Alguns meses depois do lançamento do Moto G5, chega ao mercado brasileiro o Motorola Moto G5S, versão melhorada do celular que é um dos modelos mais populares do país.
Muita gente que comprou o G5 ficou revoltada com a atualização do modelo num espaço tão curto de tempo, e pior, o preço do G5S já começou a cair desde o lançamento, aumentando ainda mais o mal estar.
E como se não bastasse isso, o “antigo” Moto G5 Plus tem chipset bastante superior e já está custando o mesmo valor do novo modelo, dando um verdadeiro nó na cabeça dos fãs da linha.
Eu passei um bom tempo usando o Moto G5S como meu celular principal, e a seguir eu conto todos os detalhes da minha experiência.
Motorola Moto G5S: preço e disponibilidade
Para justificar a diferença de preço em relação ao modelo original, Moto G5S traz design mais refinado, tela maior e conjunto fotográfico superior.
Em termos de valor, o modelo foi lançado na loja oficial da Motorola por R$ 1.099 mas já caiu para valores próximos aos R$ 800, concorrendo dentro da própria linha com o Moto G5 Plus, e batendo de frente com o equivalente da Samsung, o Galaxy J5 Pro.
- Veja também: Moto G5S ou Galaxy J5 Pro: qual o melhor?
E se você já está se perguntando se ele vale a pena frente aos oponentes, é hora de checar a lista de prós e contras:
Motorola Moto G5S: prós e contras
Prós:
- Atualização confirmada para Android 8 Oreo;
- Bateria dura bastante, e pode chegar a até 2 dias longe da tomada dependendo do uso;
- Ótimo desempenho geral, com destaque para a performance em games;
- Fones de ouvido bem melhores que os do Moto G5;
- Câmeras satisfatórias;
- Belo acabamento e ótima pegada. Muito confortável de usar.
Contras:
- Por conta da bandeja híbrida, não é mais possível usar 2 chips de operadora e um micro SD ao mesmo tempo, como era no Moto G5;
- A tela é boa, mas continua com aquele tom rosado que eu sempre comento nas análises de celulares da Motorola, e ainda não há opção de calibrar as cores manualmente;
- A posição do alto falante é ruim, especialmente quando você usa o aparelho na horizontal;
- A grelha do alto falante de ligações junta poeira que é uma beleza!
Motorola Moto G5S: unboxing
Motorola Moto G5S: design
Apesar de seguir a mesma identidade visual do Moto G5 original, o Moto G5S trouxe refinamentos no design e no acabamento que o tornam mais sofisticado, como: o corpinho mais magro, o vidro frontal ligeiramente saltado e com bordas arredondadas (2.5 D), as antenas em forma de faixas na traseira, e o recorte brilhoso das arestas.
A pegada do aparelho é excelente por conta de sua traseira curva que se encaixa muito bem na mão, sua leveza (ele pesa 156 g), corpo mais compacto, e tela de 5.2 polegadas, que na minha opinião é o tamanho ideal para quem quer um bom espaço de visualização e ainda poder alcançar todos os cantos do painel com o polegar.
Mas infelizmente nem tudo melhorou. A câmera traseira que era afundada do Moto G5 agora é saltada, ficando muito mais exposta à arranhões e impactos, e a bandeja de chips que permitia 2 sim cards e 1 micro SD ao mesmo tempo agora é híbrida, permitindo apenas 1 sim quando há um micro SD inserido.
Assim como em todos os outros modelos recentes da marca, a “grelha” do alto falante de ligações do Moto G5S é um “buraco” fundo que acumula um bocado de sujeira. E como nesse modelo o vão é mais largo que no Moto Z2 Play, por exemplo, a poeira fica ainda mais visível.
Mesmo que você seja muito cuidadoso(a), não há como evitar. Já estava na hora da Motorola rever esse item.
Motorola Moto G5S: tela
Além de ser um pouquinho maior, a tela do Moto G5S tem qualidade superior à do G5 original, e isso é fácil de perceber mesmo numa olhada rápida na loja.
O contraste é melhor e tem pretos mais pronunciados, as cores são mais vivas – sem aquele aspecto “lavado” da versão anterior, e o brilho é mais forte, oferecendo visibilidade muito boa sob a luz do sol. Ah, e eu também achei mais amplo o ângulo de visão.
A calibragem de cores mais rosada que eu tanto critico nas telas de todos os aparelhos da marca continua presente aqui, mas você pode minimizar isso ativando o modo noturno, que deixa tudo mais amarelado, trazendo mais conforto para os seus olhos.
De qualquer forma, continuo esperando que a fabricante coloque configurações completas para calibragem da tela no software de seus smartphones.
Motorola Moto G5S: câmeras
A câmera principal do Moto G5S recebeu um belo upgrade em relação à do Moto G5, porém ainda fica atrás do Moto G5 Plus tanto nas especificações quanto nos resultados. Esqueça a quantidade de megapixels, o que vale aqui é a qualidade sensor.
- Veja também: Review Moto G5 Plus: o diferente poderia ser melhor
Em meus testes, a câmera principal do aparelho provou que é capaz de capturar imagens com cores e contraste mais intensos do que os vistos no G5, ângulo de captura ligeiramente mais amplo, e muito mais detalhes.
Como em outros modelos recentes da empresa, o HDR automático faz um ótimo trabalho ao detectar quando deve ser acionado, e a seguir temos quatro exemplos que comprovam a competência desse recurso:
Com o HDR desativado as fotos em boas condições de luz também ficam muito boas, mas você pode perder detalhes do céu como na imagem abaixo.
