Esqueça o iTunes! Com TunesMate você tem controle total sobre os arquivos do iPhone

O TunesMate é um aplicativo para Windows que liberta seu iPhone das amarras do iTunes, dando liberdade total para o gerenciamento de todos os conteúdos de seu dispositivo.

A desenvolvedora iMyFone é especializada em soluções para gerenciamento, backup e restauração de dados em iPhones, e nos enviou uma licença para testarmos sua nova ferramenta.

Depois de algum tempo testando o TunesMate, essas são as nossas impressões.

TunesMate

Simples e direto ao ponto, TunesMate é melhor que o iTunes em muitos aspectos

Depois de alguns anos usando o mesmo aparelho, é possível que seu iPhone esteja lotado de aplicativos que você nem usa mais.

Desinstalar um a um vai te dar um trabalhão, por isso utilizar o TunesMate para remover vários apps do dispositivo de uma só vez parece ser a melhor solução para poupar tempo, além de ser bem mais prático.

E sabe aqueles momentos em que um amigo traz alguns filmes e músicas num pen drive para te passar, e você adoraria colocar no seu iPhone, mas não faz por causa das limitações do iTunes? Então, com o TunesMate você pode!

Através do recurso drag’n’drop do aplicativo, basta você arrastar os arquivos do pen drive para a memória do dispositivo, e pronto. Está tudo lá!

Outro recurso interessante do TunesMate é o de poder manter no seu iPhone uma biblioteca completamente diferente da que você possui no PC – e não “espelhada” como o iTunes faz.

Por exemplo: se você, assim como eu, possui 2 bibliotecas de músicas no iTunes do PC (uma minha e uma da minha esposa), pode manter a sua biblioteca pessoal sincronizada com o seu telefone, e usar o TunesMate para arrastar músicas e outras mídias selecionadas da biblioteca da sua esposa para o meu aparelho, sem ter que sincronizá-lo com esta outra biblioteca, ou deslogar da sua conta na iTunes Store. Prático, não?

Na minha opinião, a grande sacada deste aplicativo foi transformar o iPhone (e outros iDevices) em dispositivos externos de armazenamento, abrindo uma porta que a própria Apple já deveria ter aberto há tempos.

É verdade que o TunesMate não possui a interface mais bonita e moderna que há por aí, mas o importante é que ele faz bem o que se propõe.

Ele também não é muito barato (US$ 59), mas você pode testá-lo por 30 dias antes de colocar a mão no bolso.

Infelizmente por enquanto ele está disponível somente para Windows, mas a iMyFone já confirmou que está trabalhando numa versão para Mac OS, que será lançada em breve.