Tutorial: aprenda a instalar o Android 6 no Galaxy S4 através da CyanogenMod

Você gosta muito do seu Samsung Galaxy S4 velho de guerra, mas já está cansado(a) do mesmo sistema, que não é atualizado pela fabricante há um tempão? Então confira o nosso passo-a-passo para instalar o Android 6 no Galaxy S4, disponível graças à nossa querida CyanogenMod.

Lembrando que, não nos responsabilizamos por qualquer dano causado em seu aparelho após seguir os passos, faça por sua conta em risco!
É necessário realizar a formatação da memória, ou seja, se você não tiver feito um backup anteriormente, salve seus arquivos antes de seguir com os procedimentos.
Certifique-se de que sua bateria possui no mínimo 70% de carga, apenas para que não descarregue durante os procedimentos.

Vamos lá?

  1. Primeiramente será necessário instalar uma custom recovery no seu smartphone. Caso não saiba como realizar esse procedimento, clique aqui e confira o passo-a-passo realizado no nosso post anterior com dicas para o Lenovo Vibe K5.
  2. Também será preciso baixar o arquivo da ROM CyanogenMod para o modelo exato do seu dispositivo: Versão para GT-i9505 ou Versão para GT-i9515. Copie a ROM em alguma pasta da memória do seu celular (ou cartão SD).
  3. Por último, faça o download também de alguns arquivos denominados “Gapps” (ou Google Apps), que irão lhe ajudar a baixar aplicativos pela Play Store. Clique aqui para baixar. Caso esses não funcionem, selecione este link alternativo.

Com o recovery devidamente instalado em seu dispositivo, realize os seguintes passos:

  1. Segure o botão Home, Power e Volume + Simultaneamente e quando aparecer a logo do S4 Galaxy, solte a tecla Power, e permaneça segurando os outros dois botões.
  2. Quando entrar em modo recovery, irá aparecer essa tela:
recov

Selecione a opção Wipe.

Irá aparecer uma segunda tela com quadros marcáveis, é preciso selecionar algumas das opções, são elas: Dalvik Cache, Data e Cache.

wipe-modo-recovery

Arraste a opção Swipe to Wipe e aguarde a conclusão desse procedimento.

Volte duas telas, até voltar a tela inicial do recovery.

Selecione a opção Install.

Por dentro do recovery, navegue até o diretório do local onde você copiou a ROM CyanogenMod. Selecione o arquivo e clique para instalar, aguarde aparecer a seguinte tela, com a palavra Sucessfull, indicando a conclusão da instalação:

twrp-install

Clique em voltar para realizar mais algumas instalações, na mesma opção anterior, Install.

Agora é a vez de selecionar o diretório onde foram salvos os “Gapps” e avançar com a instalação. Aguarde aparecer a mensagem de conclusão novamente.

Volta todas as telas mais uma vez e clique em Reboot System.

Aguarde o smartphone reiniciar (Perceba que ele já irá reiniciar com o logo da CyanogenMod).

cyan

Aguarde o smartphone iniciar e otimizar os aplicativos.

optimazin

Aguarde até aparecer a tela de início.

cyann

Na próxima tela será possível escolher o idioma do sistema, selecione Português Brasil, ou algum de sua preferência.

Irá aparecer a tela de Seleção de Wifi e conectividade com os dados da operadora, sendo possível habilitar da maneira que lhe for mais conveniente.(Também é possível pular esses passos).

Clique em concluir.

Aguarde a inicialização do sistema e prontinho, seu smartphone já está de cara novo, tunado e com o CyanogenMod em ação, com o sistema Android 6.0 rodando.

cyannnn

Gostou da dica? Acompanhe muito mais aqui no Mobizoo!