Xiaomi Mi A3: mais câmeras, mais bateria e tela polêmica

O Xiaomi Mi A3 foi anunciado recentemente e já carrega com seu lançamento algumas polêmicas. Para muitos, ele é um retrocesso quando comparado ao seu antecessor, para outros, a empresa acertou ao adicionar alguns recursos de celulares mais caros.

O mais novo Android One da chinesa traz como grandes novidades a tela Super AMOLED de 6.01 polegadas – que possui biometria incorporada, mas é HD+ (!?), o chipset Snapdragon 665, e um conjunto óptico de respeito; com câmera tripla na traseira e frontal de 36 MP.

Será que vale o upgrade? Continue lendo para tirar suas próprias conclusões!

Xiaomi Mi A3: preço, ficha técnica e onde comprar - Mobizoo

Xiaomi Mi A3: design e construção

Grande parte dos celulares da Xiaomi são muito bonitos e o Mi A3 não fica fora deste grupo. Seu corpo é feito em vidro com um design um pouco curvado e bordas em alumínio. Quem tem um Xiaomi com corpo em vidro sabe o quanto é frágil e pode riscar fácil, mas a empresa pensou nisto e adicionou uma proteção Gorilla Glass 5 em sua traseira. Ele está disponível nas cores: White Lover, Blue Planet, Dark prince.

Xiaomi Mi A3 design e cores

Agora indo para sua tela, é ai que gerou grande polêmica entre os fãs da marca e críticos de celulares. A Tela do Mi A3 é AMOLED, o que é um upgrade quando comparado ao Mi A2 que possui uma tela LTPS IPS LCD. O tamanho de ambas é bem parecido, 6.08 do A3 contra 5.99 polegadas do A2. O grande ponto é a resolução final: enquanto o A2 possui resolução Full HD+, o A3 chega somente com resolução HD.

Xiaomi Mi A3 - Tela

Para muitos a tela ser AMOLED compensa um pouco deste “passo para trás” que foi diminuir a resolução, mas temos que lembrar que existem telas IPS com qualidade muito boa e telas Amoled com qualidade ruim – não que a da Xiaomi seja ruim, apenas frisando que não é porque é AMOLED que sempre será melhor.

O aproveitamento de tela do A3 é superior, já que ele não possui bordas e muito menos o notch, trazendo o entalhe em formato de gota. Isso faz com que você tenha a mesma quantidade de tela de seu antecessor com um tamanho final do aparelho menor. Outra evolução é que ele também possui o sensor biométrico integrado à tela, acompanhando a tendência do mercado atual.

Xiaomi Mi A3 sensor biométrico

Xiaomi Mi A3: câmera

Como já dito no começo deste artigo, ele possui um conjunto triplo de câmeras, sendo elas: principal de 48 MP e abertura f/1.2, secundária grande-angular com abertura de f/2.2 e uma terceira com sensor de profundidade, 2 MP e abertura f/2.4. Já a câmera frontal possui 32 MP e abertura f/2.0, sendo um dos destaques do celular.

A câmera principal entrega ótimos resultados e seus 48 MP conseguem capturar uma grande gama de detalhes, que você consegue perceber dando zoom na foto tirada. Em ambientes com boa iluminação ela entrega imagens com contraste fino e uma paleta de cores bem naturais. Seu clique é rápido e vai te ajudar a capturar momentos inusitados. Em ambientes com pouca luminosidade ela não faz feio e tira fotos bem bacanas. Seu modo noturno é bem eficiente e melhora bastante a foto, principalmente no fator brilho. A inteligência artificial funciona bem e pode ser uma grande ajuda em muitos momentos, sendo capaz de identificar até 27 cenários diferentes.

