Como deixar qualquer app compatível com seu android

Você  querid@ amig@ que acompanha a gente certamente fez uma boa escolha na hora da compra, e levou pra casa um aparelho bacana, com bom processador, tela e memória de sobra. Aí chegou em casa feliz da vida, doid@ pra rodar aquele jogão no seu brinquedinho novo, e, ao abrir a página do game na Play Store, se deparou com a frustrante mensagem:

Qualquer um ficaria desanimado, desmotivado, mas não você que está ligado(a) nas dicas do Mobizoo!

Por que esse aplicativo é incompatível com meu Android?

Um dos grandes problemas da plataforma Android é a fragmentação do sistema. De forma resumida, a variedade de aparelhos com hardwares diferentes é tão grande, que não há como garantir que um mesmo aplicativo vá funcionar em todos eles.

Os games são os que mais sofrem com problemas de incompatibilidade. Cada um deles foi desenvolvido para rodar em um tipo específico de hardware, e, por mais que o seu aparelho seja poderoso, ele pode simplesmente não ter o hardware certo.

Por exemplo, o game Asphalt 9: Legends é incompatível com o Zenfone 5, mesmo sendo o aparelho perfeitamente capaz de rodar o game. Tudo por conta de algumas exigências da desenvolvedora do game.

A Play Store faz o trabalho sujo, bloqueando a instalação em dispositivos não listados.

A boa notícia é que há uma maneira de burlar esse sistema que te impede de ser feliz.

E como faz para deixar qualquer app compatível com o meu Android?

Você só precisa enganar a Play Store, modificando temporariamente o modelo do seu aparelho no arquivo de sistema build.prop. Mas pra isso, antes de tudo seu celular tem que estar rooteado.

Importante: Faça o processo por sua conta e risco. O Mobizoo não se responsabiliza por eventuais danos que o processo possa causar ao seu aparelho. 

1º passo: instale no aparelho o aplicativo build.prop editor;

2º passo: abra o aplicativo e edite o modelo do seu aparelho nas seguintes linhas:

ro.product.board

ro.product.device

ro.product.model

ro.product.name

Você vai substituir o modelo do seu aparelho por um modelo da mesma fabricante que você sabe que é compatível com o aplicativo que quer instalar.

3º passo: Com a edição concluída, basta reiniciar o aparelho, abrir a Play Store e instalar o app desejado.

Depois que tiver instalado tudo o que você queria, basta usar o build.prop editor para voltar as linhas editadas ao modelo certo. Você também pode fazer isso simplesmente restaurando o backup do arquivo criado por ele.

Mais sobre: android play store