Depois de passar meses testando várias formas para criar uma loja virtual grátis, eu encontrei o PrestaShop, um CMS de eCommerce de código aberto, que possui todas as características que eu procurava.
Vi algumas demonstrações do PrestaShop em ação, e fiquei impressionado com o que ele é capaz de fazer através de seus recursos nativos (e gratuitos), além da possibilidade de deixá-lo ainda melhor com Temas e módulos pagos.
Por isso decidi elaborar esse guia, que tem como objetivo orientar você que também deseja instalar o PrestaShop para ter uma loja virtual grátis em seu site. Acompanhe.

O que é o PrestaShop?
Hoje em dia é possível criar uma loja virtual grátis para seu site de diversas formas, umas mais simples, porém limitadas, e outras mais profissionais, porém mais complexas.
O PrestaShop é um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) que consegue unir o melhor dos dois mundos: ele é bem fácil de instalar e começar a usar, mas também oferece uma série de recursos avançados, como os que veremos a seguir.
Com ele é possível adicionar categorias de produtos, subcategorias, produtos com listagens de recursos, fotos, itens relacionados e informações detalhadas, grupos de clientes, newsletters, sistema de recomendações de clientes e até mesmo um programa de fidelidade.
Também é possível criar ofertas especiais, promoções, cupons, relatórios de pedidos, e-mails, ativar várias formas de pagamento (Paypal, Moneybookers, Hipay e Google Checkout), visualizar estatísticas de vendas, e usar diversos idiomas e moedas. Ufa.
Como você pode ver, este é, sem dúvida, um dos pacotes de comércio eletrônico mais completos que existe.
Requerimentos para instalação do PrestaShop
Neste guia nós vamos focar no PrestaShop 1.3, pois, embora a versão 1.4 já tenha sido lançada, preferimos utilizar a versão mais estável disponível para instalação.
O PrestaShop requer o PHP 5 ou mais novo, e o uso de um banco de dados MySQL 5. Portanto, se você já tem o PHP instalado na sua hospedagem (Windows, Linux ou Unix), você já tem meio caminho andado.
Se você tiver com sorte, será possível usar o CPanel da hospedagem para criar um novo banco de dados, como mostramos abaixo.
Configuração do MySQL

Assim que o banco de dados estiver configurado, aparecerá uma tela que mostra as informações dele, incluindo o nome, nome de usuário e hostname. Sugerimos que você copie e cole em um documento para que você tenha tudo pronto para iniciar o procedimento de instalação, que é feito através de uma interface de navegador.
É necessário transferir os arquivos do PrestaShop do seu computador para a hospedagem, isso geralmente é feito usando um cliente File Transfer Protocol (FTP) como o WS_FTP, mas é possível mover os arquivos, no entanto se você está acostumado fazer dessa forma. Assim todos os arquivos estiverem na sua hospedagem, você estará pronto para seguir em frente.
Forçando o servidor Web a usar o PHP 5 com .htaccess
O problema que você pode encontrar é que a sua hospedagem já pode ter o PHP instalado e ao executar o script de instalação, você receberá uma mensagem de erro. Isso é causado basicamente por uma versão do PHP mais velha do que a versão 5. Para ativar manualmente o servidor para usar PHP 5, é possível adicionar uma linha ao início do arquivo .htaccess do seu site, como:
Isso irá forçar o servidor web a usar o PHP 5, e será possível executar o script de instalação. Isso me salvou muitas vezes ao instalar o software no meu servidor, e talvez lhe economize um pouco de tempo.
Instalando o PrestaShop
Para começar, acesse a instalação com o nome do seu site:
Se você estiver usando o PrestaShop como base para o seu site (por exemplo, ele está no diretório principal/raiz), ou assim:
Se você estiver usando ele em um diretório secundário, como eu neste guia e tudo estiver funcionando corretamente, esta tela irá aparecer:

Depois de concordar com os Termos de uso, prossiga para a próxima etapa, que é um teste rápido de configuração e permissões do seu site. Se eles estiverem corretos, você verá o seguinte:

O próximo passo é inserir todas as informações que você obteve ao criar o banco de dados MySQL. Esta etapa leva menos de um minuto. Aqui está o que aparece quando você chegar a esse ponto:

Depois de adicionar as informações do banco de dados, ele testará a conexão com o banco de dados e em seguida, você pode avançar para o próximo passo. Observe que ele pede o “Login” mas de fato é necessário colocar o nome de usuário do banco de dados nesse campo.
O próximo passo é a configuração do site, adicionar o nome do site, fuso horário, logotipo, seu nome, etc. Isto leva apenas alguns minutos e você estará pronto para concluir a instalação. Aqui está o que parece:

Parabéns, a instalação está completa!
A única coisa que resta a fazer é excluir o diretório /install e os arquivos, incluindo os arquivos readme no diretório principal.
Também será necessário renomear a pasta /admin para outro nome que chame menos atenção, como “equipe”, por exemplo.
Veja como parece quando você terminar com os procedimentos de instalação (isso é o que um visitante do seu site vê):

E aqui está a página de administração (aquela que só a equipe da loja irá acessar):

Conclusão
Muito bem, o PrestaShop está instalado, ativo e trabalhando em sua hospedagem. Mas é agora que o verdadeiro trabalho começa…
Não estamos falando de desenvolvimento e sim do trabalho do eCommerce – a criação das categorias, adicionar itens, imagens, preencher todo o conteúdo para páginas, ajustar o seu logotipo, transformando o site simples em uma loja online.
Este é a parte que irá tomar mais o seu tempo. Instalar o CMS é relativamente fácil, mas a criação da sua loja, nem tanto, podendo levar uma grande quantidade de tempo.
E não me levem a mal – este é o caso de todas as lojas online – todos os itens que você vê em um uma loja, tiveram que ser adicionados um de cada vez.
Mas fique tranquilo, pois o PrestaShop é uma ferramenta fantástica, usada por grandes lojas de todo o mundo, e agora está na sua também!