Dicas

Estes são os 3 apps que você deve evitar no seu Android

Você leitor deve conhecer essa famosa frase de Steve Jobs: “There’s an app for that” – ele costumava dizer isto para indicar a necessidade de usar apps separados para executar funções que o iOS não possuía por padrão.

Os apps trazem conveniência e praticidade para fazer qualquer coisa que podemos precisar, desde streaming de partidas esportivas ao vivo, até apps para organizar a vida.

O problema é que apesar de muito populares, alguns apps podem representar sérios riscos para o desempenho e a segurança do seu smartphone.

Portanto se você já teve a sensação de que seu celular ficou mais lento, ou com um comportamento estranho, deve ficar ligado(a) na nossa lista a seguir, que traz os apps que você deve evitar para manter seu Android sempre rápido e seguro.

1. QuickPic

QuickPic

Este é um aplicativo da Cheetah Mobile que serve apenas para organizar suas fotos, com uma integração bacana com serviços de armazenamento na nuvem

O problema é que, além dos dados comuns do aplicativo, ele também envia seus dados pessoais para os servidores da Cheetah. Ou seja, todo seu comportamento no celular é monitorado. Humm… nada bom. Melhor se afastar deste app.

O que eu deveria usar no lugar dele?

O próprio app do Google Photos é excelente e conta com muitos recursos úteis, além de uma interface simples para utilização. Alternativamente você pode considerar algo mais leve porém menos robusto como o Piktures.

Confira o criativo comercial do Google Photos:

2. ES File Explorer

es file explorer
ES File Explorer já foi bom. Fonte: Android Pit

Este costuma ser o app mais popular para gerenciar arquivos da Play Store. Mas, de uns tempos pra cá, ele recebeu atualizações que o encheram de propagandas e códigos de rastreamento de usuário.

O ES File Explorer pode ter sido bom um dia, mas para o seu bem é melhor manter distância dele por agora.

O que eu deveria usar no lugar dele?

File Commander App
O app File Commander (FK) pode substituir ES Explorer tranquilamente.

Ambos Total Commander e File Commander são boas alternativas para cuidar dessa tarefa. Vários formatos e protocolos para transferência de arquivos, além de interfaces bonitas e com bons recursos para organização.

3. DU Battery Saver & Fast Charge

du battery

Esse app é um fanfarrão! Mas antes deixa eu esclarecer uma coisa aqui: nenhum app pode fazer seu telefone recarregar mais rápido, ok?

A maneira mais eficiente de fazer isto é recarregar seu telefone desligado… estamos conversados? Beleza.

Passando por essa falácia estúpida que o app propaga, vamos ao segundo ponto – O app DU também não faz efetivamente nada para fazer seu dispositivo economizar energia. Pelo contrário – com tantas animações fantasiosas, pop ups e anúncios, provavelmente seu dispositivo terminará a bateria antes do previsto.

Não se engane pelas estatísticas bonitinhas que o app esse app te mostra.

O que eu deveria usar no lugar dele?

Se você quer economizar mesmo bateria experimente o Greenify ou BatteryGuru, se seu dispositivo for compatível. Eles oferecem funções que realmente economizam bateria, como controlar a frequência como seu telefone sincroniza suas informações, o intervalo em que as funções de hardware como WiFi e 3G/4G permanecem ativadas, além de possibilitar a hibernação de apps.

Mas por que isso acontece?

Basicamente porque em uma sociedade capitalista, nada é gratuito, até quando é de graça. Como já mencionamos antes, quando o usuário não paga nada por um produto, significa que o produto pode ser você.

Esse fenômeno não é exclusivo da Play store. Também nas extensões do Google Chrome aplicativos ficam populares e ganham uma base grande de usuários. Então grandes companhias compram esses apps para poder controlar, a partir daí, a legião de usuários acumulada pelo app anteriormente.

O lance para manter seu Android funcionando bem e evitar sustos como ligações de números estranhos ou fatura estourada no final do mês é ficar atento e instalar apenas apps de confiança em seu dispositivo.


Curtiu as dicas? Já sofreu com algum outro aplicativo? Compartilhe nos comentários!