Como deixar seu Android sempre conectado

Comprou um smartphone com Android? Que beleza, hein? Agora você pode navegar lindamente pela Internet, trocar idéias com seus amigos no Facebook, compartilhar fotos e muitas outras coisinhas legais.

Mas espere, tudo isso só é possível se você ficar bem atento à um detalhe muito importante: sua conexão.

Abaixo listamos algumas dicas pra você tirar melhor proveito das conexões 4G e Wi-fi do seu Android.

1 – Cuidado com a bateria

A grande diferença entre os dois tipos de conexão com a internet é o uso da bateria. Usar a conexão 4G/3G significa um consumo até 5x maior de energia em comparação ao Wi-fi. Portanto, sempre que possível, dê preferiencia ao Wi-fi. Alguns planos de internet fixa(como o Oi Conta Total) já permitem acesso à Internet via Wi-fi em diversos estabelecimentos. Pesquise.

2 – Ligue o 4G apenas quando precisar

Muita gente acha que por possuir um plano ilimitado de dados pode manter seu celular conectado ao 4G o tempo todo. Não é bem assim.

Por mais que a sua operadora jure de pés juntos que seu plano é ilimitado, sua cota de consumo de dados é LIMITADA. Leia as letras miúdas do contrato.

O que acontece é que quando você atinge o limite da sua cota, a operadora limita sua velocidade de conexão a algo muito próximo das conexões discadas dos anos 90. Ou seja, meia hora pra ver uma foto no Twitter.

Além disso, se você deixar o seu 4G ligado o dia inteiro, os aplicativos que fazem sincronia de dados o tempo todo vão sugar sua cota sorrateiramente, e quando você realmente precisar, seu limite já estará no vermelho.

3 – Use o 3G Watchdog

Esse deve ser o primeiro aplicativo a ser instalado em qualquer Android. Com ele você controla o uso do seu plano de dados.

É bem simples: você informa a ele o tamanho da sua cota em Megabytes e os dias de ínicio e fim do seu ciclo mensal(consulte sua operadora).

A partir daí ele irá exibir um ícone na barra de notificações do sistema, que indica através de cores, o progresso do uso do seu plano de dados.

Para instalar o aplicativo basta dar um pulinho na Play Store.

4 – Navegue pelo Opera Mini

Sim, o navegador padrão do Android é muito bom. Mas infelizmente ele não possui um recurso muito bacana que está presente no Opera Mini.

O que ele faz basicamente é compactar as páginas da internet em um servidor próprio, para que você gaste apenas 10% dos dados que seriam usados para exibir um site. Isso significa uma enorme economia se você está utilizando sua conexão 3G.

Vá até a Play Store e instale agora.

5 – Busque sempre por um Wi-fi aberto

Ao contrário do 3G, você pode deixar sempre ligada a conexão Wi-fi do seu aparelho. E algo que parece óbvio, mas muita gente esquece: deixe sempre ligada a notificação de redes Wi-fi. Assim, sempre que você entrar em uma área com cobertura Wi-fi, será avisado(a).

Além disso, procure por aplicativos na Android Market que possuam listas e mapas com as melhores redes Wi-fi abertas na sua região. É uma “mão na roda”!

Existem alguns aplicativos obscuros, como o Zona Grátis Wi-Fi, que prometem desbloquear redes Wi-fi fechadas, mas não sabemos se realmente funcionam. Se você quiser testar, compartilhe com a gente suas opiniões nos comentários.

Caso tenha mais dúvidas, deixe-as nos comentários. Vamos ficar felizes em ajudar.

Mais sobre: android

Apoie o conteúdo que você ama!

Desative o seu bloqueador de anúncios e nos ajude a manter o site :)