Mobizoo entrevista: Benjamin Huang da UMIDIGI

Hoje o Mobizoo estreia sua nova série de entrevistas com as principais figuras do mundo da tecnologia móvel, e para começar os trabalhos em grande estilo, o nosso primeiro convidado é o executivo de marketing Benjamin Huang da UMIDIGI.

Quem acompanha o Mobizoo e outros sites de tecnologia sabe que a UMi se consolidou como uma das novas marcas chinesas de celulares mais promissoras de 2016, e para alçar novos voos em 2017, passou por um rebranding que, ao mudar seu nome para UMIDIGI, deixa claro o seu DNA 100% digital.

Benjamin Huang é um dos responsáveis pelas estratégias envolvidas na missão de tornar a marca cada vez mais conhecida mundialmente, e gentilmente nos concedeu um pouquinho do seu tempo para responder nossas perguntas. De quebra, ele ainda nos enviou as fotos da sede da empresa que irão ilustrar este artigo. Acompanhe.

entrevista benjamin huang da umidigi

Mobizoo – Conte para nós um pouco sobre a UMi… como e quando ela surgiu? Qual o seu tamanho atual e onde ela está localizada?

Benjamin – A UMi, agora rebatizada UMIDIGI, é conhecida como fabricante de smartphones, mas também atua como fornecedora global de eletrônicos e serviços tecnológicos.

Ela está sediada em Shenzhen, China, cidade onde 90% dos eletrônicos consumidos no mundo são desenvolvidos e fabricados.

Inicialmente fundada na China em 2012, a UMi atingiu um grande marco em 2016, com os nossos produtos chegando em mais de 20 países, e com o rápido crescimento em termos de vendas, e consequentemente no tamanho da empresa.

A sigla UMi significa Unique Mobile Innovation, e agora nós adicionamos a parte “digital”, para transformá-la em UMIDIGI.

sede-umidigi-1

Mobizoo: Quando você entrou para a UMIDIGI e qual é atualmente o seu papel na empresa?

Benjamin – Eu entrei na UMIDIGI em outubro de 2016 como coordenador de Relações Públicas, e agora estou encarando novos desafios no reino do marketing de conteúdo e branding.

Mobizoo – E como é trabalhar na UMDIGI?

Benjamin – A empresa possui uma cultura interna muito bacana, que valoriza a abertura, a alegria, a criatividade e a vibração entre colegas de trabalho. Assim promove um ambiente estimulante, onde podemos nos concentrar na conquista dos nossos objetivos, tanto na empresa como no nosso desenvolvimento pessoal.

Divertidas conversas e risadas alegres são cenas comuns na UMIDIGI todos os dias.

Nossa equipe é composta não só por chineses como também por profissionais vindos de diversos países. Sendo assim, o inglês é nossa língua de trabalho além do chinês.

A UMDIGI pretende ser uma empresa internacional não apenas em termos de negócios, mas também na nossa cultura de trabalho.

“Mantenha-se jovem, aproveite a vida!”, esse é o espírito da UMIDIGI =)

sede-umidigi-2

Mobizoo – Como a UMIDIGI enfrenta o desafio de criar smartphones para mercados tão diferentes em todo o mundo?

Benjamin – Temos grandes ambições, mas também estamos focados em construir a nossa fundação. Por isso é importante encontrar o nicho de mercado certo e trabalhar para plantar raízes sólidas.

Não é realista satisfazer todos os mercados globalmente de uma só vez, portanto neste momento estamos concentrando nossos esforços nos nossos maiores mercados, nomeadamente a Europa, Sudeste Asiático e Oriente Médio.

Mobizoo – Os brasileiros estão curtindo bastante os aparelhos da UMIDIGI, e já existem alguns clubes e grupos de fãs brasileiros da marca na Internet. Você segue esses movimentos? Há algum plano específico para o Brasil no futuro?

Benjamin – Sim, estamos cientes disso, e estamos muito felizes em ver que essa tendência está surgindo no Brasil, embora não tenhamos feito muito marketing por aí.

Nós definitivamente queremos interagir mais profundamente com nossos fãs brasileiros, porém os altos impostos nos impedem de lançarmos nossos produtos oficialmente no país.

Atualmente essa grande barreira impossibilita qualquer lucro para nós, mas você pode ter certeza: no instante que essa barreira cair, nós ficaremos muito animados em entrar nesse mercado, tão apaixonado por tecnologia.

sede-umidigi-3

Mobizoo – A UMIDIGI é a única fabricante de smartphones que facilita (e até encoraja) o root de seus dispositivos. Porque?

Benjamin – Lembra que eu falei que nós valorizamos a abertura? Então; simplesmente queremos dar aos nossos usuários mais alternativas para personalizar seus dispositivos, permitindo o acesso ao sistema, que torna possível um nível mais profundo de modificações.

Infelizmente tivemos recentemente que suspender o nosso serviço de root (Root Joy), pois o Google não está mais liberando as fontes necessárias para o procedimento.

Mobizoo – E quais são os planos da UMIDIGI para 2017?

Benjamin – Nosso objetivo para 2017 é simples e claro: queremos vender 1 milhão de smartphones em todo o mundo!

Avatar photo

Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

Mais sobre: Importação