Na semana passada eu tomei um susto ao plugar um iPhone no carregador genérico do meu carro, dando de cara com a irritante mensagem: “Este cabo ou acessório não é certificado e talvez não funcione.”. Até então, iPhone rejeitando cabos era apenas uma lenda para mim.
Depois da raiva de não conseguir fazer o cabo ser reconhecido de jeito nenhum pelo aparelho respirei fundo, e fui pesquisar soluções para esta “simpática” atitude da Apple, e a seguir eu conto o que eu descobri.
Desde que a Apple trocou o antigo cabo de 12 pinos pelo cabo Lightning para carregamento e transferência de dados em dispositivos iOS alguns usuários começaram a relatar problemas e impedimentos em seus acessórios “genéricos”.
Ou seja, desde o iOS 7 isso vem acontecendo, mas felizmente era possível driblar este bloqueio do sistema com um procedimento bem simples. Veja como fazer:
- Conecte seu cabo não oficial no computador;
- Conecte a extremidade Lightning do cabo no iPhone ou outro dispositivo iOS;
- Desbloqueie a tela do dispositivo;
- Desconecte o cabo apenas do computador e DEIXE a extremidade Lightning ligada no dispositivo iOS;
- Depois de 5 segundos conecte novamente a ponta USB no computador, e em seguida bloqueie o dispositivo iOS.
Pronto, isso deve resolver o problema, permitindo que você volte a utilizar seu cabo.
Mas, e se não funcionar?
Aí lascou, meu fí!
Muitos usuários afirmam que seus cabos e carregadores genéricos deixaram de funcionar após uma atualização do iOS, então pode ser que fazer downgrade para a verão anterior do sistema resolva. Não custa tentar.
A Apple começou a recusar cabos Lightning não oficiais por conta do risco que este tipo de cabo pode causar, entre eles o superaquecimento e danos aos receptáculos dos aparelhos fabricados pela empresa.
Nada disso precisaria acontecer se os cabos Lightning fossem tão caros, algo que acaba forçando o público a buscar alternativas mais em conta na barraquinha de camelô mais próxima. Na boa, R$ 120 por um cabo é sacanagem!