Samsung Galaxy Z Flip 5 é bom? Vale a pena? [Review]

Siga no Google News

O Samsung Galaxy Z Flip 5 está melhor e mais barato que nas gerações anteriores, trazendo como grandes novidades a tela externa maior e a resistência à água, e por isso eu resolvi testar o dobrável por algumas semanas, para descobrir se ele realmente vale a pena.

Nesta avaliação eu conto como foi a minha experiência com o produto em todos os quesitos, mas, se você estiver com pressa, pode pular direto para a minha lista de prós e contras, ou para um dos tópicos a seguir:

Prós e contras

Prós

  • O design dobrável tem suas vantagens (bom de guardar no bolso e tela sempre protegida);
  • Ótimo desempenho;
  • Têm resistência à água IPX8;
  • Tela interna excelente;
  • As câmeras têm versatilidade extra com o tela externa;
  • Alto-falantes estéreo potentes;
  • Carregamento veloz.

Contras

  • O design dobrável tem suas desvantagens (veja a seguir);
  • A tela externa ainda é limitada (quando comparada à do concorrente);
  • Bateria bem mais ou menos;
  • Não tem Modo Dex;
  • Sem entrada para cartão de memória.
Samsung Galaxy Z Flip 5 é bom? Vale a pena? [Review]

Design e tela

Apesar de ser um smartphone muito bem construído, o Galaxy Z Flip 5 sofre dos mesmos inconvenientes encontrados em outros dobráveis flip, como o Motorola Razr Ultra: o formato esticado da tela interna é desconfortável tanto para digitar, quando para usar com apenas uma mão, o vinco do painel está sempre lá no meio te fazendo pensar se você não deveria ter comprado um celular “normal”, e a tela externa está sempre “ensebada”, cheia de marcas de dedos feitas a cada vez que você puxa o aparelho do bolso.

É um gadget sólido e reluzente cheio de metal e vidro, mas na hora do vamo vê a coisa complica.

Samsung Galaxy Z Flip 5 - Lateral

Durante o uso eu percebi que a ergonomia desengonçada do formato favorece bastante as escapulidas das mãos (deve ser por isso que os influencers que usam o modelo sempre estão com aquele suporte em anel), e que infelizmente não dá pra abrir o celular com apenas uma mão, coisa que facilitaria muito a vida do usuário. Que tal um botãozinho na lateral, Samsung?

É ótimo ter algo super compacto e discreto no bolso, mas, a que custo?

O preço alto, a usabilidade prejudicada e a bateria menor já devem afastar alguns consumidores, mas existe um aspecto extra que nem todo mundo notou: o valor de revenda desses aparelhos no mercado de usados é bem baixo.

Numa busca rápida na OLX foi fácil encontrar dezenas de Z Flips 4 abaixo dos R$ 2.000. Será que esse já é um sinal de que o formato não caiu no gosto do brasileiro?

Samsung Galaxy Z Flip 5 - Tela interna

Passando para as telas, não há nada do que reclamar por aqui. São dois displays AMOLED de excelente qualidade, sendo que a tela interna se beneficia da taxa de atualização máxima de 120 Hz, que deixa tudo mais fluido.

Eu só não entendi porque a Samsung não colocou a opção de fixar os 120 Hz no sistema, deixando somente os modos padrão (60 Hz) e adaptativo nas configurações. Bateria, talvez?

A tela externa é boa, mas é menor que a do Razr 40 Ultra, e sua taxa de atualização é de apenas 60 Hz, contra os 144 Hz do concorrente da Motorola.

Para finalizar, o funcionamento do modo continuidade entre telas não é tão “redondinho” quanto no dobrável da Motorola: no Z Flip 5 o app que você estava usando na tela pequena vai para a tela grande quando você abre o aparelho, mas o inverso não acontece.

E outra: a lista de apps disponíveis para uso na tela externa é super pequena no Flip 5, enquanto no Razr é super extensa, incluindo até mesmo o Twitter e outras redes sociais.

Câmeras

Diferente de outros celulares caros da Samsung, o Z Flip 5 traz somente duas câmeras na traseira: uma principal e uma ultrawide, ambas de 12 MP. Na frontal temos um sensor de 10 MP, e no geral os resultados estão mais para S21 do que para S23: são bons, mas no nível esperado para um celular caro de 2023.

A seguir você confere as fotos que eu fiz com a câmera principal, que entrega um belo HDR, cores vibrantes e ótima definição.

Teste de câmera - Samsung Galaxy Z Flip 5 Teste de câmera - Samsung Galaxy Z Flip 5

Em ambientes internos a câmera principal sofre um pouco mais, perdendo definição nas extremidades das imagens…

Teste de câmera - Samsung Galaxy Z Flip 5

…mas o legal é que você pode usá-la com o celular fechado para fazer selfies, graças à tela externa. Repare no formato quadrado:

Teste de câmera - Samsung Galaxy Z Flip 5

Quando comparamos uma foto da principal (acima) com a da ultrawide (abaixo) vemos que a qualidade se mantém, mostrando que a Samsung fez um bom trabalho de otimização no processamento da câmera secundária.

