Como criar um logo para o seu negócio (em 3 passos)

Milhares de pessoas ficaram desempregadas no Brasil por conta da pandemia, e muitas delas decidiram empreender pequenos negócios. Basta olhar o enorme crescimento das buscas por “criar logo” e “como criar um site” no Google, para perceber que isso está de fato acontecendo.

Para criar uma identidade visual bacana, o ideal é sempre contratar um designer profissional, mas, obviamente, pequenos negócios raramente têm orçamento para isso. A saída como sempre é o bom e velho faça você mesmo!

O legal é que hoje em dia temos ferramentas incríveis como o Criador de Logo Wix, que oferece centenas de modelos customizados de acordo com o perfil da sua empresa, e ainda permite e edição simples de cada um dos detalhes.

Em poucos minutos você tem um logo com aspecto profissional, mesmo sem ter nenhuma experiência em design.

Como criar um logo para o seu negócio (em 3 passos) - Mobizoo

Passo 1: Inspire-se

Se você não é um profissional criativo, a melhor forma de se preparar para criar um logo bonitão é encher sua cabeça de referências legais que têm a ver com o seu negócio.

É importante estar por dentro das principais tendências de logo em 2020, e claro, também vale olhar o que os concorrentes estão fazendo.

Como estamos no Mobizoo, vamos usar como exemplo uma empresa fictícia que presta serviços de assistência técnica para celulares; a Salva Cell.

A maioria das assistências pequenas usa símbolos médicos como metáforas, ou simplesmente coloca um ícone de celular com uma ferramenta no logo, mas não é isso que estamos buscando: vamos atrás de referências mais sofisticadas, e isso a gente só encontra nas grandes empresas.

Observe como Apple, Samsung e Motorola, querem passar a sensação de cuidado e acolhimento em seus logos, cada uma do seu jeito. A Samsung usa um coração que também é um abraço, a Apple usa a cor vermelha associada ao conceito de resgate e salvamento, e a Motorola é a mais minimalista aplicando apenas o azul claro na tipografia, para emanar tranquilidade.

Criar logo: buscando referências

Aliás, observando o exemplo da Motorola, esse é o momento de definirmos se a marca da nossa empresa será um logotipo ou um logo. O logotipo usa apenas a tipografia para comunicar (fonte), enquanto o logo combina a tipografia com um símbolo (desenho).

No nosso exemplo, vamos optar pelo logo.

Passo 2: Pense sobre seu logo

Um logo de sucesso é marcante e atemporal. Veja o da Coca-Cola, por exemplo; um mix de tipografia e desenho que ultrapassou os 100 anos e continua moderno.

Em empresas pequenas é comum encontrarmos logos poluídos, com desenho extremamente literal (ex.: um monitor de computador para se referir à uma assistência técnica), fontes que querem ser super modernas, mas acabam sendo difíceis de ler, e nenhuma preocupação com proporção.

Aliás, pode parecer besteira, mas a proporção é um dos elementos-chave de um logo de sucesso. Se você acerta a proporção do desenho e/ou texto que compõem o logo, sua marca pode ser ampliada e reduzida em qualquer meio, e mesmo assim será facilmente reconhecida.

Com isso em mente, reflita sobre essa checklist antes de botar a mão na massa:

  • Menos é mais: quanto mais simples o logo, mais fácil será acertar sua proporção, melhorando a aplicabilidade da marca;
  • Pense num símbolo, e não num objeto: você não precisa colocar uma xícara na marca para dizer que sua empresa é uma cafeteria. Veja a Starbucks, por exemplo; ao invés disso, ela traz uma sereia, que ao mesmo tempo faz o logo ser diferenciado e marcante;
  • É tudo sobre se comunicar: o logo é o primeiro produto da sua identidade visual. É a partir dele que você irá definir a paleta de cores, as fontes e as formas que sua empresa irá usar para se comunicar com o público. Esses elementos devem transparecer os valores da sua empresa;
  • Entenda o seu público: nenhuma empresa existe sem clientes, então esqueça o que você quer, e pense em primeiro lugar no que o seu cliente quer. Baseie-se nas necessidades e anseios do seu público, e o caminho para o sucesso será aberto.
Dica: Para entender como funciona uma identidade visual, e como ela comunica os valores de uma empresa, recomendamos que você acesse o manual da marca de alguma empresa famosa, como a Petrobras, por exemplo.

Passo 3: Hora de usar o Criador de Logo Wix

Agora que já estamos com todo esse repertório e parâmetros em mente, é hora de colocarmos a mão na massa!

Abra o Criador de Logo Wix, preencha o nome da sua empresa, e responda as perguntas que o sistema irá fazer sobre seu negócio.

Como criar um logo - Passo 1

Escolha os adjetivos que melhor descrevem a sua marca. Este passo ajudará o algoritmo a entender o estilo e o tom do seu logo.

Como criar um logo - Passo 2

Com base nas suas escolhas, o sistema irá exibir uma série de modelos de logo para você selecionar.

Não se preocupe se a sua escolhida ainda não estiver do jeitinho que você esperava, pois no passo seguinte você poderá ajustar todos os detalhes.

Como criar um logo - Passo 3

Agora personalize o design do seu logo com liberdade total. Você pode trocar o símbolo (ícone), a paleta de cores, a fonte, e até o alinhamento dos elementos. Olha como o nosso exemplo ficou após alguns ajustes:

Como criar um logo - Passo 4

O mais legal é que você pode ver imediatamente como ficará a aplicação do logo no seu site, redes sociais, cartão de visitas e até em produtos, como camisetas e canecas.

Com tudo pronto, clique no botão “Próx. >” para acessar a tela de download.

Como criar um logo - Passo 5

Nesse momento você pode baixar uma amostra grátis do seu logo no rodapé da tela, ou escolher um dos pacotes de compra disponíveis.

A compra é necessária para utilização comercial do logo, mas com a amostra você pode fazer apresentações e testes do seu projeto antes de investir seu dinheiro em um dos pacotes.

Nesses pacotes você recebe os arquivos em alta resolução do logo (prontos para serem impressos em seus materiais), e também pode optar pela assinatura mensal, que inclui um site completo com domínio próprio.

Caso tenha algum dúvida no procedimento para criar seu logo grátis, comente aí embaixo que iremos te ajudar!

Foto de Capa: Tranmautritam no Pexels

Este artigo especial foi gentilmente apoiado por nossos queridos amigos do Wix. Obrigado!

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Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

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