Estamos chegando ao final do mês da mulheres, e não poderíamos deixar março passar sem publicar este artigo especial sobre as mulheres mais poderosas do mundo da tecnologia.
São profissionais incríveis que poderiam ser o que bem entendessem, mas escolheram entrar no ainda muito masculino mundo da tecnologia.
Mesmo com todas as dificuldades que as mulheres enfrentam (preconceito, conciliar a vida de mãe, etc.), elas desempenham cargos super estratégicos nas maiores empresas do planeta, e seguem lutando por condições igualitárias no mercado.
Avanços ainda muito tímidos
As mulheres ainda são o menor número em cargos de comando no mundo da tecnologia, sendo esta uma área que ainda parece ter uma certa resistência sobre seus avanços.
Muitas das poderosas líderes do mundo da tecnologia já se estabeleceram há muito tempo no setor. No entanto, os números ainda têm muito a melhorar.
Um estudo recente revelou que apenas 11% dos cargos executivos das empresas do Vale do Silício são ocupados por mulheres, e ainda, apenas 9% são diretoras executivas.
Ainda no Vale do Silício, apenas 25% dos cargos em TI são ocupados por mulheres e só 5% das empresas são propriedades de mulheres.
Belas, recatadas arrojadas, e do lar topo
Na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo em 2016 segundo a Revista Forbes, encontraremos algumas no comando das maiores gigantes da tecnologia. Mais precisamente, 16 delas.
Ainda existe um grande desequilíbrio em relação a quantidade de homens nos mesmos cargos, mas se olharmos pela perspectiva histórica recente, é possível perceber um avanço significativo nos últimos anos rumo à igualdade de gênero.
Longe de debates ou rótulos, vamos apenas apresentar algumas destas brilhantes mulheres, que assim como muitos homens, naturalmente, possuem capacidades e ambição o suficiente para assumirem cargos e desenvolverem carreiras invejáveis no mundo da tecnologia.
Apenas líderes
Sheryl Sandberg – COO do Facebook
Pelo quinto ano consecutivo, a COO (Diretora de Operações) do Facebook, Sheryl Sandberg é a mulher mais poderosa do mundo da tecnologia, estando na 7ª posição da classificação geral da Forbes.
Com uma fortuna pessoal de US$ 1,4 bilhões, Sandberg não é poderosa apenas por ser bilionária e executiva da quinta marca mais valiosa do mundo, mas também por ser porta-voz das mulheres que dividem sua rotina entre o trabalho e as responsabilidades compartilhadas em casa.
Além de sua atividade profissional com o Facebook, Sandberg faz palestras onde divide suas experiências com outras mulheres e as motivam a valorizar a divisão das responsabilidades pelo sustento e manutenção da família.
“No futuro, não haverá líderes femininas. Haverá apenas, líderes”
Conheça um pouco do discurso igualitário de Sandberg no vídeo abaixo (legenda em português disponível nas configurações do vídeo).
Susan Wojcicki – CEO do YouTube
Em segundo lugar entre as poderosas da tecnologia está Susan Wojcicki. Formada em história e literatura pela Universidade de Harvard, Wojcicki entrou para o mundo da tecnologia após conhecer Larry Page e Sergey Brin, co-fundadores da Google, que montaram seu primeiro escritório na garagem de Susan, em 1998.
Atualmente CEO (Diretora Executiva) do YouTube, Wojcicki já foi gerente de marketing e colaboradora em projetos como Google Livros, Google imagens, AdWords, AdSense e Analytics.
“É preciso não apenas habilidades, mas também extrema dedicação e compromisso. E independentemente do gênero, os CEO’s são medidos pelos mesmos critérios: o crescimento e o sucesso do negócio.”
Meg Whitman – CEO da HP Enterprise
Na sequência, a terceira mais poderosa é Meg Whitman, que já é a segunda mulher a ocupar o cargo de CEO da norte-americana Hewlett-Packard.
Whitman já atuou em empresas como a The Walt Disney Company, DreamWorks e eBay, além de participar ativamente da política no estado da Califórnia, onde é uma das mulheres mais ricas.
Lista completa
A lista de poderosas do mundo da tecnologia prossegue com a CEO da IBM Virginia Ginni Rometty, a Vice-presidente sênior da Apple, Angela Ahrendts, a co-CEO da Oracle, Safra Catz; Ruth Porat, vice-presidente da Alphabet e Ursula Burns, CEO da Xerox desde 2009.
Entre elas, está também a conhecida e atuante CEO da Yahoo, Marissa Mayer, que já passou pela Google e atualmente está supervisionando a venda da pioneira da tecnologia em meio à queda do tráfego e da receita de anúncios.
E a categoria de tecnologia se estende além das fronteiras dos EUA, incluindo a chinesa Lucy Peng, co-fundadora da Alibaba e CEO da filial Ant Financial Services Group. A bilionária presidente da Lens Technology, Zhou Qunfei; Solina Chau, co-fundadora da Hong Kong Horizons Ventures e Jenny Lee, sócia-gerente da Singapura GGV Capital.
Confira lista completa das posições das poderosas da tecnologia dentro do ranking das 100 mulheres mais poderosas do mundo em 2016:
No. 7: Sheryl Sandberg, COO, Facebook FB -1.01%, EUA
No. 8: Susan Wojcicki, CEO, YouTube, EUA
No. 9: Meg Whitman, CEO, HP, EUA
No. 11: Ginni Rometty, CEO, IBM, EUA
No. 15: Angela Ahrendts, VP Sênior da Apple, EUA
No. 20: Safra Catz, Co-CEO, Oracle, EUA
No. 27: Ruth Porat, CFO, Alfabeto, EUA
No. 34: Ursula Burns, CEO, Xerox, EUA
No. 35: Lucy Peng, CEO, Ant Financial Services Group, China
No. 44: Amy Hood, CFO, Microsoft, EUA
No. 55: Marissa Mayer, CEO, Yahoo, EUA
No. 61: Zhou Qunfei, Presidente da Lens Technology, Hong Kong
No. 76: Gwynne Shotwell, COO, SpaceX, EUA
No. 81: Solina Chau, Cofundadora, Horizons Ventures, Hong Kong
No. 86: Mary Meeker, sócia, Kleiner Perkins Caufield & Byers, EU
No. 100: Jenny Lee, Sócia Gerente, GGV Capital, Singapura
Competência e liderança é muito mais uma questão de capacidade e caráter do que de gênero. Vocês concordam?