Dicas

Top 5 smartphones Android com bateria nota 10

A duração da bateria é um dos principais pontos observados na hora de comprar um smartphone novo, e cada vez mais gente corre atrás dos aparelhos com as maiores capacidades em miliamperes (mAh).

Mas apesar de ser importante, o número de mAh não garante performance da bateria. Para isso existe o teste de resistência (endurance test), que mede o consumo de energia em situações reais de uso, avaliando com precisão o resultado do conjunto do aparelho.

Neste artigo você confere nossa lista com os smartphones vendidos no Brasil atualmente que obtiveram os melhores resultados neste teste.

Entendendo o endurance rating

Absolutamente ninguém mantém a tela do aparelho ligada 24h por dia (até porque a bateria iria acabar antes :p). Por isso consideramos a métrica do endurance ranting adequada para testar a performance de bateria, envolvendo um uso moderado do smartphone.

Um rating de 40 horas, por exemplo, não significa que a bateria irá durar 40h de tela ligada. Ao invés disso, significa que se você usar 1 hora de chamadas em rede 4G, mais 1 hora de navegação em 4G e mais uma hora reproduzindo vídeos, por dia, seu telefone só irá precisar recarregar novamente 40 horas mais tarde, uma vez que ele foi iniciou o teste completamente recarregado.

Essa metodologia foi desenvolvida pelo site GSMArena e adotada pelo Mobizoo em nossas análises.

Os top 5 da autonomia de bateria

Lenovo Vibe A7010

lenovo vibe a7010

O aparelho da Lenovo foi um dos principais destaques. Ele tem uma bateria de 3300mAH de capacidade, mas não apenas isso. Com um endurance rating de 73h, o Vibe A7010 comprou que não é bom apenas no papel. O usuário vai navegar bastante, conversar, usar muito 4G e WiFi durante o dia. Ponto para Lenovo.

Samsung Galaxy A7 2016

galaxy a7

Vamos tirar o chapéu e bater palmas para o Samsung Galaxy A7 (2016). O modelo da coreana tem os mesmo 3300mAH de bateria que o Lenovo Vibe A7010, mas faz um uso muito mais sensato da energia disponível. No endurance rating cravou incríveis 96h! Com certeza é um aparelho que dificilmente vai deixar você na mão.

Moto G4 Plus

moto g4 plus

O novo smartphone da Motorola (que pertence à Lenovo) é um das melhores opções de compra atualmente no Brasil. A bateria embarcada no telefone é de 3000mAh, que pode render uma boa autonomia. O endurance rating desse aparelho é na casa das 73h. É o mesmo alcançado pelo Vibe A7010, porém com 300mAh à menos de bateria. Nada mal!

Moto X Play

moto x play

Esse aparelho… uau! O Moto X Play é um dos nossos aparelhos favoritos que ainda se encontra à venda no Brasil. Talvez o vovôzinho dessa lista, mas com muito mérito! Ele vem com uma bateria gigante de 3630mAh e o aparelho tem uma ótima performance no dia a dia. O endurance rating é de 83h, o que o deixa atrás apenas do A7 2016.

Samsung Galaxy S7

galaxy s7

Por fim temos o Galaxy S7. Apesar de alguns reclamarem da autonomia desse aparelho, os principais testes de bateria realizados (1, 2, 3) mostram que o modelo vendido no Brasil (com processador Exynos) tem a melhor eficiência energética. Ele vem com uma bateria de 3000mAh. No endurance rating ele marcou 80h.

Capacidade em miliamper não é tudo

A moral da história aqui é mostrar que não são apenas aparelhos caros que podem ter uma boa bateria. O Galaxy A7 (2016) por exemplo, pode ser encontrado a preço razoável.

É importante observar ainda que não basta apenas olhar para as especificações técnicas exuberantes para concluir qual telefone tem melhor autonomia de bateria. A capacidade da bateria em miliamper pode sim lançar uma breve luz sobre um aparelho que você ainda não pôde experimentar, mas muitos fatores podem impactar no consumo de bateria, entre eles, os principais: resolução da tela, quantidade de memória RAM, processador e software.

É assim que aparelhos que, no papel, ficam para trás, conseguem na pratica dar um banho de performance, como o iPhone 6 Plus que tem uma bateria de capacidade de 2750mAh. O importante é que na marca endurance ele alcança 85h.

Mesmo aparelhos Android de última geração, como o Nextbit Robin, estão tentando seguir esses mesmos passos, ao apostar boas sacadas no desenvolvimento de eficiência energética e economizar espaço no smartphone incluindo uma bateria de apenas 2680mAh.