A Apple lançou um monte de novidades essa semana, mas uma em especial chamou demais minha atenção: os novos fones de ouvido sem fio AirPods.
Um acessório desnecessário, feio e caríssimo que desafia os limites do consumismo sem sentido em prol de conforto duvidoso e praticidade questionável.
Neste post eu vou te contar tudo o que eu achei dessa verdadeira pérola da tecnologia pós-Jobs. Acompanhe.
Eu sempre fui apaixonado por música, e, por consequência, por fones de ouvido. Não é à toa que eu tenho três modelos diferentes, todos com fio.
Afinal, nunca vi muito sentido em ter que carregar a bateria de algo que eu posso simplesmente plugar e usar. Mais uma coisa para ter que me preocupar? Não, obrigado.
Eu já sabia há algum tempo que a Apple iria abolir a entrada de fones de ouvido de seus novos iPhones — algo péssimo para o consumidor, mas ótimo para a empresa, pois obriga as pessoas a comprarem novos acessórios, adaptadores, etc. —, e por isso já esperava que ela fosse lançar seus próprios fones wireless junto com o aparelho.
Eu só não esperava que esses fones seriam essa bizarrice chamada AirPods. Eu explico:
Preço absurdo
A gente meio que já espera que todo produto Apple vá custar caro por aqui. Mas os AirPods foram além: aqui no Brasil eles já estão disponíveis para compra por inacreditáveis R$ 1.399.
Sim, com esse dinheiro dá para comprar um ótimo smartphone Android, um bom par de fones de ouvido e ainda sobra uma grana pro lanche.
E dessa vez não dá nem para empurrar a culpa para os impostos brasileiros, já que na conversão direta do preço em dólar (U$ 160 = R$ 500), seriam quase 1.000 reais de impostos para completar o preço. Acho que não.
Design ridículo
E não basta ser caríssimo, tem que fazer parecer que você está andando com dois cigarros grudados nas orelhas!
Eu nunca vi, nesses meus quase 20 anos de carreira em Design e Tecnologia, um projeto tão preguiçoso. Parece que o designer recebeu a demanda “quero os EarPods, só que sem os fios”, e simplesmente tirou os fios.
Isso sem falar no enorme problema de usabilidade que a manutenção do mesmo design dos EarPods irá gerar, agora sem fios.
Esses fones nunca foram bons em ficar grudadinhos nos ouvidos, e agora, sem nada para prendê-los, vai ser um show de gente perdendo isso na rua.
Zero inovação
Os AirPods possuem bateria com duração de 5 horas, e são carregados através de seu estojo de transporte. Ah, e eles também possuem microfone e sensibilidade ao toque para o acionamento de comandos.
Toda essa “inovação” já estava disponível no ano passado em diversos modelos de fones wireless, inclusive no Icon X da arquirrival Samsung.
Agora me diz: você vai comprar?