Para um celular desta faixa de preço, o Moto G5S apresenta foco bem bacana, sendo capaz de tirar fotos de objetos próximos (desfocando um pouquinho o fundo) com qualidade bastante satisfatória.
Nas capturas em ambientes internos ou com menos iluminação, as fotos do Moto G5S ainda carregam um bocado de ruído, porém menos que no G5.
O pós-processamento até faz um bom trabalho, mas a abertura f/2.0 se mostra insuficiente, e o que temos principalmente em fotos noturnas são resultados nada animadores.
Ou seja, se você precisa tirar fotos à noite, a lente com maior abertura do Moto G5S Plus certamente vai te fazer mais feliz.
Nas selfies do G5S o que vemos é algo bem próximo do que o Moto G5 Plus é capaz de fazer – ou seja, nada muito empolgante –, mas com o plus de contar com um pouquinho mais de abertura (f/2.0 contra f/2.2 do G5 Plus) e flash frontal, que juntos garantem mais de qualidade em ambientes mais escuros.
No geral, a minha experiência com as câmeras do Moto G5S foi positiva, e comprovou a superioridade do novo modelo sobre o Moto G5.
Só é preciso ter em mente que o Moto G5 Plus (que custa o mesmo preço) se sai melhor em algumas situações.
Caso queira visualizar as fotos em tamanho grande, baixe este arquivo zip.
Motorola Moto G5S: desempenho
A nova versão do Moto G5 traz o mesmo hardware do modelo original (chipset Snapdragon 430 com 2 GB de RAM), porém conta com algumas otimizações que o permitem ter desempenho ligeiramente superior.
Durante o meu uso, eu fiquei bastante satisfeito com a performance geral do aparelho rodando o sistema e os principais aplicativos, mas tive que lidar com algumas pequenas esperas aqui e ali por conta dos apenas 2 GB de RAM.
O Moto G5 Plus também tem 2 GB de RAM, mas seu chipset mais poderoso (Snapdragon 625) faz uma espécie de compensação, tornando tudo mais veloz.
O teste do Antutu não me deixa mentir:
Nos jogos o desempenho é bem robusto. E você vai poder “rodar” com tranquilidade mesmo os títulos mais pesados disponíveis na Play Store.
Confira o teste de desempenho em vídeo:
Motorola Moto G5S: bateria
Durante os meus testes, a bateria de 3000 mAh do Moto G5S superou minhas expectativas, e eu pude me dar o luxo de esquecer de carregá-la de um dia para o outro.
Com uso menos intenso, dá para alcançar até 2 dias inteiros de autonomia, e com uso mais “pesado”, é possível chegar ao final de um dia com um pouquinho de carga.
Não é uma bateria incrível, mas ela é boa o suficiente para agradar a maioria dos usuários.
Motorola Moto G5S: som
Eu sempre critiquei os horríveis fones de ouvido que a Motorola enviava junto dos Moto G desde a primeira geração, mas parece que a partir do lançamento do Moto G5S isso finalmente vai mudar.
A marca ouviu as nossas preces e trouxe fones de ouvido bem melhores com este modelo, permitindo que você ouça um som de qualidade com o mínimo de conforto, sem ter que gastar mais com isso.
O alto falante também não fica atrás, e oferece som bem alto e claro, apesar de estar numa posição que não é das melhores.
Motorola Moto G5S: ficha técnica
- Android 7 Nougat (atualizável para Android 8 Oreo);
- 4G Dual Chip (2 nano sim);
- Tela IPS Full HD de 5.2 polegadas (1920 x 1080 px);
- Vidro Gorilla Glass 3;
- Chipset Snapdragon 430 octa core de 1.4 GHz;
- 2 GB de RAM;
- GPU Adreno 505;
- 32 GB de armazenamento interno;
- Entrada para microSD até 256 GB;
- Câmera traseira de 16 MP f/2.0 com autofoco PDAF, flash dual tone, e auto-HDR;
- Câmera frontal de 5 MP f/2.0 com autofoco e flash;
- Gravação de vídeo Full HD/30 fps;
- Leitor de impressão digital frontal;
- Sensores: luz ambiente, acelerômetro, proximidade, bússola, giroscópio;
- Bluetooth 4.2;
- NFC;
- A-GPS, GLONASS;
- Micro USB Host (OTG);
- Rádio FM;
- Bateria 3000 mAh com carregamento turbo.
Motorola Moto G5S: vale a pena?
O Moto G5S é uma ótima opção de celular abaixo dos mil reais, e faz bastante sentido como um upgrade para quem tem um Moto G5, já que oferece tela maior e melhor, design mais sexy, câmeras melhores, fones melhores, um “cadinho” mais de bateria e desempenho, e atualização confirmada para o Android 8 Oreo.
O Moto G5S vale como upgrade do Moto G5, mas perde em alguns detalhes importantes para o Moto G5 Plus
O Galaxy J5 Pro é um concorrente à altura, mas não chega a ser tão ameaçador quanto o Moto G5 Plus, que pelo mesmo valor oferece mais desempenho e câmera principal com maior abertura.
É um caso clássico de “inimigo íntimo”, mas o bom é que a Motorola sai ganhando de qualquer jeito.
Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja como fazemos nossas análises de celular.
Deixo o meu agradecimento à assessoria da Motorola que gentilmente emprestou o celular utilizado nesta análise.