Como bloquear números que ligam e não falam nada (2019)

Você não aguenta mais receber no seu celular aquelas chamadas de números que ligam e não falam nada, e muitas vezes ainda desligam na cara? Você não está sozinh@ nessa!

Nesse post eu vou explicar porque isso está acontecendo, e como você pode bloquear essas insistentes chamadas de telemarketing usando funções que já existem no seu smartphone. Vem comigo!

Como bloquear números que ligam e não falam nada (2019) - Mobizoo

O que são essas ligações que não falam nada e desligam na cara?

Na maioria dos casos, as ligações insistentes que desligam antes mesmo de você dizer alguma coisa fazem parte de uma estratégia dos call centers que tem como objetivo não deixar os atendentes de telemarketing ociosos.

Uma máquina efetua automaticamente um número enorme de chamadas – em quantidade bem maior que o número de atendentes disponíveis naquele turno –, até que todos estejam falando com um cliente. As chamadas excedentes são encerradas, mesmo que tenham sido atendidas.

Só nos Estados Unidos, foram mais de 26 bilhões de “robot calls” em 2018, com crescimento de 46% em relação ao ano anterior.

Em entrevista ao portal R7, Paulo Marques, gerente comercial da Teclan Engenharia de Software para call centers explica:

“Os sistemas Over ou Power Dialing não têm um software inteligente por trás. A máquina liga até o cliente atender e falar com um funcionário. Isso permite que alguém receba dezenas de ligações no dia”.

O maior problema é que, infelizmente, não há no Brasil nenhuma lei para impedir esse tipo de prática, e pior; como as bases de muitas centrais atendem diversos tipos de clientes (empresas), é comum o cidadão receber ligações de empresas com as quais não possui nenhuma relação.

Muita gente reclama que essas ligações estranhas vêm sempre de números de São Paulo, mas na verdade não há um padrão. Apenas o fato de que a cidade possui a maior quantidade de call centers do país, logo, o maior número de ligações.

Como bloquear números que ligam e não falam nada no celular Android

Todo celular com Android 6 ou superior possui um identificador e bloqueador de chamadas nativo, porém a forma de usá-lo muda um pouco de fabricante para fabricante.

Em celulares com Android mais puro, como os da Motorola e da Sony, e também os Xiaomi com Android One, basta clicar na opção “bloquear/denunciar SPAM” que aparece durante o recebimento da ligação.

Em aparelhos com Android modificado pela fabricante, como os da Samsung e da Asus, é preciso ativar a função “Proteção ID de chamada e SPAM” nas configurações do discador.

Como bloquear chamadas de SPAM no Samsung Galaxy

Depois que um número é denunciado como SPAM, ele entra para uma lista que é compartilhada nas redes das operadoras, e assim que ele efetuar uma nova ligação, a pessoa que receber será avisada de que trata-se de SPAM.

Como bloquear números que ligam e não falam nada no iPhone

  1. Acesse Ajustes > Telefone.
  2. Toque em “Bloqueio e Identificação”
  3. Em “Permitir que esses apps bloqueiem ligações e forneçam o ID de origem da ligação”, ative ou desative o app. Você também pode reordenar os apps com base na prioridade. Basta tocar em Editar e arrastar os apps na ordem que você deseja.
Como bloquear chamadas de SPAM no iPhone

Como remover seu número das listas de telemarketing

Segundo matéria do jornal NEXO, é possível remover o seu número de celular ou fixo de listas de telemarketing através dos sistemas geridos pelo PROCON, bastando apenas informar o CPF associado ao número.

Infelizmente esses sistemas não estão disponíveis em todos os estados do país, então somente usuários do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Espírito Santo e Paraíba podem utilizar o recurso.

Agora conta aí nos comentários: Quantas vezes ao dia você recebe ligações números que ligam e não falam nada? E o que você tem feito para minimizar o problema?

Imagem da capa: Designed by Benzoix