Os melhores canais nerds do YouTube (sem cultura pop)

Se você acha que basta conhecer todo o universo Marvel para ser um Nerd Raiz, achou errado, otário! Por isso hoje eu trago minha seleção especial com os melhores canais nerds do YouTube para quem não aguenta mais esse negócio de cultura pop, super-heróis e quadrinhos.

Mas dá pra ser nerd sem essas coisas, Bottini? Lógico!!! A essência nerd não tem nada a ver com essas indústrias bilhonárias, e sim com sua sede de conhecer cada cantinho do universo, e tudo o que a raça humana já concebeu. De fatos da segunda guerra, aos piores games da história, de modelos estranhos de carros, até mídias que ninguém nunca usou (como o video disc).

Afinal de contas, hoje em dia todo mundo consome séries, games, quadrinhos e filmes de heróis. Então, dá pra dizer que essas coisas já deixaram de ser “coisa de nerd”, né não?

Os melhores canais nerds do YouTube (sem cultura pop) - Mobizoo

Cinemassacre

Este é sem dúvida um dos canais gringos mais incríveis sobre nostalgia nerd de raiz. Num mesmo local, você encontra os piores games já feitos analisados de forma hilária, análises de filmes estranhíssimos da era VHS, e até reviews super detalhados de velharias tecnológicas, como esse monte de acessórios criados para Game Boy:

O canal já ficou tão famoso, que até teve um especial de Natal com a participação de Macaulay Culkin (de Esqueceram de Mim).

Techmoan

E que tal conhecer cada detalhezinho dos equipamentos que fizeram a história dos produtos eletrônicos?

No canal britânico Techmoan você contempla os aparelhos de áudio e vídeo mais clássicos dos anos 60, 70, 80 e 90, muitas vezes até mesmo suas entranhas, já que o apresentador desmonta completamente alguns deles.

Veja por exemplo no vídeo abaixo algo raríssimo; o proto-walkman da Sony que foi usado para gravar a primeira ida do homem à lua em 1969. A versão final para o mercado só foi lançada 10 anos depois, em 1979.

Wendover

Você já fez perguntas sobre a vida que ninguém soube responder? Você não está sozinh@!

No canal Wendover todas estas perguntas complexas e por vezes até incômodas são respondidas de forma clara e didática.

Por que a geografia do Brasil é tão problemática? Como parar uma epidemia? Pra quê serve uma embaixada? E finalmente (e não menos importante): porque a classe econômica dos voos internacionais é tão apertada?

Asheens

Uma voz, duas mãos, um sofá velho, e centenas de quinquilharias. Assim podemos resumir o nerdíssimo canal Asheens.

O canal, também britânico, é um prato cheio para quem gosta de coleções, velharias, objetos curiosos e engraçados, cópias fajutas de brinquedos, e até enlatados com mais de 50 anos (!?). Aviso: as imagens são fortes.

POLYPHONIC

E para você que é um/uma nerd de música, aí vai uma dica que explodiu a minha cabeça quando eu descobri: o canal POLYPHONIC.

Em uma série de mini-documentários super bem produzidos, publicados em 2 quintas-feiras por mês, o apresentador destrincha não só os maiores artistas da música planetária, como também os instrumentos mais icônicos, os festivais mais memoráveis, e claro, as lendas que dão um tempero todo especial à história.

Pra mim é dificílimo escolher um vídeo preferido do canal, então aí vai um que certamente a maioria das pessoas irão gostar:

E você conhece canais nerds do YouTube que nós não listamos aqui? Então compartilhe com a gente aí nos comentários!