Por que o certificado de assinatura de código é importante para apps?

Se você é um(a) desenvolvedor(a) de softwares para Windows, Linux, Mac OS, Android ou iOS, e precisa que o seu aplicativo ofereça o máximo de segurança e confiabilidade para os usuários, é indispensável adquirir um Certificado de Assinatura de Código antes de publicar o seu projeto.

Hoje há diversas lojas que oferecem certificados de assinatura de código baratos, com custos abaixo de 60 dólares anuais das principais autoridades certificadoras, como a Comodo e a Sectigo.

Mas, o que é, e para que serve este certificado? Continue lendo para descobrir.

O que é um certificado de assinatura de código?

O que é um certificado de assinatura de código?

Sempre que você instala um novo aplicativo no seu computador ou dispositivo móvel, o sistema operacional verifica as informações do publisher (autor) daquele software.

Caso o publisher seja desconhecido, ou o certificado do programa esteja comprometido, ele mostra um aviso “editor desconhecido”, e a instalação é suspensa para que os seus dados estejam protegidos.

Ao emitir um certificado de assinatura de código, a autoridade certificadora garante a integridade do código original do software, e também confirma a autenticidade da origem, seja ela um publisher individual ou uma empresa.

Isso permite que os usuários se sintam confiantes para baixar e instalar arquivos executáveis, drivers ou apps.

Sendo assim, este tipo de certificado é fundamental para qualquer empresa desenvolvedora, lembrando que ele não possui qualquer relação com os certificados digitais que usamos para emissão de notas fiscais ou assinatura de documentos, e também não serve como SSL para certificação de domínios na internet (https).

O certificado resolve todos os problemas de segurança?

A resposta é NÃO. O certificado é a assinatura (ou o carimbo) que garante a legitimidade do editor, porém ele não “limpa” o código, caso este tenha algum problema ou esteja infectado.

Portanto, antes de assinar e publicar o aplicativo, certifique-se de que seu código não foi adulterado, e que seu software não contém nenhum código malicioso.

Além disso, é importante lembrar que os certificados costumam ter prazo de validade de até 5 anos, e por isso precisam ser renovados ao final de cada ciclo.

Avatar photo

Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

Mais sobre: Segurança