Muito cuidado na hora de colocar um microSD no Moto G5 Plus

Na semana passada a Lenovo/Motorola nos enviou um Moto G5 Plus, e eu já comecei a testar o aparelho com a missão de publicar, em breve, uma análise completa para os nossos leitores. Eu só não esperava ser surpreendido logo no primeiro contato.

Eu estava me preparando para gravar o unboxing, e fui dar uma olhada na bandeja de chips do dispositivo antes de falar sobre ela no vídeo.

Removi a “gavetinha”, consultei o manual, e logo percebi que havia algo estranho ali.

Através de um desenho, o manual do Moto G5 Plus orienta que, para colocar um cartão de memória microSD no Moto G5 Plus, o usuário deve encaixá-lo na bandeja de chips com seus conectores virados para cima.

Só que, depois de testar e verificar diversas vezes o procedimento, me certifiquei de que, dessa forma, o mesmo não se encaixa perfeitamente, e o pior: se o usuário tentar forçar sua entrada na posição que o manual orienta, pode emperrar a bandeja de chips de uma forma que só a assistência técnica poderá remover.

Por isso, fiz questão de inserir uma breve orientação sobre a inserção de microSD no vídeo de unboxing do Moto G5 Plus. Confira:

Como você pôde ver no vídeo, tudo funciona perfeitamente se o microSD for inserido no aparelho com sua marca virada para cima, porém não sabemos se o mesmo cuidado se aplica ao Moto G5 mais barato, já que não recebemos o modelo para testar.

Informei o fato a fabricante, e assim que obtiver uma resposta publicarei aqui.

Atualização (05/04/2017): a Motorola nos enviou um comunicado oficial sobre o caso:

Comunicado

A Motorola detectou um erro na comunicação visual do manual do Moto G5 Plus que indica como inserir a memória externa do Micro SD card. Apesar da posição do cartão estar correta, o desenho mostra os contatos para cima, quando o correto seria para baixo, o que pode causar equívoco por parte dos consumidores. A Motorola lamenta o ocorrido e esclarece que já tomou medidas para a correção da informação, que estará retificada no manual online disponível no site oficial da empresa (www.motorola.com..br) até o fim desta semana.

A empresa afirma que também está trabalhando para realizar a correção do manual físico dos próximos lotes do produto. Até o momento, não há registros de reclamações de consumidores em nenhum dos pontos de contato de atendimento ao cliente da Motorola. Ressaltamos também que tanto o call center quanto as assistências técnicas já foram notificadas sobre o erro existente no manual e sabem como orientar os usuários sobre a utilização correta do slot do Micro SD card.

Em caso de dúvidas ou dificuldades na inserção do cartão de memória, a Motorola orienta seus clientes a buscarem as assistências oficiais ou o serviço de Atendimento e Vendas ao Consumidor pelos telefones 4002-1244 para as capitais e regiões metropolitanas e 0800 773 1244 para as demais localidades.
Mais uma vez, a Motorola reforça o comprometimento de suas lideranças locais e globais no aprimoramento contínuo e atendimento de seus clientes. O maior compromisso da companhia é a satisfação de seus consumidores. Oferecer produtos com alta tecnologia e qualidade, além de serviços que atendam às necessidades de seus consumidores, são as prioridades da empresa.

Motorola Mobility

Avatar photo

Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

Mais sobre: Motorola