iPhone 8 vale a pena em 2022?

Você pretende comprar um iPhone 8 agora em 2022, mas tá na dúvida se ele ainda vale a pena? Chegou no lugar certo!

Este é um dos iPhones mais populares no mundo por conta de seu preço mais acessível, mas, como se trata de um modelo já antigo, é importante analisar todas as vantagens e desvantagens do modelo antes de fechar negócio, e é isso que vamos fazer neste artigo.

iPhone 8 vale a pena em 2022? - Mobizoo

Quais as vantagens do iPhone 8?

O desempenho é uma das grandes vantagens do iPhone 8 frente aos celulares Android de mesmo valor.

Por incrível que pareça, o modelo é super rápido para executar todas as tarefas do dia a dia – mesmo sendo um smartphone lançado em 2017 –, e ainda roda os principais games com muita desenvoltura.

A qualidade da tela também é digna de destaque, já que o painel retina que a Apple colocou neste aparelho ainda é melhor do que qualquer display IPS LCD encontrado em Androids intermediários, ainda mais se lembrarmos que ele conta com a tecnologia True Tone, que entrega cores sempre perfeitamente calibradas em qualquer situação.

Por fim, não podemos esquecer da qualidade de acabamento primorosa do dispositivo (com chassi de alumínio e vidro na traseira), dos alto-falantes estéreo com boa potência, e da câmera principal excelente, que conta com estabilização óptica (OIS), HDR compentente, e gravação 4K de primeira (que muitos Androids na faixa dos R$ 1.500 não têm).

Confira algumas fotos que fiz com o aparelho:

Teste de câmera - iPhone 8 Teste de câmera - iPhone 8 Teste de câmera - iPhone 8 Teste de câmera - iPhone 8 Para ver as fotos deste review em tamanho original, acesse o Google Drive do Mobizoo.

E quais as desvantagens do iPhone 8?

O iPhone 8 possui 2 grandes desvantagens frente aos concorrentes Android de mesmo valor: a tela pequena e a câmera frontal.

A tela do iPhone 8 possui apenas 4,7 polegadas, e mesmo as 5,5 polegadas do iPhone 8 Plus parecem pouco perto das 6,7 polegadas de um Samsung Galaxy M52, por exemplo.

O tamanho compacto do painel pode gerar mais erros de digitação no teclado virtual, além de ser um problema para pessoas com visão mais limitada.

Falando da câmera frontal, temos apenas 7 MP e poucos recursos de processamento disponíveis, o que garante resultados bastante defasados nas selfies e em fotos noturnas.

Teste de câmera - iPhone 8

A ausência de uma lente ultrawide na câmera traseira também é um ponto a se levar em consideração, bem como a falta do conector padrão para fones de ouvido com fio, que pode gerar incômodo, dependendo do seu uso.

Perguntas e respostas

  • O iPhone 8 é à prova d’água? É, mas em caso de aparelho usado ou recondicionado, a garantia desta resistência pode ter se perdido;
  • A bateria do iPhone 8 aguenta o dia todo? Dificilmente. O modelo 8 Plus dura bem mais, e se você for pegar um aparelho usado ou recondicionado, é muito importante verificar como está a saúde do componente;
  • Qual o melhor modelo para comprar? O iPhone 8 Plus de 128 GB, pois sua tela é maior, sua bateria dura mais, sua câmera traseira possui uma lente extra (que faz zoom óptico e modo retrato aprimorado), e seu armazenamento é mais apropriado para os dias de hoje;
  • Qual o carregamento do iPhone 8? Quando foi lançado, o modelo trazia na caixa um carregador de 5W (diferente de modelos mais recentes que não trazem mais carregador), porém ele suporta carregamento turbo de até 15W. Além disso, ele também é compatível com carregamento sem fio (wireless).

Veredito

Se você está cansado(a) do Android, o iPhone 8 é uma excelente (e barata) porta de entrada para conhecer o iOS.

O processador do dispositivo continua bem esperto (Apple A11 Bionic), a câmera principal é até melhor que a de muitos Samsungs e Motorolas na faixa dos R$ 1.500, e o aparelho é bastante completo, trazendo NFC, Wi-Fi 5 GHz, alto-falantes estéreo e resistência à água (dependendo de onde você comprar).

Ele também é uma boa opção de upgrade para quem está saindo de um iPhone 6 ou 6S – com um salto enorme em câmeras e processamento –, sendo uma alternativa bem mais barata que o iPhone SE 2020 e o iPhone XR, especialmente no mercado de seminovos.

Agora conta aí nos comentários: você acha que o iPhone 8 vale a pena em 2022?

Mais sobre: Apple