Galaxy A10: vale a pena pagar mais barato?

O Galaxy A10 é o modelo mais barato dos cinco celulares da nova e reformulada linha A da Samsung, sendo indicado para quem busca um celular de entrada, com configurações básicas e preço abaixo dos R$ 800.

Equipado com um processador Exynos 7884, 2 GB de memória RAM e 32 GB de memória interna, o A10 foi pensado para dar conta do essencial, porém com tela generosa no tamanho: 6.2 polegadas com notch em forma de gota. Mas ao contrário de seus irmãos, a tecnologia do painel é TFT, e não AMOLED 🙁

Desta forma, ficam as dúvidas: será que o modelo faz sentido frente às boas opções da concorrência? Vale a pena economizar R$ 200, quando o Galaxy A20 traz tela AMOLED e câmera dupla? Bom, continue comigo e vamos tentar entender.

Galaxy A10: preço, ficha técnica e onde comprar - Mobizoo

Galaxy A10: design e construção

Apesar de ser um celular de entrada, o A10 já traz a aparência de celulares mais recentes. Isso porque ele adotou o entalhe em formato de gota, que dá mais espaço para a tela e melhor aproveitamento das bordas.

Falando em tela, aqui temos 6.2 polegadas em um display TFT com resolução 720 x 1520, que possui cores satisfatórias, porém peca na definição (baixa para o tamanho da tela) e na visualização ao ar livre.

Seu corpo é feito em plástico, com um acabamento liso e brilhante (recomendamos uma capinha, pois arranha bem fácil). Você pode escolher entre as cores: azul, preto, vermelho e dourado.

 Galaxy A10: design e construção

Sua saída de som principal fica na parte traseira, algo que não encontramos mais em lançamentos e que pode ser um problema, principalmente se você for assistir ou escutar algo com o celular em cima da mesa, por exemplo.

A Samsung também não colocou o USB tipo C neste aparelho, e caso você queira alguma tecnologia adicional para desbloqueio, terá que usar o facial pois o A10 não possui leitor biométrico.

Galaxy A10: câmera

Como estamos falando de um modelo de entrada, não podemos esperar resultados fantásticos em suas câmeras.

Na única e solitária câmera traseira temos 13 MP com abertura f/1.9 com foco automático e um flash. As fotos na luz do dia ficam com uma qualidade aceitável para um celular da sua faixa de preço. O foco as vezes será um problema, assim como a falta de nitidez em algumas imagens.

 Galaxy A10: foto luz do dia

Tirar fotos a noite ou em lugares pouco iluminados é o terror até de celulares intermediários ou avançados, então não espere resultados bons com o A10. O celular possui zoom de apenas 2x e digital. O HDR melhora o contraste que falta nas fotos, mas em muitas ocasiões acaba ficando artificial demais.

 Galaxy A10: foto noturna

A câmera frontal possui 5 MP com abertura f/2.0 e, por incrível que pareça, consegue entregar resultados bem bacanas pelas suas configurações. Em locais bem iluminados você conseguirá boas fotos, com um nível de detalhes interessante. Em locais com pouca luz você acaba perdendo essa gama de detalhes e o resultado não é tão interessante. Mais uma vez é bom lembrar, este celular é um modelo de entrada, fazer fotos excelentes não é sua obrigação.

Galaxy A10: destaques

O Exynos 7884 consegue entregar uma boa performance em tarefas cotidianas. Aliado a GPU Mali-G71 MP2 você conseguirá rodar alguns jogos em uma qualidade aceitável (não vá abusar). Os 2 Gb de RAM dão conta do recado, mas estão longe de ser o ideal até para um celular de entrada, pois os concorrentes do A10 já estão chegando com pelo menos 3 GB.

Sua bateria possui 3400 mAh e consegue entregar um dia de autonomia para uma pessoa que possui um uso mediano. Sua memória interna é de apenas 32 GB, mas pode ser expandida para até 1 TB. Ele já chega equipado com o Android 9.0, o que é uma vantagem inclusive em cima de aparelhos melhores da própria marca.

Galaxy A10: One UI

Galaxy A10: ficha técnica

  • Android 9.0 Pie com One UI;
  • 4G Dual Chip (2 nano SIM + Slot MicroSD);
  • Tela TFT HD+ de 6.2 polegadas e 19:9 (720 x 1520 px);
  • Processador Exynos 7884 (14 nm) com 2 núcleos 1.6 GHz (Cortex-A73) e 6 núcleos 1.35 GHz (Cortex-A53);
  • Mali-G71 MP2;
  • 2 GB de RAM;
  • 32 GB de armazenamento interno expansível via cartão Micro SD de até 1 TB;
  • Câmera traseira de 13 MP com abertura f/1.9 28mm (principal) com foco automático
  • Gravação de vídeo da câmera traseira: 1080@30fps;
  • Câmera frontal 5MP (f/2.0);
  • GPS, Glonass, Beidou, Galileo;
  • Sensores: acelerômetro,  sensor de proximidade;
  • microUSB 2,0;
  • Bluetooth 5;
  • Bateria de 3400 mAh.

Fotos: Samsung e Xamera.com

Avatar photo

Bruno Rodrigues

Escrevo sobre tecnologia há 6 anos e acabo gastando o meu salário nessa mesma tecnologia.

Mais sobre: Samsung