Samsung Galaxy S21 FE: é bom? Vale a pena? [Review]

Siga no Google News

O smartphone topo de linha acessível Samsung Galaxy S21 FE está custando hoje menos da metade do preço de lançamento, e por isso, mesmo com toda a polêmica envolvendo o seu processador, muita gente tem me perguntado se ele vale a pena.

Sendo assim, eu resolvi testá-lo por algum tempo como o meu celular principal, e a partir de agora compartilho com você como foi a minha experiência.

Tá com muita pressa? Então confira abaixo a minha lista de prós e contras, ou vá direto para:

Prós e contras

Prós

  • Câmeras excelentes;
  • Tela impecável;
  • Boa construção e pegada confortável;
  • É 5G Full (NSA e SA);
  • Modo Dex é ótimo para trabalhar e jogar (e funciona com a maioria dos adaptadores USB-C – HDMI);
  • Bons alto-falantes estéreo;
  • 4 anos de atualizações.

Contras

  • Desempenho inconsistente;
  • Bugs no software;
  • Sem entrada para cartão de memória;
  • A bateria é apenas ok.
Importante: o modelo que eu testei possui 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, porém recentemente a Samsung começou a vender a versão com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento por praticamente o mesmo preço. Como o modelo não tem entrada para cartão de memória, opte pela nova versão (se o preço estiver bom, claro). Samsung Galaxy S21 FE é bom? Vale a pena? [Review] - Mobizoo

Design e tela

O Galaxy S21 FE tem praticamente a mesma qualidade de construção dos S21 e S22, e isso é algo excelente quando estamos falando de um celular que custa BEM mais barato.

O modelo tem a mesma resistência à água com certificação IP68 dos irmãos mais caros, o design da traseira é idêntico, e a única diferença notável é o tamanho da borda inferior da tela, um cadinho maior no FE.

O chassi de alumínio e a traseira de plástico têm um ótimo acabamento fosco, que minimiza um bocado as marcas de dedo, e o tamanho mais compacto do aparelho é ótimo para usar com apenas uma mão.

O modelo é fino e leve, garantindo uma pegada bem confortável, e o vidro da tela é uma delícia de usar graças ao Gorilla Glass de última geração (Victus) com proteção oleofóbica. Se puder, invista numa boa capa e dispense a película.

Samsung Galaxy S21 FE - Tela

A tela Dynamic AMOLED 2X é amor à primeira vista. Eu diria, um dos dois maiores pontos fortes do modelo, junto das câmeras.

O brilho é intenso e oferece boa leitura até mesmo debaixo do sol. As cores são vibrantes, mas sem exageros, o branco é bem calibrado e o preto absoluto, e por isso temos um contraste de cair o queixo.

Os 120 Hz do painel fecham o conjunto oferecendo muita fluidez para animações, rolagens de tela e efeitos do sistema, mas é uma pena que a Samsung não colocou a opção de ajuste automático para quem quer economizar bateria (o mais recente Galaxy A54 possui essa opção).

Ah, outra coisa que o Galaxy A54 tem, que o S21 FE não tem, é boost de contraste quando a tela está no sol. Os elementos da interface ficam mais “vivos” automaticamente, e isso ajuda muito na praia, por exemplo.

Unboxing

Confira os detalhes no nosso unboxing:

Câmeras

As câmeras são o grande trunfo do Galaxy S21 FE.

O modelo conta com três boas lentes na traseira, sendo a principal com a maior sensibilidade à luz (f/1.8) e estabilização óptica, a ultrawide com 123º de amplitude de captura e estabilização eletrônica, e a teleobjetiva com zoom óptico de 3x e OIS.

O conjunto faz fotos excelentes com boa iluminação, oferecendo um processamento de imagens de primeira, com HDR eficiente e alto nível de detalhes.

Vamos aos exemplos no mesmo cenário, começando pela ultrawide…

Teste de câmera - Samsung Galaxy S21 FE

… partindo para a lente principal…

Teste de câmera - Samsung Galaxy S21 FE

… e finalmente chegando ao zoom máximo da teleobjetiva. Perceba como o HDR se mantém muito bom, e o mesmo vale para o nível de detalhes.

Teste de câmera - Samsung Galaxy S21 FE

Vamos para outro exemplo, agora com objetos mais próximos:

Teste de câmera - Samsung Galaxy S21 FE

A principal (acima) faz uma ótima captura, mas a teleobjetiva (abaixo) é quem brilha, com desfoque dramático do fundo e muita definição no primeiro plano.

Teste de câmera - Samsung Galaxy S21 FE

À noite também é possível tirar belas fotos com a câmera principal no Modo Noturno, mas é importante ficar bem paradinho(a) para não estragar a captura:

Teste de câmera - Samsung Galaxy S21 FE Teste de câmera - Samsung Galaxy S21 FE

As selfies com a frontal de 32 MP também são ótimas, e, caso você não curta a calibração de tom de pele padrão, pode mudar no software da câmera.

Teste de câmera - Samsung Galaxy S21 FE

Veja como fica o desfoque do fundo:

Teste de câmera - Samsung Galaxy S21 FE

Conclusão: é um conjunto de primeira, que vai agradar a maioria dos usuários.

Para ver as fotos deste review em tamanho original, acesse o Google Drive do Mobizoo.

Teste de desempenho [vídeo]

Este é sem dúvida o ponto mais fraco do Galaxy S21 FE.

Além do chipset Exynos 2100 ter desempenho com jogos abaixo do esperado para a categoria – perdendo feio para o Snapdragon 778G+ do Motorola Edge 30, por exemplo –, o software do aparelho parece ser muito pouco otimizado para o hardware, o que gera algumas engasgadas bem inconvenientes.

