Motorola Moto G100 é bom? Vale a pena? [Review]

Siga no Google News

O Motorola Moto G100 é um celular bem fácil de ser explicado: a fabricante pegou a fôrma do Moto G 5G Plus, e a turbinou com um potente motorzão, e alguns mimos a mais.

A estratégia é a mesma vista na concorrência – que transformou o POCO X3 no poderoso POCO X3 Pro –, o que nos leva a crer que o Moto G100 não só é um Moto G 5G Plus “Ultra” (ou algo do tipo), como também uma tendência de mercado.

Mas, será que essa receita da época do Nexus 5 – potência de top num corpinho intermediário – faz sentido em 2021? É isso que vamos descobrir neste review.

Eu usei o top acessível da Motorola como meu celular principal por algumas semanas, e agora vou compartilhar minha experiência com você.

Tá com muita pressa? Então confira abaixo a minha lista de prós e contras, ou vá direto para:

Prós e contras

Prós

  • Desempenho de top de linha – fluidez e rapidez em absolutamente tudo;
  • Câmeras competentes para fotos;
  • Autonomia melhor que da concorrência;
  • Tela impecável;
  • Boa pegada.

Contras

  • A gravação de vídeo deixa a desejar;
  • O carregador poderia ser mais rápido;
  • O 5G por enquanto é decorativo (mas vai ser legal no futuro).
Motorola Moto G100 é bom? Vale a pena? [Review] - Mobizoo

Design e tela

O Moto G100 segue os moldes do Moto G 5G Plus – com o mesmo desenho, materiais, dimensões e peso –, e se diferencia apenas pelo acabamento da traseira.

A traseira do Moto G100 é fosca, enquanto a do 5G Plus é brilhosa, e o módulo das câmeras é mais complexo no modelo mais caro, com molduras independentes para as lentes, e diferentes relevos no contorno.

Motorola Moto G100 - traseira

A pegada é confortável como no modelo que avaliei anteriormente, já que ambos são mais estreitos e altos que o “normal” (graças à proporção 21:9 da tela), e possuem bordas arredondadas para melhor encaixe das mãos.

Ah, eu senti que o botão power/leitor de impressão digital lateral do Moto G100 é mais bem acabado e fácil de clicar que o do Moto G 5G Plus.

A tela é rigorosamente a mesma, então todos os elogios (e 1 reclamação) permanecem: ótimo contraste, cores vivas, brilho forte, amplo ângulo de visão, branco bem calibrado, preto profundo, e… DOIS BURACOS (não vejo a hora dessa fase passar).

Motorola Moto G100 - tela

Mas… se você prefere telas mais largas ou painel com tecnologia OLED, vale dar uma olhada no Motorola Edge 20 Pro.

Unboxing

A Motorola foi muito sábia em vender duas versões do Moto G100.

A versão mais cara traz na caixa o acessório Ready For – que transforma o celular num Desktop PC completo –, enquanto a mais barata traz apenas o kit padrão do celular (capa, carregador, cabo, fones), oferecendo uma economia de mais de R$ 500.

Confira os detalhes no nosso unboxing:

Câmeras

O Moto G100 me surpreendeu positivamente com suas câmeras, entregando fotos bem definidas, vibrantes e com bom alcance dinâmico, mas eu senti que ainda há espaço para melhorias no pós-processamento das imagens, tanto nas lentes traseiras quanto nas frontais.

Vamos aos cliques, começando com boa luz e HDR ativado na câmera principal:

Teste de câmera - Motorola Moto G100 Teste de câmera - Motorola Moto G100 Teste de câmera - Motorola Moto G100

Passando para a ultrawide, também temos belas fotos, mas é possível notar algumas diferenças de qualidade entre essa lente e a principal.

Veja o comparativo:

Teste de câmera - Motorola Moto G100

A câmera principal (acima) consegue clarear melhor as áreas escuras, e a câmera ultrawide (abaixo) apresenta distorções perceptíveis nas bordas, deixando as esfinges achatadas, e a árvore do canto superior esquerdo bem borrada.

Teste de câmera - Motorola Moto G100

Outra coisa que notei na ultrawide foi que, estranhamente, o céu costuma ficar mais bonito (e azul) nessa lente do que na principal, que insiste em colocar lilás onde não deve. Olhe bem atentamente o céu das duas fotos anteriores e me diga nos comentários que eu não estou maluco.

Pra reforçar, olhe mais esse exemplo de foto tirada com a ultrawide:

Teste de câmera - Motorola Moto G100

Agora, se tem uma coisa que é legal nessa lente secundária ultrawide do Moto G100, é a sua capacidade de também funcionar como câmera macro, permitindo capturas bastante aproximadas dos objetos.

Veja esse detalhe de um poste antigo:

Teste de câmera - Motorola Moto G100

E agora observe a aproximação super detalhada que essa câmera permite. Nada mal!

Teste de câmera - Motorola Moto G100

O Modo Noturno do Moto G100 é consideravelmente melhor que o do Moto G 5G Plus, oferecendo imagens mais detalhadas e com iluminação mais realista, e graças à tecnologia Quad Pixel trabalhando bem nos 64 MP do dispositivo, há bem pouco ruído.

Teste de câmera - Motorola Moto G100

Passando para as selfies, volto ao meu comentário sobre os detalhes do pós-processamento que ainda podem melhorar.

A lente frontal principal apresenta ótimo nível de detalhes e HDR competente…

Teste de câmera - Motorola Moto G100

… mas a ultrawide dá umas belas vaciladas nos tons das cores, dependendo do ângulo que você fotografa.

Olha como tudo ficou bem amarelado nessa foto, feita no mesmo local e horário da anterior:

Teste de câmera - Motorola Moto G100

Por fim, temos a gravação de vídeo.