A grande-angular também consegue ótimas fotos, porém, em ambientes mais claros. É ideal para fotografar paisagens em condições claras, com uma boa correção de cores e sem muita distorção. Usar essa câmera em lugares com pouca luz pode não ser tão satisfatório, já que as sombras ficam um pouco desfocadas e você acaba perdendo muitos detalhes. A terceira câmera é usada apenas para fotos com efeito de profundidade e consegue fazer isso muito bem, com um bom recorte das bordas. Confira uma comparação de uma foto normal e uma grande-angular:

A câmera frontal é um ponto alto deste aparelho. Os 32 MP conseguem capturar muitos detalhes e o pós-processamento deve agradar muitas pessoas, já que o aplicativo de câmera é diferente dos modelos da marca que não possui Android puro. Isso significa que você terá cores mais naturais em seu rosto e mais detalhes, algo que o embelezamento dos outros modelos da marca (mesmo quando desligado) acabava “apagando”. Além disso, a câmera frontal deste aparelho conta com inteligência artificial, sendo capaz de identificar até 12 cenários diferentes e alterar as configurações para sua foto.

Xiaomi Mi A3: destaques

A Xiaomi possui várias linhas de celulares e cada uma possui suas peculiaridades. A linha A é para os usuários que querem ter a experiência de um Android com nada (ou quase nada) de customizações. O A3 chega equipado com Android One e, claro, sem a Miui. O Snapdragon 655 é suficiente para tarefas cotidianas e possui uma boa economia de bateria, essa que possui 4030 mAh. Também devemos destacar que o fato de sua tela ser Amoled ajuda nesta economia, então um usuário comum deve conseguir mais de um dia de autonomia sem grandes problemas.

Xiaomi Mi A3 - Bateria

Ele possui uma GPU Adreno 610, então você conseguirá rodar vários jogos sem problemas. O Mi A3 possui duas versões, ambas com 4 Gb de RAM, podendo variar entre 64 e 128 Gb de memória interna. Você pode expandir essa memória para até 256GB através de um cartão microSD. Como já citado, ele possui um sensor biométrico integrado à tela, mas você também pode usar seu desbloqueio facial. Ah, quase ia me esquecendo, a entrada P2 para fone de ouvido está presente neste aparelho (obrigado Xiaomi).

Xiaomi Mi A3: ficha técnica

  • Android One;
  • 4G Dual Chip (2 nano SIM + Slot MicroSD);
  • Tela Super Amoled de 6.08 polegadas e 19:5:9 (720 x 1560 px);
  • Processador Snapdragon 665 (11 nm) com 4 núcleos 2.0 GHz (Kryo 260) e 4 núcleos 1.8 GHz (Kryo 260 Silver);
  • Adreno 610;
  • 4 GB de RAM;
  • 64 ou 128 GB de armazenamento interno expansível via cartão Micro SD de até 256;
  • Câmera traseira tripla:
    48 MP, f/1.8, PDAF
    8 MP, f/2.2, (grande-angular)
    2 MP, f/2.4, sensor de profundidade
    Led para Flash;
  • Gravação de vídeo da câmera traseira: 2160p@30fps e 1080p@30/60/120fps;
  • Câmera frontal 32MP (f/2.0) com HDR;
  • Gravação de vídeo da câmera frontal: 1080p@30fps
  • GPS, AGPS, Glonass, Beidou;
  • Sensores: acelerômetro,  sensor de proximidade, bussola e giroscópio, sensor de luminosidade, IR Blaster e motor de vibração;
  • Sensor biométrico integrado à tela;
  • Tipo C 2.0;
  • Bluetooth 5;
  • Bateria de 4030 mAh;
  • Carregamento rápido 3.0 18W.

Xiaomi Mi A3: preço e onde comprar

O Mi A3 já está disponível na Amazon com preço sugerido de R$ 1.076 na versão com 64 GB. Clique o botão abaixo para comprar pelo melhor preço:

COMPRAR

Comprando através dos nossos links, você nos ajuda a manter o site.

Fotos: Xiaomi Global Store, Nextrift e Gizmochina

Mais sobre: xiaomi