Durante as minhas semanas de uso o software da câmera apresentou lentidão em vários momentos, e eu acabei descobrindo num fórum que desativar o leitor de QR code resolvia o problema (tsc tsc tsc).

A atualização para o Android 14 e One UI 6 melhoraram um pouco a situação, porém o meu modelo continua apresentando lentidão após grandes períodos de stand by. E olha que eu já tentei diferentes ajustes para resolver o problema.

Não me entenda mal: o celular é sim bastante rápido e entrega muita fluidez quando você já está usando, mas é bem desagradável ter pelo menos uma grande lentidão por dia após desbloquear a tela. Hoje em dia isso não é mais aceitável nem mesmo em celulares de 1.000 reais.

Para encerrar, ainda tem a questão do aquecimento.

O S21 FE esquenta um bocado quando está rodando jogos pesados, e deixa a impressão de que a Samsung não se preocupou em colocar um bom sistema de resfriamento no dispositivo.

Confira no meu teste em vídeo:

Bateria

O Samsung Galaxy S21 FE apresentou autonomia satisfatória durante os meus dias de uso, conseguindo ficar mais de 1 dia inteiro longe da tomada, mesmo com a tela sempre em 120 Hz.

Só não espere milagres, pois são apenas 4500 mAh de capacidade, e um processador que está longe de ter um bom gerenciamento de energia.

Além disso, é importante lembrar que o modelo não traz um carregador na caixa, mas você pode obtê-lo gratuitamente assim que recebe o celular, através de uma solicitação no site Samsung Para Você.

Com isso você receberá um bom carregador de 25W, que carrega completamente o dispositivo em aproximadamente 1 hora.
Originalmente o Galaxy S21 FE não vinha com carregador na caixa, porém a Samsung incluiu o carregador de 25W na caixa do aparelho nos estoques mais recentes, inclusive na nova versão 8/256 GB.

Áudio

O Samsung Galaxy S21 FE conta com duas saídas de som: uma na parte inferior do dispositivo, e outra incorporada ao alto-falante de ligações.

Essas duas saídas geram áudio estéreo de boa qualidade, com volume generoso, graves presentes e clareza nos médios e agudos, mas obviamente a experiência fica um pouquinho abaixo do que encontramos em aparelhos mais caros, como o iPhone 14 e o Galaxy s22 Ultra.

Infelizmente o celular não vem acompanhado de fones de ouvido na caixa, e nem possui entrada P2, por isso bons fones de ouvido Bluetooth são recomendados.

Veredito

O Galaxy S21 FE tinha tudo para ser uma das melhores compras dos últimos tempos, mas a preguiça da Samsung não deixou.

A fabricante não otimizou o software do aparelho para obter o melhor desempenho possível do hardware, e ainda deixou uma porção de bugs pelo caminho.

Com isso o modelo se tornou uma verdadeira decepção para os gamers de plantão, com desempenho pífio nos jogos, e incomodou até os usuários mais leves, que só queriam um aparelho livre de engasgos para o dia a dia.

Por sorte o aparelho tem uma tela excepcional e câmeras espetaculares para a faixa de preço, design e construção de primeira qualidade, além de uma porção de recursos (como o Modo Dex) que realmente o destacam da multidão.

Desta forma, o modelo só é recomendado para quem não joga muito no celular e deseja uma experiência de top de linha nas câmeras, tela, design, som e recursos extras (desde que você pague até R$ 2.200 nele).

Dá pra conviver com as engasgadas após longos períodos de stand by, já que elas duram apenas uns 5 segundos e podem ser minimizadas com alguns ajustes, mas isso não livra o smartphone de perder alguns pontos na minha avaliação.

Sendo assim, meu veredito é:

bacana

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja como fazemos nossas análises de celular.

O celular utilizado nesta análise foi adquirido pelo Mobizoo.

Ficha técnica

Características

Sistema Android 13 (One UI 5)
Lançamento 04 janeiro, 2022
Dimensões 155.7 x 74.5 x 7.9 mm
Peso 177 g
Cores branco, grafite, violeta, verde
Biometria Leitor de impressão digital na tela, Reconhecimento facial
Construção Chassi de alumínio, Traseira de plástico, Vidro Gorilla Glass na tela
À prova d'água

Tela

Tecnologia do painel Dynamic AMOLED 2X, 120Hz, HDR10+
Tamanho 6,4 polegadas
Resolução Full HD+
Proporção 20:9

Hardware

Chipset Exynos 2100
Processador Octa core (máx. 2.84 GHz)
GPU Mali-G78 MP14
RAM 6 GB, 8 GB
Armazenamento 128 GB, 256 GB
Entrada p/ microSD Não

Câmeras

Principal 12 MP f/1.8 OIS
Ultrawide 12 MP f/2.2 EIS
Teleobjetiva 8 MP f/2.4 com zoom óptico 3x OIS
Frontal 32 MP f/2.2
Gravação de vídeo 4K 60 fps

Conectividade

Dados móveis 5G
Dual chip
eSim
Wi-Fi Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6 dual band
Bluetooth 5.2, A2DP, LE
NFC
GPS A-GPS, GLONASS, GALILEO, BDS
Infravermelho
USB Tipo C 3.2 (com OTG)
Sensores Acelerômetro, Proximidade, Giroscópio, Bússola, Barômetro

Bateria

Capacidade 4500 mAh
Carregador 25W, Carregamento sem fio

Áudio

Alto falante Estéreo
Entrada P2 (3.5mm)
Rádio FM
Amplificador digital Dolby Atmos

Avatar photo

Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

Mais sobre: Samsung