Teste de câmera - Samsung Galaxy Z Flip 5

Confira mais uma foto feita com a câmera ultrawide do Z Flip 5:

Teste de câmera - Samsung Galaxy Z Flip 5

A câmera frontal tem praticamente as mesmas especificações do Galaxy S22 (com diferença apenas na amplitude de captura, sendo a do Z Flip um pouquinho mais fechada), então a selfie sai bem legal quanto a luz é abundante.

Teste de câmera - Samsung Galaxy Z Flip 5 Para ver as fotos deste review em tamanho original, acesse o Google Drive do Mobizoo.

Teste de desempenho [vídeo]

Equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, o Z Flip 5 é uma verdadeira máquina.

O celular é extremamente veloz para as tarefas do dia dia, roda jogos pesados com muita qualidade e FPS alto, e é totalmente livre de engasgos ou travamentos.

A única coisa que eu não curti muito foi a potência de captação do sinal Wi-Fi, que é um pouquinho inferior à de outros Samsungs “normais”. Eu usei um app medidor para testar, e tanto o Galaxy S21 FE quanto o Galaxy A54 obtiveram resultados melhores.

No mais, é só alegria:

Bateria

O Galaxy Z Flip 5 tem uma bateria de apenas 3700 mAh, bem longe dos 5000 mAh padrão de mercado, então o que você recebe é exatamente o que o número sugere: 1 dia de uso, e olhe lá.

Felizmente o carregador de 25W da Samsung está incluso na caixa e carrega o smartphone bem rapidinho (em menos de 1h), afinal, você provavelmente vai precisar dele perto do fim do dia.

Nos meus testes foi possível obter entre 5 e 6 horas de tela com um uso padrão, mas se você joga muito no celular, é melhor comprar uma power bank.

Áudio

Os alto-falantes estéreo do Galaxy Z Flip 5 são um dos pontos altos do dispositivo.

O modelo entrega som potente e robusto, com graves encorpados a ponto de vibrarem o aparelho, e médios e agudos que permanecem claros e agradáveis mesmo no volume máximo.

É sonzão pra ninguém botar defeito.

Veredito

O Galaxy Z Flip 5 é um produto que mostra toda a evolução da Samsung no mercado de smartphones dobráveis, entregando inclusive algo que era impensável em gerações anteriores; como a certificação IPX8 de resistência à água, mas ele está longe de ser perfeito.

As câmeras não empolgam, a bateria é bastante limitada, a tela externa é menos esperta que a do Razr 40 Ultra, e a retirada do modo Dex foi uma mancada na minha opinião.

Ele é potente e bonito sim, mas é fundamental pesar os prós e contras antes de optar pelo modelo, principalmente por conta das concessões que formato flip exige.

Por esses motivos, meu veredito é:

bacana

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja como fazemos nossas análises de celular.

Deixo o meu agradecimento à assessoria da Samsung, que gentilmente emprestou o celular utilizado nesta análise.

Ficha técnica

Características

Sistema Android 13
Lançamento 26 julho, 2023
Dimensões 165.1 x 71.9 x 6.9 (Aberto) e 85.1 x 71.9 x 15.1 mm (fechado)
Peso 187 gramas
Cores Menta, Grafite, Creme, Lavanda, Cinza, Azul, Verde e Amarelo
Biometria Leitor de impressão digital lateral, Reconhecimento facial
Construção Chassi de alumínio, Traseira de vidro, Vidro Gorilla Glass na tela
À prova d'água

Tela

Tecnologia do painel Dynamic AMOLED 2X dobrável, 120Hz, HDR10+
Tamanho 6,7 polegadas (interna) + 3,4 polegadas (externa)
Resolução Full HD+ (interna) + 720 x 748 pixels (externa)
Proporção 22:9 (interna)

Hardware

Chipset Snapdragon 8 Gen 2
Processador Octa core (máx. 3,3 GHz)
GPU Adreno 740
RAM 8 GB
Armazenamento 256 GB, 512 GB
Entrada p/ microSD Não

Câmeras

Principal 12 MP f/1.8 OIS, Dual Pixel PDAF
Ultrawide 12 MP f/2.2
Frontal 10 MP f/2.2
Gravação de vídeo 4K 60 fps

Conectividade

Dados móveis 5G
Dual chip
eSim
Wi-Fi Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6e, tri-band, Wi-Fi Direct
Bluetooth 5.3, A2DP, LE
NFC
GPS GPS, GLONASS, GALILEO, BDS
Infravermelho
USB USB 3.2 com OTG
Sensores Acelerômetro, Proximidade, Giroscópio, Bússola, Barômetro

Bateria

Capacidade 3700 mAh
Carregador 25W, Carregamento sem fio, Carregamento reverso

Áudio

Alto falante Estéreo
Entrada P2 (3.5mm)
Rádio FM
Amplificador digital Dolby Atmos

Avatar photo

Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

Mais sobre: Samsung

Receba novos conteúdos como este no seu email!