Saber como bloquear celular roubado ou perdido é um procedimento de segurança fundamental nos dias de hoje, já que usamos nossos dispositivos para guardar dados importantes e ainda fazer transações financeiras.
Então, se você perdeu o seu aparelho, é hora de proteger a sua vida digital dos bandidos, executando todos os passos que vou apresentar neste guia. Acompanhe.
- Cuidados antes do roubo ou perda
- Cuidados depois da perda ou roubo
- Como fazer o boletim de ocorrência
- Como bloquear o celular pelo número
- Como bloquear o celular pelo IMEI
- Como desbloquear o celular depois de recuperá-lo
Cuidados para tomar antes do roubo
- Ative o bloqueio do chip por PIN;
- Tenha 2 emails: um principal, e um secundário que NÃO está cadastrado no celular (você vai usar este somente para resgatar senhas);
- Selecione cuidadosamente quais são os apps que realmente devem ficar no smartphone. Selecione os mais seguros (ex.: Inter e Itaú), e evite manter instalados os apps de bancos que você raramente usa, bem como apps de compras e serviços financeiros (e não deixe seu cartão salvo para compras futuras!);
- Se possível, proteja os apps numa Pasta Segura (Samsung e outros);
- Use uma senhas fortes (nada de aniversário e 1234!), e use uma senha para cada coisa: uma para o bloqueio do celular, outra para o banco, e outras para outros serviços.
- Reduza o tempo de bloqueio automático de tela para o mínimo disponível no sistema (geralmente 15 segundos);
- Ative a opção “Exigir senha ou digital para desligar” (se houver).
Cuidados para tomar após o roubo
- Tente fazer o bloqueio remoto do aparelho;
- Troque imediatamente a sua senha da “conta-mestre” que estava no aparelho (senha da conta Google no Android, senha da Apple no iOS);
- Ligue para a sua operadora e informe o roubo, para que o seu número seja bloqueado, e o IMEI do aparelho também;
- Ligue para o seu banco e informe o roubo;
- Faça o Boletim de Ocorrência (B.O.) em uma delegacia.
Como fazer o boletim de ocorrência de um celular que foi roubado
Tão importante quanto tentar rastrear, apagar e bloquear seu celular remotamente, é fazer o Boletim de Ocorência (B.O.) do roubo.
Isso é fundamental para quem foi roubado e possui um seguro para celular – já que o documento será exigido pela seguradora, mas também é importante para o bloqueio do IMEI do dispositivo, que o tornará inutilizável, e também como dado para as políticas de segurança da sua cidade.
Na maioria dos casos o B.O. deve ser feito na delegacia mais próxima do local onde o delito aconteceu, mas em caso de furto, é possível fazer o registro online. Veja os estados onde isso é possível:
- Delegacia Virtual (Alagoas, Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe, Tocantins)
- Ceará
- Espírito Santo
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Pernambuco
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- São Paulo
Como bloquear celular roubado pelo número
Há algum tempo é possível bloquear o celular sem o número do IMEI, apenas usando o próprio número do celular. Mesmo que os ladrões retirem o chip do aparelho, na base de dados irá constar qual foi o último celular que aquele chip esteve ativo, e esse será bloqueado.
Para fazer isso, basta ligar para a sua operadora e solicitar o bloqueio, veja abaixo os números de contato:
- Claro: 1052
- Oi: 1057 ou *144
- TIM: 1056 ou *144
- Vivo: 1058 ou *8486
- Nextel: 1050 ou (11) 4004–6611
- Porto Seguro Conecta: 10544 ou *333
Como bloquear celular roubado pelo IMEI
O IMEI é um número que serve para identificar o seu aparelho. É algo único assim como nossas identidades e, por isso, não existem numerações repetidas. Este código geralmente possui 14 números e serve para identificar a regularidade do seu aparelho.
Ao bloquear o celular pelo IMEI, você faz com que ele seja totalmente impedido de acessar as redes de celular. Ou seja, ele não vai mais fazer chamadas, enviar mensagens ou se conectar à internet por 3G/4G/5G, mas ainda poderá se conectar por Wi-Fi.
É possível pedir este tipo de bloqueio na própria delegacia onde é feito o B.O. (com exceção do Amapá e Acre), mas lembre-se de estar com documentos em mãos para provar que você é o(a) titular do celular em questão.
Também é possível bloquear o IMEI ligando para a operadora do aparelho (números acima). Serão solicitados seus documentos e outros dados para confirmar que você é o(a) dono(a) do celular, e em alguns casos o boletim de ocorrência também pode ser necessário.
Como descobrir o IMEI do celular
O primeiro passo é descobrir o número do IMEI do seu celular, e isso pode ser feito de três formas.
A primeira é você anotar esse número com antecedência, por isso basta digitar o código *#06# no discador do seu aparelho, e então um código de 15 dígitos irá aparecer na tela.
Se você precisa do IMEI e não tem o celular em mãos, procure na caixa do seu aparelho. Geralmente atrás da caixa existe uma etiqueta com várias informações, incluindo o número do IMEI, que estará próximo a um código de barras.
Caso você tenha jogado a caixa fora, ainda existe uma terceira alternativa. Caso o seu celular seja Android, acesse o Google Dashboard e vá à aba “Encontre o seu Dispositivo“. Feito isso basta selecionar o seu celular e clicar no ícone de “i”, que o IMEI será mostrado.
Caso você use iPhone, basta à página de suporte da Apple e iniciar a sessão com o Apple ID que você usava no celular roubado. Vá até à sessão “dispositivos” e selecione o aparelho em questão para ter acesso ao seu número IMEI.
Com o número em mãos, é hora de bloquear o IMEI do aparelho. Para isso, ligue para a sua operadora, selecione a opção “bloqueio em caso de perda ou roubo“, ou fale com um atendente.
Serão solicitados os seus dados pessoais, e pode ser que o Boletim de Ocorrência também seja solicitado. Informe tudo que for necessário, e anote o protocolo (muito importante!), pois, caso você recupere o aparelho, esse protocolo será exigido para o desbloqueio do IMEI.
Nota do Editor: Recentemente eu tive meu celular roubado, e na Claro eu consegui fazer o bloqueio do IMEI rapidamente, mesmo antes de ter feito o Boletim de Ocorrência.Recuperou o celular? É possível desbloqueá-lo
Caso o seu celular seja recuperado depois de você ter bloqueado o IMEI, é possível desbloqueá-lo. Para isso entre em contato novamente com a operadora, e em alguns casos pode ser necessário que você vá a uma loja física para realizar o desbloqueio.
Meu celular foi roubado, mas não sou o titular da linha, o que fazer?
Se o chip do celular não está no seu nome, você terá que pedir para o titular fazer esse bloqueio, pois as informações cadastradas na operadora serão dele. Caso o celular seja de empresa, você precisa pedir para o departamento responsável fazer o bloqueio do número ou IMEI.
E aí, conseguiu bloquear o celular roubado? Se tiver alguma dúvida, deixe aí nos comentários!