Qual a importância da memória RAM num smartphone?

A maioria das pessoas não sabe o que é memória RAM, mas, quando vai procurar um smartphone para comprar, entende que quanto maior a RAM, melhor!

Será mesmo que a memória RAM é tão importante? Neste artigo, vamos explicar o que é memória RAM e qual é a sua importância nos dispositivos eletrônicos.

O que é memória RAM no smartphone? - Mobizoo

O que é memória RAM?

A sigla RAM vem do termo composto Random Access Memory. A RAM é um componente interno, usado em computadores e smartphones para armazenar memória. É medida em GB (gigabytes) e determina quantos dados o telefone ou o computador podem manter em sua memória recente.

A RAM é uma memória temporária, ao contrário do armazenamento interno. Quanto mais funções usamos nos nossos smartphones, mais memória RAM é necessária para que o dispositivo funcione de forma eficiente.

Os smartphones precisam de memória para ter acesso instantâneo à multitarefa. E, essencialmente, é a memória RAM que mantém todas estas operações funcionando ao mesmo tempo.

Quando você executa um aplicativo ou algum jogo em seu telefone, ele é carregado na RAM. Se precisasse recorrer à memória interna esses processos levariam muito mais tempo. Enquanto um aplicativo permanece na RAM, você pode voltar para onde saiu sem a necessidade de carregar a página novamente.

É por isso que a RAM é tão importante para a multitarefa do dispositivos. Os aplicativos carregados ficam na RAM até que ela se encha e precise liberar algo para ter mais espaço para outras tarefas.

A memória RAM permite também que os processos sejam executados em segundo plano.

Memória RAM no smartphone

Quanto mais memória RAM, melhor?

Em teoria, ter mais memória RAM significa mais poder de processos. Portanto, mais aplicativos podem ser executados ao mesmo tempo. No entanto, não existe uma medida perfeita para a quantidade de RAM necessária a um smartphone. Mas, é claro que a memória RAM desempenha um papel importante na fluidez do smartphone.

Desde o primeiro smartphone Android, com apenas 192MB de RAM, esses números vêm subindo constantemente ao longo dos últimos anos. E recentemente, a OnePlus reacendeu o debate com o OnePlus 5, de 8GB de memória RAM.

Atualmente, como a maioria dos smartphones possuem em torno de 4 GB de RAM, um salto para 8 GB é bastante impressionante. De uma forma geral, ter mais RAM é melhor. Além do que, isso não prejudica o desempenho. Mas será necessário?

Obviamente, dispositivos com RAM maior poderão executar mais aplicativos ao fundo. E isso proporcionará uma uma multitarefa mais rápida.

De acordo com pesquisas, em média, usamos 9 apps por dia e 30 diferentes ao mês. E nossos hábitos farão estes números aumentarem. Outro dado importante, é que os softwares estão cada vez mais complicados e as câmeras estão filmando imagens bem maiores em formato RAW. Além de realizarem o processamento da imagem em telas maiores.

Então, isso nos leva a crer que uma RAM de 8 GB garantirá mais velocidade e melhor desempenho em meio a tantos aplicativos e funções. Mas, por que nem sempre é melhor tem muita RAM?

Memória RAM no smartphone

Por que ter mais RAM nem sempre é melhor

Se a RAM pode oferecer melhorias de desempenho e maior conveniência, então você pode se perguntar: qual o problema em ter mais RAM?

Um dos pontos mais questionáveis é o consumo da bateria. Se o dispositivo não estiver utilizando toda a RAM, ela poderá ficar apenas drenando sua bateria.

Quanto mais RAM tiver um telefone, mais energia irá requerer e menor será a duração da bateria. A memória RAM consome a mesma quantidade de energia, independentemente do que está executando. Ou seja, mesmo se você não estiver usando a RAM, ela estará usando sua bateria.

Conclusão…

Em última análise, a quantidade de RAM que o smartphone precisa depende de como ele é utilizado. Mas atualmente, de acordo com a maioria das opiniões, qualquer coisa acima de 4 GB de memória RAM, provavelmente é um exagero para a maior parte dos usuários.

Claro que a RAM maior poderá oferecer uma experiência mais fluida. Mas, você precisa mesmo de uma memória gigante drenando sua bateria? Vai da necessidade de cada pessoa, certamente.

Você concorda? Qual é a sua opinião? Comente! Compartilhe!