Launcher para Android: o que é, e qual o melhor?

Um dos recursos mais bacanas do sistema Android é a habilidade de ser customizado. E o caminho natural para quem quer começar a “brincar” de mexer na interface do aparelho é instalar um Launcher.

O Launcher é o aplicativo responsável por modificar a interface padrão do aparelho. Normalmente ele personaliza as telas home e a tela de aplicativos (app drawer), mas existem alguns que vão além.

Quando você compra um smartphone Android, ele vem de fábrica com o Launcher criado pela fabricante. Exceto quando se trata de um Android da família Pixel, que é o que chamamos de Android Puro, sem nenhuma personalização da fabricante ou operadora.

Se você comprou um aparelho Android, mas não gostou da interface padrão oferecida pela fabricante, seja pelo visual, funcionalidade ou velocidade, saiba que é possível deixar o celular do seu jeitinho instalando apenas um aplicativo.

Os aplicativos de Launcher mais populares são:

  • ADW Launcher;
  • Launcher Pro;
  • Go Launcher.

A escolha é questão de gosto, mas recomendamos testar vários antes de escolher o ideal pra você.

Por que devo instalar?

Os launchers padrão das fabricantes costumam ser lentos e pesados (com algumas exceções). Ao instalar um novo launcher no aparelho você tem grandes chances de deixar o seu celular mais rápido.

Alguns launchers trazem funcionalidades bacanas que o launcher padrão do seu aparelho não possui, como por exemplo, organizar aplicativos em pastas.

Mais sobre: android

Apoie o conteúdo que você ama!

Desative o seu bloqueador de anúncios e nos ajude a manter o site :)