Estes são os melhores aplicativos Microsoft para Android

O Windows Phone em pouco tempo deixará de existir, mas os aplicativos Microsoft para Android prometem permanecer ainda por muito mais tempo no seu celular.

Saiba quais são os planos da Microsoft para o fim do OS e quais já são os melhores aplicativos da empresa para o Android.

Você pode gostar de ler, também:

Aplicativos Microsoft para Android - Mobizoo

Windows para celulares foi enterrado, mas seus melhores apps ressuscitaram no Android

Após 17 anos, a Microsoft está finalmente dando fim ao sistema operacional Windows Phone. Essa informação fecha um capítulo para a gigante dos computadores.

No último trimestre de 2016, os dispositivos Windows representaram menos de metade de um por cento de todas as novas vendas de smartphones.

Desde 2000, o sistema operacional da Microsoft lançou uma variedade de versões. O Windows 10 Mobile, de 2015, é o mais recente deles.

No entanto, de acordo com um tweet do chefe da Microsoft, Joe Belfiore, além das atualizações de segurança, não há planos de novos recursos de hardware ou Windows para o Windows Phone:

“É claro que continuaremos a dar suporte à plataforma … correções de erros, atualizações de segurança, etc. Mas a construção de novos recursos (e hardware) não é o foco”.

https://twitter.com/joebelfiore/status/917071399541391360

Belfiore disse também que a pouca aceitação dos telefones causou uma falta de suporte dos desenvolvedores de aplicativos.

Com o mercado de smartphones dominado pelo Android, do Google, e pelo sistema operacional iOS, da Apple para iPhones, os smartphones com Windows lutaram para competir. No entanto, seu fim chegou.

Agora, a inabalável Microsoft tem adotado novas estratégias para manter seus produtos dentro dos dispositivos móveis.

Entre os novos planos, está o lançamento de uma série de aplicativos para outros sistemas operacionais. Por isso, vamos mostrar agora quais são os melhores aplicativos Microsoft para Android disponíveis no momento.

Arrow Launcher/Microsoft Launcher

Arrow/Microsoft Launcher - Mobizoo

Dentro de sua estratégia para manter-se no segmento mobile, a Microsoft atualizou seu launcher para smartphones Android, o Arrow Launcher.

Com novos novos recursos que permitem integração com o Windows 10 para PC, a Microsoft mudou também seu nome, para Microsoft Launcher. Mas, quem já utiliza o Arrow Launcher será migrado para a nova versão automaticamente.

Com o Microsoft Launcher, é possível personalizar seu dispositivo para combinar o estilo com papéis de parede, cores de tema, pacotes de ícones e muito mais.

Com uma conta da Microsoft é possível acessar o calendário, documentos e atividades recentes no seu feed personalizado. E até mesmo abrir fotos, documentos e páginas da Web no computador Windows.

Entre os principais recursos do Microsoft Launcher, estão:

  • Fixar os contatos à Tela inicial;
  • Escolher e personalizar a aparência;
  • Ver as suas informações mais importantes, como notícias, eventos do calendário, documentos, etc;
  • Definir seu feed como sua Página Inicial padrão;
  • Ajustar uma foto no telefone e vê-la instantaneamente no computador, ou continuar editando um documento do Office 365 em seu computador;
  • Vincular o telefone ao computador Windows;
  • Personalização de gestos;

Em sua interface, o Microsoft Launcher também utiliza o conceito do Fluent Design da Microsoft, como os efeitos profundidade e movimento.

Por enquanto, o Microsoft Launcher está disponível apenas na versão beta, gratuitamente, na Play Store.

Navegador Edge

Navegador Edge para Android - Mobizoo

Como os executivos da Microsoft informaram, a empresa tem focado em seus principais produtos dentro dos dois principais sistemas operacionais, do Google e da Apple.

E assim, o navegador Edge, que já estava em beta no iOS, agora também está disponível para Android.

Por enquanto, quem quiser usar a versão beta para Android pode obter através deste link para a Play Store, já que o app ainda não está listado.

Após instalar o app, o usuário pode, se quiser, fazer o login utilizando sua conta Microsoft. Por hora, a interface está em inglês.

O Edge oferece uma experiência de navegação contínua para os usuários de Windows 10 em seus dispositivos. Isso permite continuar a navegar na web sem interromper seu fluxo.

Quem já utiliza o Windows 10 logo reconhecerá a barra de endereço e os links para os sites mais utilizados. No Edge, é possível também fazer buscas por voz e utilizar o leitor de QR codes.

Um dos recursos mais úteis do Edge é o compartilhamento de links através do Windows 10 Fall Creators Update. Para utilizá-lo basta ir em Configurações e vincular seu smartphone. Depois, no Android, selecionar seu PC.

O navegador permite também usar abas InPrivate. Quando o usuário navega neste modo, seus dados de navegação, como histórico e arquivos temporários, não deixam rastros.

No futuro, o Edge para Android irá sincronizar a barra de favoritos e lista de leitura.

Next Lock Screen

NEXT Lock Screen para Android - Mobizoo

O Next Lock Screen é um aplicativo desenvolvido pela Microsoft com a função de adicionar funcionalidades na tela de bloqueio do dispositivo.

Este app ajuda a proteger o telefone de acessos indesejados e ajuda a ser mais produtivo. Este é, basicamente, um aplicativo de produtividade que auxilia no cotidiano.

O Next Lock Screen executa funções diretamente na tela de bloqueio, tais como:

  • Desbloqueio costumizado;
  • Chamadas;
  • Notificações;
  • Acesso rápido aos contatos favoritos, apps, câmera, tempo, calendário, music player e papéis de parede.

Enfim, este aplicativo facilita a usabilidade do sistema. Com ele estão disponíveis também os papéis de parede do Bing, que podem ser definidos manualmente ou automaticamente de forma aleatória.

Pacote Office

Office para Android - Mobizoo

Desde o início de 2015, está disponível na Play Store a versão estável do Pacote Office. Apesar disso, para ter as funções mais avançadas do Word, do Excel e do PowerPoint, é preciso fazer login com uma Conta Microsoft, vinculada a uma assinatura do Office 365. No entanto, é possível editar, salvar e ler documentos sem maiores problemas.

Com o Office 365 o usuário pode exibir e editar os documentos do Word, Excel e PowerPoint a partir de praticamente qualquer lugar.

Os documentos são iguais aos originais, graças ao suporte para gráficos, animações, elementos gráficos SmartArt. Ao fazer edições rápidas ou adicionar comentários em um documento, a formatação e o conteúdo permanecem intactos.

Entre os principais recursos do Pacote Office para dispositivos móveis estão:

  •  Nuvem:do telefone, é possível acessar documentos do Office que estão armazenados no OneDrive, OneDrive for Business ou SharePoint;
  • Documentos recentes: o Office Mobile está conectado à nuvem. Os documentos exibidos recentemente no computador ficam disponíveis no telefone, no painel de documentos recentes;
  • Anexos de email: é possível exibir e editar documentos do Office anexados às mensagens de email.

Se você tem uma conta vinculada à assinatura do Office 365, pode instalar o Pacote Office diretamente da Play Store.

Você já utiliza algum destes aplicativos Microsoft para Android? Como é a experiência? Comente!