Eu não sei o que aconteceu, mas todas as gravações que fiz no dispositivo ficaram com a resolução baixa, tanto em Full HD quanto em 4K.

É bem provável que esse seja um bug no software da câmera, então espero que a fabricante lance logo um update para resolver esse problema, e também as questões de pós-processamento que abordei nesta seção.

Para ver as fotos deste review em tamanho original, acesse o Google Drive do Mobizoo.

Teste de desempenho [vídeo]

Se você busca um celular absurdamente rápido, o Moto G100 é uma ótima pedida.

Equipado com o processador Snapdragon 870 e mais 12 GB de RAM, o aparelho é uma verdadeira turbina, que roda até mesmo os jogos mais pesados da atualidade “com os pés nas costas”, mesmo em qualidade gráfica máxima.

A tela de 90Hz deixa a sensação de velocidade e fluidez ainda mais impressionante, fazendo dele o celular perfeito para quem faz mil coisas ao mesmo tempo, e quer tudo pra ontem.

Aliás, se o seu negócio é produtividade, a versão do Moto G100 com o acessório Ready For é a mais indicada, já que coloca no seu bolso um computador de mesa prontinho para ser usado com mouse, teclado, gerenciador de arquivos, e tudo mais.

A velocidade está garantida também nesse modo, já que o Moto G100 alcançou incríveis 664.512 pontos no teste do Antutu. O teste em vídeo taí pra provar:

Bateria

Nesse quesito o Moto G100 vai bem, mas não tão bem quanto o irmão “de sangue” Moto G 5G Plus.

Como era de se esperar, o super processador do Moto G100 “bebe” bem mais que o Snapdragon 765 do Moto G 5G Plus, resultando numa autonomia menor, porém ainda muito melhor que a do esquentadinho Galaxy S20 FE, por exemplo.

A título de comparação, o Moto G 5G Plus gastou 8% de bateria em 2h no jogo Genshin Impact, enquanto o Moto G100 gastou 13%, ambos na qualidade alta e com 90Hz ativado, e tem um detalhe: o Moto G100 praticamente não esquentou, enquanto o Galaxy S20 FE fritou antes de terminar o mesmo teste.

Com uso moderado é possível obter um dia e meio longe da tomada com o Moto G100, mas como muita gente vai comprar esse modelo para jogar, aquela recarregada no fim do dia vai se tornar padrão.

Falando nisso, o carregador aqui é o mesmo TurboPower 20W “meia-boca” quem vem com o Moto G 5G Plus, então pode se preparar pra esperar 2h pra ir de 10 a 100%.

Custava colocar aquele maneirão de 30W, Motorola?

Áudio

Aqui temos outro item idêntico ao do Moto G 5G Plus: um alto falante bom, mas que não é estéreo, com áudio encorpado, de boa profundidade, com graves decentes e agudos que não distorcem.

Os fones de ouvido também são os mesmos, o que é uma boa notícia já que eles mandam bem tanto em qualidade quanto no conforto.

O Moto Áudio e a entrada padrão para fones de ouvido continuam presentes, então você sempre pode aproveitar aquele seu fonezão monstro com sua equalização preferida.

Veredito

O Moto G100 já pode ser encontrado por R$ 2.700 no varejo online (versão sem Ready For), então podemos concluir que logo logo ele estará com preço realmente imbatível para as suas especificações.

A mesma potência de um Galaxy S21 Ultra, com autonomia melhor e pela metade do preço? Quero.

Eu sei, as câmeras não estão no mesmo nível, o acabamento é inferior, e o som não é estéreo, mas se você não liga tanto para essas coisas, o Moto G100 é um ótimo negócio, ainda mais por te deixar pronto pro futuro 5G do Brasil (o de verdade).

Afinal, ele vai te atender bem em todos os aspectos, e ainda vai entregar mais desempenho que qualquer outro aparelho na mesma faixa de preço.

Por isso, meu veredito é:

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja como fazemos nossas análises de celular.

Deixo o meu agradecimento à assessoria da Motorola, que gentilmente emprestou o celular utilizado nesta análise.

Ficha técnica

Características

Sistema Android 11
Lançamento 25 março, 2021
Dimensões 168.4 x 74 x 9.7 mm
Peso 207 gramas
Cores Cinza, Branco e Azul
Biometria Leitor de impressão digital traseiro
Construção Chassi de plástico, Traseira de plástico, Vidro Gorilla Glass na tela
À prova d'água

Tela

Tecnologia do painel IPS LCD, 90Hz, HDR
Tamanho 6,7 polegadas
Resolução Full HD+
Proporção 21:9

Hardware

Chipset Snapdragon 870
Processador Octa core (máx. 3,2 GHz)
GPU Adreno 650
RAM 12 GB
Armazenamento 256 GB
Entrada p/ microSD Sim

Câmeras

Principal 64 MP f/1.8 Foco a Laser e PDAF
Ultrawide 16 MP f/2.2 e PDAF
Profundidade 2 MP f/2.4 + ToF 3D
Frontal 16 MP f/2.2 + 8 MP f/2.4 ultrawide
Gravação de vídeo 6K 30 fps

Conectividade

Dados móveis 5G
Dual chip
eSim
Wi-Fi Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6
Bluetooth 5.1, A2DP, LE
NFC
GPS Dual-band A-GPS, GLONASS, GALILEO
Infravermelho
USB Tipo C 3.1 (com OTG)
Sensores Acelerômetro, Proximidade, Giroscópio, Bússola

Bateria

Capacidade 5000 mAh
Carregador 20W

Áudio

Alto falante Mono
Entrada P2 (3.5mm)
Rádio FM
Amplificador digital Não possui

Avatar photo

Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

Mais sobre: Motorola