O mercado de smartwatches baratos é cheio de modelos idênticos ou parecidos, mas esse definitivamente não é o caso do Doogee D11.
O modelo traz design ousado e super diferenciado para quem quer se destacar, e ainda conta com um pacote completo de recursos, incluindo um botão giratório funcional para os menus, medição de batimentos cardíacos e oxigenação do sangue, chamadas telefônicas, uma penca de watch faces maneiras e até assistente virtual.
Mas, será que ele consegue entregar uma boa experiência oferecendo tudo isso por menos de R$ 250? Bom, é isso que vou revelar a partir de agora, depois de algumas semanas usando o produto.
Tá com pressa? Dá uma olhada na minha lista de prós e contras, ou vá direto para:
Prós e contras
Prós
- Tela com ótima definição, cores e contraste;
- Botão tipo coroa giratória funcional;
- Medição de batimentos cardíacos e oxigenação do sangue;
- É à prova d’água;
- Atende e faz ligações;
- Assistente virtual;
- Bateria de longa duração;
- Vibração forte.
Contras
- A resposta ao toque na tela poderia ser melhor;
- Gesto de levantar o pulso tem um atraso chatinho para ativar a tela;
- Fica ativo como alto-falante Bluetooth (isso atrapalha sempre que você quer ouvir algo no celular)(mas você pode desativar);
- A interface do relógio não é das melhores.
Unboxing
Veja no vídeo abaixo como é a embalagem do Doogee D11, e quais são os acessórios que acompanham o produto.
Design e construção
O Doogee D11 é um relógio bem construído, com caixa em policarbonato de boa qualidade, e toda a parte lateral revestida com alumínio para maior resistência. O botão giratório também é de alumínio, e possui tamanho adequado para facilitar o uso.
A caixa quadrada com cantos arredondados combinada com a tela circular pode dividir opiniões, mas é fato que este é um design único, bem difícil de ver por aí.
O mesmo pode-se dizer da pulseira padrão do relógio, que tem forte identidade esportiva/industrial, combinando laranja ou cinza com o preto de forma ousada, no melhor estilo parafusadeira Black&Decker.
Ela é macia, confortável, e muito segura, mas se você quiser, pode adicionar outros tipos de pulseira ao kit (inclusive de couro).
A tela do Doogee D11 é um verdadeiro deleite para os olhos, já que possui ótima definição, excelente contraste – com pretos bastante profundos e cores vibrantes –, brilho intenso para boa leitura ao ar livre, bons ângulos de visão, e ainda conta com tratamento oleofóbico, que impede que o vidro fique cheio de marcas de dedo e/ou engordurado.
Infelizmente as taxas de resposta ao toque e atualização do painel são baixas, então eu senti um certo lag ao interagir com a interface. Isso é algo esperado num smartwatch tão barato, mas há opções melhores nesse sentido (como o Haylou RS4 Plus, por exemplo).
Além disso, em alguns momentos você precisa colocar um pouquinho mais de força no dedo para que o relógio aceite o comando.
Funcionamento
Começando pelos sensores, tive uma boa experiência com o Doogee D11.
O monitoramento de batimentos cardíacos e oxigenação do sangue tiveram boa acurácia quando comparados aos resultados de um Apple Watch, e o acompanhamento do sono é competente, detectando automaticamente as informações mais importantes: horas dormidas e tempo de sono profundo.
As contagens de passos, distâncias percorridas e calorias não são das mais precisas, mas entregam o básico que se espera pelo preço.
A sincronização do relógio com celular é feita pelo aplicativo Glory Fit, disponível para Android e iOS – um app bem completo que funciona sem problemas –, mas uma coisa eu tenho que dizer: as traduções da interface internacional para o português são terríveis (ex.: “lembrança” no lugar de “notificação”).
A galeria de watch faces do app é enorme, mas o importante aqui é a qualidade, e não a quantidade. São muitas opções realmente bonitas e criativas, algo raro em relógios desta categoria.
A utilização do botão giratório para navegar nos menus e trocar rapidamente de watch face é muito legal, mas eu achei que a interface do sistema poderia ser mais amigável e customizável, como é a do Maimo Watch R, por exemplo.
No mais, tudo funciona perfeitamente: o controle de reprodução de músicas no celular (com controle de volume), as notificações de apps (com ativação individual), as chamadas telefônicas feitas/recebidas (com boa qualidade de áudio), e até os comandos de voz para o assistente virtual presente no relógio.
Bateria
Neste quesito eu não tive problemas com o Doogee D11.
O relógio possui bateria com capacidade acima da média nesta faixa de preço (300 mAh), e por isso dura mais de uma semana com uma carga completa, podendo chegar a até 15 dias se o uso não é tão intenso.
O carregamento pelo carregador magnético que acompanha o produto é bem rapidinho, então basta carregá-lo enquanto você faz o jantar.
Ficha técnica
- Dimensões: 44.6 mm de diâmetro, 11 mm de espessura, 49g (com a pulseira em silicone);
- Tela IPS de 1,32 polegadas com 360 x 360 pixels de resolução;
- Vidro resistente à riscos com tratamento oleofóbico;
- Caixa em policarbonato com revestimento lateral em alumínio;
- Pulseira em silicone com engate fácil;
- Chipset RealTek 8763EW;
- Certificação IP68 (à prova d’água);
- Bluetooth 5.1;
- Sensores: acelerômetro, batimento cardíaco (VP60), oxigenação do sangue;
- Bateria de 300 mAh;
- Carregamento magnético;
- Microfone e alto-falante integrados (para chamadas e mídia);
- Compatível com Android e iOS.
Veredito
Dificilmente você vai encontrar algo tão “diferentão” e exclusivo quanto o Doogee D11 entre os smartwatches abaixo de 300 reais. Então, se você busca essa característica, vai fundo!
O modelo oferece uma experiência de uso satisfatória, uma boa construção, e uma tela realmente bonita, que casa perfeitamente com as watch faces super bacanas que o modelo oferece, e ainda traz diferenciais importantes como o botão giratório, o assistente virtual e as chamadas telefônicas diretamente no pulso.
Ou seja, de um jeito ou de outro ele vai chamar atenção, e por isso meu veredito é:
Preço e onde comprar
O Doogee D11 está à venda no AliExpress com preço promocional de lançamento, saindo por apenas R$ 217 até o dia 27 de agosto, com direito à uma pulseira extra de brinde. Para garantir o seu, basta clicar no botão abaixo:
E aí, comprou um Doogee D11? Conte aí nos comentários o que achou do relógio! Não tem ainda? Deixe suas perguntas!
Comprando através dos nossos links, você nos ajuda a manter o site.Nota de transparência: O produto analisado neste review foi fornecido como doação para o Mobizoo.