Dicas

ABC do Android: o que é root? e como fazer?

Todo usuário de Android sabe o quanto é chato comprar um celular novinho e, ao ligá-lo, perceber que ele está cheio de aplicativos e personalizações inúteis instalados pelas operadoras e fabricantes. E o pior, você não consegue desinstalar nada disso, pois tudo vem bloqueado de fábrica.

Mas como no mundo Android tudo é possível, há uma maneira bem simples de desbloquear o acesso ao sistema do seu aparelho, ela se chama root.

Fazer root em seu aparelho significa ganhar acesso à todos os arquivos e aplicativos do sistema, permitindo que seja possível desinstalar aplicativos que vieram instalados de fábrica, e fazer modificações no sistema Android. Além disso você ainda se sentirá um pouquinho Hacker!

Com o root também é possível instalar ROMs customizadas no aparelho, deixar o processador mais rápido com overclocking e instalar aplicativos que podem acrescentar mais funções ao seu celular. Por exemplo: em alguns celulares só é possível fazer Print Screen da tela depois do root.

Ter o aparelho “rooteado” pode invalidar a garantia do aparelho, mas o processo é totalmente reversível, e convenhamos, trará tantos benefícios que isso nem importará muito.

E como faz?

O método de root que vamos te ensinar agora utiliza a ferramenta SuperOneClick e é o mais usado atualmente, foi testado no Windows 7, e funciona na maioria dos aparelhos com Android. Basta seguir o passo-a-passo abaixo com muita atenção que você terá seu aparelho “rooteado” em poucos minutos.

Antes de começar: Certifique-se de que o seu computador possui todos os drivers do seu aparelho instalado.  Para isso é preciso instalar o software de gerenciamento que vêm com o aparelho (Samsung Kies, Motorola MotoHelper, LG Mobile Support Tool, etc.).

1º Passo: no celular, ative o modo de depuração USB que você encontra em Configurações > Aplicações > Desenvolvimento;

2 º Passo: faça download do programa SuperOneCLick clicando no botão abaixo e extraia todo o conteúdo do zip para uma pasta em seu desktop;

[wpdm_file id=1]

3 º Passo: na pasta criada, execute o arquivo SuperOneClick.exe e deixe o programa aberto;

4 º Passo: conecte o seu celular ao computador com o cabo USB;

5º Passo: na janela do programa SuperOneClick, aperte o botão Root e aguarde;

6º Passo: depois de alguns instantes o programa irá lhe pedir algumas confirmações, responda sim à todas;

7º Passo: na janela do SuperOneClick aparecerá a confirmação de que o Root foi concluído com sucesso. Agora você deve desconectar o seu celular do cabo USB e reiniciá-lo.

Pronto! seu aparelho está “rooteado”!

Caso esse procedimento não tenha funcionado no seu aparelho, não fique triste, existem diversos outros métodos de root, alguns inclusive são feitos inteiramente no smartphone, como o z4Root.

Para tirar proveito de todo poder que o root te dá, recomendamos a instalação dos aplicativos Root Uninstaller(para desinstalar os aplicatívos inúteis que a operadora colocou no seu aparelho) e o Root Explorer(que permite a modificação de vários arquivos do sistema).

O Mobizoo não se responsabiliza se o seu celular explodir! Porém nós testamos o procedimento acima em vários aparelhos com sucesso. Portanto, não tenha medo! Se surgir qualquer dúvida deixe-as nos comentários aí embaixo que vamos te ajudar.