Preço arrasador, design diferenciado e potência de sobra. Esses são os três passos que o Xiaomi Mi9 Transparent Edition precisou para roubar a cena do Galaxy S10 durante o MWC 2019.
Custando a partir de R$ 2000 (em conversão direta), o Mi9 traz o chipset Snapdragon 855, que não está nos Galaxy S10 brasileiros, câmera tripla de primeira, tela Super AMOLED que ocupa quase toda a parte frontal do telefone, e uma versão com 12 GB de RAM e traseira transparente, a Transparent Edition ou Explorer Edition.
- Veja também: Xiaomi Mi 10: olha aquele buraquinho indeciso!
Esse ano a Xiaomi definitivamente subiu de nível no mercado Mobile, e isso ficou muito claro quando dei de cara com o enorme estande da empresa no hall 3 do MWC 2019.
Este é o hall mais central e mais badalado do evento, onde ficam todas as maiores empresas do segmento: Samsung, Qualcomm, Nokia, Sony, LG, Huawei e Intel, entre outras gigantes. Antes, a chinesa ficava escondidinha lá no hall 6.
Além disso, tivemos a primeira grande coletiva da Xiaomi no evento, onde foram apresentados o Mi9 e a versão com 5G do Mi Mix 3. Aliás, aproveitei a ocasião para gravar um hands-on dessa belezinha.
Xiaomi Mi9 Transparent: hands-on em vídeo
Xiaomi Mi9 Transparent: design
Em linhas gerais, o design do Mi9 continua bem parecido com o do Mi8: a traseira em vidro curvo oferece ótima pegada, o chassi de alumínio série 7000 com cantos arredondados é super premium, e a tela Super AMOLED totalmente plana é um colírio para os olhos (sim, eu não curto as telas Edge).
A grande novidade do novo modelo, além do novo hardware, é sem dúvida o tamanho do notch na tela. Ele era tão grande quanto o de um iPhone X no Mi8, e encolheu para apenas uma pequena “gota” no Mi9.
- Veja também: Review Xiaomi Mi 9T: o celular do ano?
O “queixo” abaixo da tela também diminuiu consideravelmente em relação ao modelo anterior, e juntando esses dois fatores, o espaço útil da tela aumentou um bocado, sem afetar o tamanho do aparelho.
Ok, ainda temos um recorte, mas melhorou 1000x. Saca só:
Como era de se esperar, a tela traz o leitor de impressões digitais incorporado – grande tendência de 2019 –, e há um novo botão do lado esquerdo do aparelho, dedicado ao Google Assistente (na versão Global) e às aplicações de inteligência artificial da Xiaomi (na versão chinesa).
Agora as más notícias: continuamos sem entrada padrão para fones de ouvido por aqui, e a bateria encolheu de 3400 para 3300 mAh. Bom, pelo menos o infravermelho voltou.
Xiaomi Mi9 Transparent: câmeras
A proposta da Xiaomi sempre foi oferecer o melhor custo-benefício possível, mesmo em seus tops de linha. Por isso, nunca espere que a marca ofereça a melhor câmera do mercado (mesmo que ela diga que é).
A fabricante melhorou muito nesse quesito nos últimos tempos, mas mesmo assim ainda fica atrás da sua conterrânea Huawei e da Samsung quando o assunto é fotografia no celular.
Um exemplo disso é que, mesmo possuindo uma câmera tripla com sensor principal de 48 MP, o Mi9 fica devendo para os concorrentes mais caros por não contar com estabilização óptica em nenhuma das lentes, tecnologia Dual Pixel, ou a abertura variável do Galaxy S10.
- Veja também: Redmi Note 8 Pro: desempenho top por preço camarada
Apesar disso tudo, as câmeras do Mi9 possuem o excelente processamento AI da Xiaomi, e consegue sim impressionar em muitas situações. Aliás, o mesmo pode ser dito da câmera frontal de 20 MP, que gera belíssimas selfies com fundo desfocado.
Xiaomi Mi9 Transparent: ficha técnica
Para ficar bem claro, o Mi9 é o top de linha da Xiaomi para 2019, mas o Mi9 Transparent Edition é o mais top dos tops (topzera!).
Enquanto o modelo “normal” conta com 6 ou 8 GB de RAM, 64 ou 128 GB de armazenamento, o Mi9 Transparent traz inacreditáveis 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento para quem puder gastar “um pouco” mais. De resto, tudo é igual (câmeras, tela, sensores, etc.).
Confira todas as especificações:
- Android 9 Pie com MIUI 10;
- Tela Super AMOLED 6,39 polegadas Full HD+ (1080 x 2340 pixels) proporção 19,5:9;
- Vidro Gorilla Glass 5;
- Processador Qualcomm Snapdragon 855;
- GPU Adreno 640;
- 12 GB de RAM;
- 256 GB de armazenamento;
- Câmera traseira tripla: 48 MP, f/1.5, 1/2″, 0.8µm, Laser/PDAF + 16 MP, f/2.2, 13mm (ultrawide), 1/3.0″, 1.0µm, Laser/PDAF + 12 MP, f/2.2, 54mm (telephoto), 1/3.6″, 1.0µm, Laser/PDAF, 2x optical zoom;
- Câmera frontal de 20 MP, f/2.0, 0.9µm;
- Gravação de vídeo 4K;
- USB Type-C;
- NFC;
- Sensores: infravermelho, acelerômetro, luz ambiente, proximidade, giroscópio, bússola;
- Leitor de impressão digital na tela;
- Bluetooth 5;
- Bateria de 3.300 mAh com carregamento rápido.
Xiaomi Mi9 Transparent: preço e onde comprar
O Xiaomi Mi9 Transparent está esgotado no momento, mas você pode verificar sua disponibilidade na loja AliExpress.
E aí, ficou animad@ com o Xiaomi Mi9 Transparent? Conte pra gente nos comentários o que achou do visual e das configurações desse novo top da China!