Qual é o melhor app de relacionamento? Tinder ou Happn?

O Tinder é sem dúvida o app de relacionamento mais popular da Internet, mas existem alternativas que são tão boas ou até melhores que ele para quem está em busca de namoro, amizade ou “uma noite apenas, nada mais”.

Eu testei o Happn por algumas semanas, e neste artigo irei mostrar porque ele pode ser uma opção bem mais interessante que o Tinder, especialmente para quem não quer, ou não pode pagar pelo serviço.

Qual é o melhor app de relacionamento? Tinder ou Happn? - Mobizoo

Como funciona um app de relacionamento?

Se você está solteir@ e não sabe por onde começar nesse jogo de paqueras virtuais, é legal ter uma ideia de como um app de relacionamento funciona antes de “entrar em campo”.

Tudo começa com a criação do seu perfil no app, onde você vai colocar suas melhores fotos (sem exagerar no embelezamento digital, ok?), informações sobre você que considera importantes – o que está procurando, o que gosta de fazer, etc. –, um link para seu Instagram (opcional), e, obviamente, a sua idade, que você pode exibir ou ocultar.

Com tudo pronto, é hora de definir seus objetivos, configurando qual o sexo, a faixa etária, e a distância máxima das pessoas que serão exibidas para você.

A partir daí, o aplicativo usa a geolocalização (GPS) do seu smartphone e os parâmetros que você definiu para exibir na sua tela todos os perfis disponíveis dentro do raio de distância estabelecido.

Se você colocou uma distância máxima pequena, o app mostra apenas pessoas do seu bairro. Se ampliou esse valor para mais de 10 km, por exemplo, verá pessoas de outros bairros, e até de outras cidades.

E claro, você sempre pode usar o app quando estiver em outros bairros ou cidades, ampliando assim suas possibilidades.

As diferenças entre o Tinder e o Happn

Nos dois aplicativos você vai passar um bom tempo deslizando o dedo através dos cards (cartões) que representam cada perfil, só que no Tinder a “rolagem” é na horizontal, enquanto no Happn é vertical.

O mais importante aqui é que, no Tinder, o Curtir e o Rejeitar são integrados nos gestos de deslizar, causando muitos erros nos primeiros dias: deslizar o card para direita = Curtir, deslizar o card para esquerda = Rejeitar.

No Happn, você pode deslizar os cards para cima ou para baixo à voltade, sem ser obrigado a Curtir ou Rejeitar ninguém. Você só fará isso ao clicar nos botões que ficam por cima dos cards.

Outra grande diferença está em como a combinação é tratada em cada app. No Tinder ela é chamada de Match, e no Happn ela é chamada de Crush.

Se você não sabe ainda, a combinação é aquele momento em que, uma pessoa que você curtiu, curte você também. Ou seja, o interesse é recíproco. Além disso, é só a partir da combinação/match/crush que você pode conversar com a pessoa.

Nos dois apps há o Like e o Super Like, sendo que o primeiro, representado por um coração, é uma curtida secreta, e o segundo, representado por uma estrela, é uma curtida mais forte e explícita, que envia uma notificação pra pessoa do outro lado.

Em ambos o Super Like é um item valioso, e por isso cobrado através de assinatura, porém o Happn leva a grande vantagem de te dar de presente 10 Super Likes assim que você entra no app.

Já no Tinder, se você não assinar nenhum plano (que eu acho bem caros, aliás), terá um Super Like a cada 24 horas.

Sim, é isso mesmo. Se você gastou seu Super Like no Tinder hoje, vai ter que esperar até amanhã no mesmo horário para poder usar outro.

O problema no Happn é que, quando acabam seus 10 Super Likes iniciais, sua unica saída é comprar mais. Mas calma, pois é aí que entra o “Jogo da sorte”.

Crush Time: a molezinha do Happn pra você

Mesmo que você não tenha nenhum Super Like disponível, ainda assim é possível conseguir novas combinações no Happn através do Crush Time, um jogo da sorte oferecido todos os dias gratuitamente para os usuários.

Neste jogo, você tem aproximadamente 10 chances para descobrir quem curtiu você secretamente, sendo que em cada tentativa, 4 perfis são apresentados.

Resumindo: 4 fotos aparecem, você escolhe a que você gosta mais, e se essa pessoa for exatamente a que curtiu você anteriormente, parabéns! Você tem uma nova combinação (crush).

Ou seja, através deste recurso do Happn, dá para conhecer muita gente nova no app sem gastar nenhum centavo. Algo que é bem mais difícil no Tinder.

Agora eu quero saber de você: qual o app de relacionamento você usa ou gosta mais? Já rolou alguma história legal? Conta aí!

Mais sobre: comportamento