Dicas

Como ressuscitar um dead pixel na tela do seu celular

Você recentemente notou um pontinho fixo, preto ou colorido, que não sai de jeito nenhum da tela do seu smartphone? Você pode estar olhando para um dead pixel!

Mas calma, não se desespere! Pois você está no lugar certo, e é bem provável que o seu problema tenha solução.

O que é um Dead Pixel?

Toda tela é formada por centenas, às vezes milhares de pixels, que são os pontinhos que formam as imagens que nós vemos. E o defeito chamado de dead pixel acontece quando um destes pixels se apaga.

Este é um defeito bem comum em monitores LCD/LED para computador, mas nas telas TFT/IPS/AMOLED dos celulares ele é bem menos frequente.

Ou seja, se você notar que um pixel (ponto de luz) se apagou permanentemente na tela do seu smartphone, considere-se sorteado.

Ele pode aparecer assim que você tira o aparelho da caixa – nesse caso você deve recorrer à garantia, ou pode surgir depois de muito tempo de utilização – nesse caso você se lascou.

Mas há esperança: o problema pode ser temporário, quando na verdade o pixel não morreu, está apenas “travado” (stuck pixel).

Desta maneira ele pode ser ressuscitado com o uso de um recurso bastante excêntrico: um “vídeo consertador de pixels” – que funciona como um desfibrilador cardíaco (aquele choque que faz o coração “pegar no tranco”).

Para fazer a mágica acontecer, coloque o vídeo tocando em tela cheia no seu aparelho, deixe-o conectado no carregador com a tela sempre ligada, e vá fazer um passeio.

Quando voltar, veja se o pontinho sumiu. Se sim, parabéns! Você despertou um pixel preguiçoso!

Se o pontinho ainda estiver lá, meus pêsames, ele se foi para sempre.