Steve Jobs costumava dizer que “o software é a alma de um hardware” e, de fato, os aplicativos são a principal razão para que todos possuam e usem um smartphone, tornando-o a primeira coisa a ver de manhã e a última coisa a ser veja a noite.
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No mundo da Apple, o Facebook é rei
Quando o iPhone apareceu pela primeira vez em 2007, ele tinha apenas um punhado de aplicativos, e seu hardware com uma tela sensível ao toque em vez de botões físicos foi a mudança do negócio, no entanto, quando Mark Zuckerberg entrou no mundo de Steve Jobs, Facebook Inc. começou crescer no colosso que é hoje.
O Facebook foi lançado pela primeira vez como um aplicativo disponível para iPhone em julho de 2008 e, em certo sentido, atualmente é ainda mais essencial do que muitos aplicativos nativos para iOS. O aplicativo está disponível em 31 idiomas e tem uma estimativa de 29,4 bilhões de downloads em junho de 2018 e, em média, as pessoas gastam no Facebook pelo menos 20 minutos por dia.
O Facebook Messenger teve uma estimativa de 31,3 milhões de downloads no primeiro trimestre de 2018, e foi uma grande mudança da parte de Zuckerberg, quando em agosto de 2011 o Facebook lançou um aplicativo independente para separar a comunicação de mensagens instantâneas entre os usuários do Facebook.
O Facebook Messenger teve sua inovação com suporte a chatbots, que permitem que as empresas construam um canal de comunicação com seus clientes via Facebook Messenger. A comunicação é fundamental para o sucesso do Facebook Inc., já que em fevereiro de 2014, a empresa de Mark Zuckerberg pagou US$19,3 bilhões para adquirir o WhatsApp Messenger.
O aplicativo de mensagens instantâneas multi plataforma, lançado pela primeira vez em janeiro de 2010, tem uma estimativa de 33,8 milhões de downloads apenas no primeiro trimestre do ano, e tem 1,5 bilhão de usuários mensais.
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Movimentos como este diferenciam Mark Zuckerberg dos desenvolvedores e empreendedores médios, já que em uma rápida ascensão, ele transformou seu primeiro milhão de dólares em um bilhão em apenas doze meses, aos 22 anos de idade, alcançando o que para a maioria das pessoas é a recompensa de uma vida de trabalho árduo.
Assim, ele lidera a lista das pessoas que passaram de milionários a bilionários mais rapidamente, e também juntou-se à lista da Forbes das pessoas mais ricas do mundo, compartilhando os rankings com personalidades como Ma Huateng, o co-fundador do gigante asiático Tencent, ou Jeff Bezos, que é o homem mais rico da Terra, e alcançou o sucesso de se tornar bilionário em apenas dois anos, graças a sua empresa Amazon.
Google para a luta com o Facebook
O YouTube foi um dos aplicativos que teve o primeiro iPhone que foi introduzido por Steve Jobs, em um momento em que a App Store não existia e a escolha de aplicativos para usuários do iPhone era muito limitada.
Em 2012, a Apple decidiu remover o YouTube dos aplicativos nativos com o lançamento do seu iOS 6, e logo depois, o Google lançou seu próprio aplicativo (setembro de 2012). Desde então, tornou-se o principal centro de compartilhamento de vídeo do mundo.
O YouTube tem sido consistentemente nos principais aplicativos gratuitos para iPhone na App Store, e teve um número estimado de 35,3 milhões de downloads apenas no primeiro trimestre de 2018. Por outro lado, o Google Maps também foi um dos aplicativos nativos desenvolvidos pela Apple em colaboração com o Google, mas como parte da separação e início da competição entre Google e Apple, o Google Maps teve seu lançamento independente em dezembro de 2012, apoiado por vários anos no desenvolvimento e inovação da tecnologia de mapeamento.
Por causa disso, este aplicativo está perpetuamente entre os 10 principais aplicativos da App Store, e foi baixado cerca de 22,4 milhões de vezes em iPhones em todo o mundo, apenas no primeiro trimestre deste ano.
Os aplicativos chineses que estão tentando fazer história
Os conglomerados chineses de mídia estão lutando arduamente para alcançar o poder do Facebook no mundo dos aplicativos, e seu sucesso na App Store chinesa está sendo comprovado.
Tik Tok (Douyin na China) é um aplicativo de mídia de vídeo e rede social da empresa chinesa Bytedance a qual recém comprou a Musical.ly, que permite que seus usuários gravem e editem clipes curtos, adicionem música e efeitos especiais a eles, e se tornou um grande sucesso na Ásia, sendo descarregada cerca de 45,8 milhões de vezes da App Store nos primeiros meses de 2018.
O WeChat foi introduzido no mercado pelo gigante Tencent, e também está explodindo na App Store, com cerca de 28,9 milhões de downloads em todo o mundo nos primeiros três meses deste ano, e seus mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, no aplicativo com capacidade de enviar mensagens, funcionar como rede social e suportar pagamentos móveis.
Finalmente, o iQiyi é um aplicativo de streaming de vídeo no estilo do YouTube com mais de 481 milhões de usuários, e estimados 22,6 milhões de downloads, que pertence à gigante da internet chinesa Baidu.
O Facebook ainda domina a App Store, mas gigantes como Google, Tencent e Baidu estão trabalhando pelo seu lar na história para desenvolver os aplicativos para iPhone de maior sucesso de todos os tempos.