Carro por assinatura vale a pena?

Os preços de carros zero km não param de subir no Brasil, e, segundo especialistas do mercado, cada vez menos gente poderá comprar um. Por outro lado, o interesse no carro por assinatura vem crescendo, gerando muitas perguntas nos possíveis consumidores desse formato.

Nesse levantamento exclusivo do Mobizoo, eu vou explicar para quem o carro por assinatura é mais indicado, quais são os serviços e preços disponíveis no momento, e os prós e contras desse tipo de contrato.

Carro por assinatura vale a pena? - Mobizoo

Carro por assinatura: para quem é?

A pandemia e a crise econômica fizeram os preços de carros zero km dispararem no Brasil, e tanto modelos mais simples (Gol, HB20) quanto os mais sofisticados (Corolla, Nivus), tiveram aumentos significativos, alguns beirando os 18% entre abril de 2020 e fevereiro de 2021.

Como consequência natural, os preços de usados também subiram, e muitos especialistas garantem que esse cenário não deve melhorar até 2022. Nesse contexto, o jeito é buscarmos alternativas.

Para quem faz deslocamentos mais curtos ou menos frequentes durante a semana, Uber e demais aplicativos continuam sendo a opção mais econômica, mas quem precisa de um veículo dedicado para trabalho ou deslocamentos pessoais mais longos e/ou frequentes, pode ter no carro por assinatura a saída ideal.

Um Renault Kwid Zen 2021/2022, por exemplo, que custa a partir de R$ 45.000, sai por R$ 889 mensais na assinatura Renault On Demand por 20 meses (Plano Smart*), totalizando R$ 17.780 (guarde esse número).

Se você compra esse carro hoje num parcelamento de 60x de R$ 501,61, com entrada de R$ 22.145, vai ter gasto um total de R$ 52.241,60, isso sem contar IPVA, seguro e manutenções.

Supondo que você venda esse carro depois de 2 anos (período em que ele mais desvaloriza) por uns R$ 36.000, terá perdido R$ 16.241,60 + todas as despesas de IPVA, manutenção e seguro. Ou seja, mais que o valor total da assinatura por 20 meses.

Ah, importante: estamos comparando carro por assinatura com carro zero, pois é um carro novo que você estará usando nos dois casos. Comprar um carro usado envolve cálculos bem diferentes, além de outros aspectos que devem ser incluídos na análise.

*O Plano Smart da Renault é para quem roda até 500 km por mês.

Carro por assinatura: prós e contras

Com os valores apresentados acima fica mais fácil descobrir se o carro por assinatura faz mais sentido que um carro zero para você, mas antes de chegarmos à qualquer conclusão, é importante considerar também os prós e contras dessa modalidade:

Prós

  • Você não precisa gastar mais nada com IPVA, seguro e revisões, está tudo incluso na assinatura;
  • Como o carro não é seu, você não perderá dinheiro da revenda (a maior desvalorização do carro zero acontece nos 2 primeiros anos);
  • Alguém arranhou a pintura? Relaxa, o carro não é seu;
  • Você terá manutenção e assistência 24h;
  • Você evita as burocracias de comprar um carro;
  • No final do contrato você pode, se quiser, adquirir o carro que estava usando durante a assinatura, com condições especiais.

Contras

  • O dinheiro que você paga de assinatura não se transforma em um bem, ou seja, no final do contrato o carro não é seu;
  • Dependendo da categoria de carro escolhida, ainda pode sair mais caro que comprar;
  • A franquia de quilometragem mensal oferecida pode não atender às suas necessidades, especialmente se você viaja muito;
  • A gasolina ainda é por sua conta.

Além desses itens, é importante frisar que o dinheiro que você não perde na revenda do carro próprio + as despesas evitadas, é dinheiro que pode ser investido;

Carro por assinatura: serviços e preços disponíveis

Confira a lista com os serviços de assinatura de carros zero km mais acessíveis do Brasil, e acesse os links para saber mais detalhes:

Livre

O Unidas Livre, da locadora Unidas, foi um dos primeiros serviços de carro por assinatura lançados no Brasil.

Por se tratar de uma locadora de grande porte, a Unidas está sempre oferecendo ofertas de assinaturas que podem ser mais interessantes que das fabricantes.

Confira abaixo algumas dessa ofertas, ou acesse o site vemserlivre.com.br para ver todas:

  • Fiat Mobi Like com franquia de 1000 km – R$ 1.439/mês (contrato de 4 anos) (promoção: 10% OFF em todo o contrato);
  • Chevrolet Onix Plus LT MT com franquia de 1000 km – R$ 1.799/mês (contrato de 4 anos) (promoção: 10% OFF em todo o contrato).

Movida ZeroKM

Outra locadora famosa no Brasil, a Movida também oferece opções para a assinatura de carros zero – inclusive com carro elétrico na lista – com descontos bem interessantes nos primeiros meses. Os melhores valores estão disponíveis nos contratos de 3 anos. Veja:

  • Fiat Mobi Like com franquia de 1000 km – R$ 474/mês (no primeiro mês) (contrato de 3 anos);
  • Jeep Renegade Longitude 1.8 flex automático com franquia de 1000 km – R$ 934/mês (no primeiro mês) (contrato de 3 anos).

Mais detalhes em movidazerokm.com.br

Renault On Demand

O recém-lançado sistema de assinatura da Renault pode ser uma boa para motoristas de aplicativo e pessoas que usam o carro para trabalho, já que oferece bons descontos para Pessoa Jurídica. Veja algumas opções:

  • Renault Kwid Zen com franquia de 1000 km – R$ 969/mês (contrato de 2 anos);
  • Renault Duster Iconic 1.6 CVT com franquia de 1000 km – R$ 1.809/mês (contrato de 2 anos).

Mais detalhes em ondemand.renault.com.br

Flua! (Fiat e Jeep)

O Flua! é novo serviço de assinatura de carros zero da Fiat e Jeep que, por enquanto, está presente somente em seis cidades do estado de São Paulo e em Curitiba, mas que durante o ano deve chegar em mais 7 estados.

Confira algumas opções já disponíveis:

  • Fiat Argo Drive 1.0 com franquia de 1000 km – R$ 1.350/mês (contrato de 3 anos);
  • Jeep Renegade Longitude 1.8 flex com franquia de 1000 km – R$ 2.100/mês (contrato de 3 anos).

Mais detalhes em meuflua.com.br

E você, acha que carro por assinatura vale a pena depois de ler esse artigo? Deixe suas opiniões aí nos comentários!

Avatar photo

Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

Mais sobre: Mobilidade