciou a produção de um SNES Mini, trazendo 21 dos melhores games da geração 16-bit em sua memória.

Talvez esse seja o viés que a Atari irá percorrer, juntando em um único console todas suas eras, do clássico 2600 ao Jaguar, com suporte a HDMI e controles sem fio. É uma possibilidade.

…ou trazendo algo realmente novo?

Embora a possibilidade de algo retrô seja reforçada por uma tendência de mercado, o anúncio do site diz que o misterioso aparelho “está há anos sendo feito”, o que nos leva a crer que este anúncio pode, no final das contas, levar à algo inédito, que irá brigar contra os consoles mais atuais.

Entretanto, essa aposta será uma jogada muito mais arriscada e audaciosa da empresa em uma indústria que de fato não tem muitas novidades, mas possui empresas muito bem estruturadas e já conhecidas do grande público.

Em termos de hardware e software, com PS4 Pro e o Xbox One X a pouco tempo de chegar nas lojas, a estratégia da Atari ao apresentar um novo console seria interessante, especialmente se contar com os exclusivos, games que serão lançados apenas para uma plataforma específica, motivando os jogadores a adquirirem o console.

Apesar de contar com algumas propriedades intelectuais interessantes, a empresa deve apostar bastante no mercado indie também.

Provavelmente ela seguirá o caminho de um console voltado aos jogadores mais hardcores, fugindo do estilo Nintendo de fazer videogames, buscando bater de frente com os consoles da Sony e da Microsoft.

XBOX ONE, Nintendo Switch e PS4: novo console da Atari teria chances contra eles?

E o futuro?

O site do console, aparentemente nomeado AtariBox ainda não traz muitos detalhes, mostrando apenas o teaser apresentado nesse post, um link para receber novidades por meio de newsletter e outros para vagas, desenvolvedores e profissionais da imprensa.

Nos próximos meses teremos mais novidades acerca do projeto, mas se a Atari irá trazer algo revolucionário para a indústria de games ou apenas para os corações dos jogadores nostálgicos, ainda não temos como saber.

Mais sobre: diversão