O que é OTG, e como ele pode transformar seu celular

Você já ouviu falar em OTG? Sabia que ele pode transformar seu celular e ampliar suas funcionalidades?

Neste artigo vamos explicar o que é OTG, como descobrir se o seu celular o possui, além de te mostrar algumas de suas muitas utilidades. Dá uma conferida!

O que é USB OTG? - Mobizoo

Você pode gostar de ler, também:

O que é OTG?

USB OTG (On-The-Go) é um suplemento para o USB 2.0 (ou USB 1.0) que permite maior flexibilidade no gerenciamento de conexões através da porta USB do dispositivo. E sim, ele também está disponível no USB Tipo C.

A função OTG permite a conexão de dispositivos periféricos e de armazenamento de dados, USB, diretamente no smartphone. Podem ser pen drives, hard disks, ou MP3 Players, por exemplo.

Usos do USB OTG - Mobizoo
Para a maioria dos periféricos você precisa usar um adaptador, mas já existem pen drives que dispensam essa peça extra.

A especificação OTG (também conhecida como USB Host) foi utilizada pela primeira vez no final de 2001, e permite que um dispositivo funcione como um host (hospedeiro), possibilitando assim a troca de dados entre eles.

Resumidamente, a conexão USB OTG permite que um dispositivo leia dados de uma conexão USB sem precisar de um PC.

Diferente dos sistemas USB convencionais, o sistema USB OTG pode também agir como dispositivos USB normais, quando ligado a um outro host.

Assim, um celular pode servir como anfitrião para um pen drive ler seu conteúdo (para transferir música, por exemplo) e em seguida, servir como uma unidade de dados. Como quando é conectado a um computador (host).

Dito de outra forma, USB On-The-Go pode criar relações de mestre-periféricos. Por exemplo, uma impressora de computador é normalmente um dispositivo periférico. Mas, quando um pen drive de imagens é conectado à sua porta USB, sem nenhum computador, a impressora pode assumir o papel de mestre ou host. Assumindo o controle do link de comunicação para o pen drive, e imprimindo as imagens a partir dele.

Como descobrir se o seu celular tem OTG

Se o seu dispositivo é novo, será mais fácil verificar se ele suporta USB OTG, através das informações de sua caixa. Geralmente, aparece em um logotipo como este abaixo. Você pode procurar também, em suas especificações.

O que é USB OTG - Mobizoo

Outra forma de descobrir se o seu celular tem OTG é por meio do app OTG Checker, da Play Store. Muito simples, este aplicativo gratuito te responderá rapidamente se o seu Android suporta, ou não, este recurso.

Nem todos os dispositivos Android suportam USB OTG e o fabricante poderia habilitar esta configuração, que fica no kernel – um software intermediário que permite que seu hardware fale com seu sistema operacional e com aplicativos – do telefone ou tablet.

Se o resultado do Checker for negativo, você tem a opção de usar um kernel Android personalizado, que suporte o USB OTG para o seu dispositivo.

O que eu posso fazer com ele?

Após conferir a disponibilidade do USB OTG em seu Android, uma grande variedade usos se torna possível, veja alguns dos mais comuns.

Usos do USB OTG - Mobizoo

Utilizar o Android com teclados e mouses

A natureza aberta do sistema Android facilita a conexão com uma infinidade de engenhocas periféricas. É possível utilizar o tablet como um PC, um teclado e mouses sem fio e com fio.

Jogar com controles de videogame em seu celular

Utilizar o Xbox 360 Controller em dispositivos Android, com esta conexão, é uma experiência de jogabilidade bem mais aprimorada. É muito simples de usar, além de ser possível encontrar uma boa quantidade de jogos gratuitos compatíveis, tanto para Android quanto para iOS. Você pode também conectar um controle de PlayStation 3.

Imprimir diretamente de uma impressora

Como já mencionamos, assim como os teclados, as impressoras funcionam bem com os dispositivos Android. Não há necessidade de uma conexão sem fio, e nem de transferir primeiro para um PC.

Controlar sua câmera DSLR

Ideal para os apaixonados por fotografia. O dispositivo Android, além de uma exibição de imagem bem maior, permite capturar, focar e controlar a velocidade do obturador, entre outras configurações, sem precisar tocar na câmera.

Usos do USB OTG - Mobizoo

Outras aplicações…

A conexão OTG também é útil para utilizar a Internet por fio, caso seus dados tenham acabado, por exemplo. Basta um cabo de rede e um adaptador USB LAN, e pronto!

Também dá para carregar outro smartphone ou transferir dados de um para outro, sem depender de Bluetooth ou de nuvem.

Bom, são tantas as utilidades da conexão OTG, que para o artigo não ficar muito extenso nós citamos apenas algumas.

Que tal agora você nos ajudar a completar a lista com outras sugestões aí nos comentários?