O Xiaomi Mi A3 foi anunciado recentemente e já carrega com seu lançamento algumas polêmicas. Para muitos, ele é um retrocesso quando comparado ao seu antecessor, para outros, a empresa acertou ao adicionar alguns recursos de celulares mais caros.
O mais novo Android One da chinesa traz como grandes novidades a tela Super AMOLED de 6.01 polegadas – que possui biometria incorporada, mas é HD+ (!?), o chipset Snapdragon 665, e um conjunto óptico de respeito; com câmera tripla na traseira e frontal de 36 MP.
Será que vale o upgrade? Continue lendo para tirar suas próprias conclusões!
- Veja também: Xiaomi Mi 9T: hands-on e primeiras impressões

Xiaomi Mi A3: design e construção
Grande parte dos celulares da Xiaomi são muito bonitos e o Mi A3 não fica fora deste grupo. Seu corpo é feito em vidro com um design um pouco curvado e bordas em alumínio. Quem tem um Xiaomi com corpo em vidro sabe o quanto é frágil e pode riscar fácil, mas a empresa pensou nisto e adicionou uma proteção Gorilla Glass 5 em sua traseira. Ele está disponível nas cores: White Lover, Blue Planet, Dark prince.

Agora indo para sua tela, é ai que gerou grande polêmica entre os fãs da marca e críticos de celulares. A Tela do Mi A3 é AMOLED, o que é um upgrade quando comparado ao Mi A2 que possui uma tela LTPS IPS LCD. O tamanho de ambas é bem parecido, 6.08 do A3 contra 5.99 polegadas do A2. O grande ponto é a resolução final: enquanto o A2 possui resolução Full HD+, o A3 chega somente com resolução HD.

Para muitos a tela ser AMOLED compensa um pouco deste “passo para trás” que foi diminuir a resolução, mas temos que lembrar que existem telas IPS com qualidade muito boa e telas Amoled com qualidade ruim – não que a da Xiaomi seja ruim, apenas frisando que não é porque é AMOLED que sempre será melhor.
O aproveitamento de tela do A3 é superior, já que ele não possui bordas e muito menos o notch, trazendo o entalhe em formato de gota. Isso faz com que você tenha a mesma quantidade de tela de seu antecessor com um tamanho final do aparelho menor. Outra evolução é que ele também possui o sensor biométrico integrado à tela, acompanhando a tendência do mercado atual.

Xiaomi Mi A3: câmera
Como já dito no começo deste artigo, ele possui um conjunto triplo de câmeras, sendo elas: principal de 48 MP e abertura f/1.2, secundária grande-angular com abertura de f/2.2 e uma terceira com sensor de profundidade, 2 MP e abertura f/2.4. Já a câmera frontal possui 32 MP e abertura f/2.0, sendo um dos destaques do celular.
A câmera principal entrega ótimos resultados e seus 48 MP conseguem capturar uma grande gama de detalhes, que você consegue perceber dando zoom na foto tirada. Em ambientes com boa iluminação ela entrega imagens com contraste fino e uma paleta de cores bem naturais. Seu clique é rápido e vai te ajudar a capturar momentos inusitados. Em ambientes com pouca luminosidade ela não faz feio e tira fotos bem bacanas. Seu modo noturno é bem eficiente e melhora bastante a foto, principalmente no fator brilho. A inteligência artificial funciona bem e pode ser uma grande ajuda em muitos momentos, sendo capaz de identificar até 27 cenários diferentes.


A grande-angular também consegue ótimas fotos, porém, em ambientes mais claros. É ideal para fotografar paisagens em condições claras, com uma boa correção de cores e sem muita distorção. Usar essa câmera em lugares com pouca luz pode não ser tão satisfatório, já que as sombras ficam um pouco desfocadas e você acaba perdendo muitos detalhes. A terceira câmera é usada apenas para fotos com efeito de profundidade e consegue fazer isso muito bem, com um bom recorte das bordas. Confira uma comparação de uma foto normal e uma grande-angular:

A câmera frontal é um ponto alto deste aparelho. Os 32 MP conseguem capturar muitos detalhes e o pós-processamento deve agradar muitas pessoas, já que o aplicativo de câmera é diferente dos modelos da marca que não possui Android puro. Isso significa que você terá cores mais naturais em seu rosto e mais detalhes, algo que o embelezamento dos outros modelos da marca (mesmo quando desligado) acabava “apagando”. Além disso, a câmera frontal deste aparelho conta com inteligência artificial, sendo capaz de identificar até 12 cenários diferentes e alterar as configurações para sua foto.
Xiaomi Mi A3: destaques
A Xiaomi possui várias linhas de celulares e cada uma possui suas peculiaridades. A linha A é para os usuários que querem ter a experiência de um Android com nada (ou quase nada) de customizações. O A3 chega equipado com Android One e, claro, sem a Miui. O Snapdragon 655 é suficiente para tarefas cotidianas e possui uma boa economia de bateria, essa que possui 4030 mAh. Também devemos destacar que o fato de sua tela ser Amoled ajuda nesta economia, então um usuário comum deve conseguir mais de um dia de autonomia sem grandes problemas.

Ele possui uma GPU Adreno 610, então você conseguirá rodar vários jogos sem problemas. O Mi A3 possui duas versões, ambas com 4 Gb de RAM, podendo variar entre 64 e 128 Gb de memória interna. Você pode expandir essa memória para até 256GB através de um cartão microSD. Como já citado, ele possui um sensor biométrico integrado à tela, mas você também pode usar seu desbloqueio facial. Ah, quase ia me esquecendo, a entrada P2 para fone de ouvido está presente neste aparelho (obrigado Xiaomi).
Xiaomi Mi A3: ficha técnica
- Android One;
- 4G Dual Chip (2 nano SIM + Slot MicroSD);
- Tela Super Amoled de 6.08 polegadas e 19:5:9 (720 x 1560 px);
- Processador Snapdragon 665 (11 nm) com 4 núcleos 2.0 GHz (Kryo 260) e 4 núcleos 1.8 GHz (Kryo 260 Silver);
- Adreno 610;
- 4 GB de RAM;
- 64 ou 128 GB de armazenamento interno expansível via cartão Micro SD de até 256;
- Câmera traseira tripla:
48 MP, f/1.8, PDAF
8 MP, f/2.2, (grande-angular)
2 MP, f/2.4, sensor de profundidade
Led para Flash; - Gravação de vídeo da câmera traseira: 2160p@30fps e 1080p@30/60/120fps;
- Câmera frontal 32MP (f/2.0) com HDR;
- Gravação de vídeo da câmera frontal: 1080p@30fps
- GPS, AGPS, Glonass, Beidou;
- Sensores: acelerômetro, sensor de proximidade, bussola e giroscópio, sensor de luminosidade, IR Blaster e motor de vibração;
- Sensor biométrico integrado à tela;
- Tipo C 2.0;
- Bluetooth 5;
- Bateria de 4030 mAh;
- Carregamento rápido 3.0 18W.
Xiaomi Mi A3: preço e onde comprar
O Mi A3 já está disponível na Amazon com preço sugerido de R$ 1.076 na versão com 64 GB. Clique o botão abaixo para comprar pelo melhor preço:
Fotos: Xiaomi Global Store, Nextrift e Gizmochina