Haylou RS4 Plus é bom? Vale a pena? [Review]

O Haylou RS4 Plus é a versão aprimorada do smartwatch que fez bastante sucesso no ano passado, combinando design similar ao do Apple Watch e um pacote completo de funcionalidades, por um preço bem camarada.

O modelo traz uma tela AMOLED ainda melhor que a anterior – com mais definição e taxa de atualização de 60 Hz –, caixa de metal com acabamento cromado e uma nova pulseira magnética, além, é claro, de diversos novos recursos.

Eu testei o produto por algumas semanas, e nos próximos parágrafos conto em detalhes como foi a minha experiência.

Tá com pressa? Dá uma olhada na minha lista de prós e contras, ou vá direto para:

Haylou RS4 Plus é bom? Vale a pena? [Review] - Mobizoo

Prós e contras

Prós

  • Tela AMOLED de cair o queixo;
  • Construção sólida, acabamento de primeira, e design confortável;
  • Bateria de longa duração;
  • Monitoramento contínuo de oxigenação do sangue, batimentos cardíacos e temperatura;
  • É à prova d’água.

Contras

  • O aplicativo da Haylou para celular não é tão completo quanto os da concorrência (Xiaomi, Huawei, etc.);
  • Não possui acompanhamento de ciclo menstrual (porém ele será inserido numa atualização futura);
  • Poucos mostradores (porém a fabricante promete mais de 100 novos em atualizações futuras).

Unboxing

Design e construção

Apesar de ser um smartwatch barato, o Haylou RS4 Plus ostenta um acabamento premium de verdade.

A caixa do relógio é construída em alumínio com acabamento cromado, o vidro frontal possui bordas curvas e tratamento oleofóbico (não engordura com facilidade), e a pulseira magnética é revestida com policarbonato flexível, de textura suave ao toque.

O único botão lateral do dispositivo também é bastante caprichado, já que possui acabamento metálico duplo (com cromado nas bordas e círculos concêntricos no meio), e um clique muito agradável.

Botão lateral do Haylou RS4 Plus

A grande tela AMOLED de alta definição presente no RS4 Plus é sem dúvida a cereja do bolo, completando a experiência premium com a fluidez dos 60 Hz de taxa de atualização, cores vibrantes, preto absoluto, amplo ângulo de visão e brilho intenso, ótimo para uma visualização agradável ao ar livre.

A traseira feita em plástico é a parte mais simples do relógio, mas mesmo neste item a fabricante teve o cuidado de aplicar uma textura confortável e bonita aos olhos, de forma a não prejudicar o conjunto.

O resultado é um produto de aspecto sofisticado, que de forma geral lembra o Apple Watch, porém tem sua própria personalidade.

Traseira do Haylou RS4 Plus

O relógio está disponível em 3 cores; dourado, prata e preto, e seu tamanho fica no meio-termo: nem grande demais para um pulso feminino, nem muito pequeno para o pulso masculino, e bem ajustável para trans.

São 5 cm de diagonal da caixa, 2 cm de largura da pulseira, e 25 cm de comprimento total do relógio com a pulseira, lembrando que a pulseira magnética se ajusta com facilidade a pulsos pequenos e grandes.

Aliás, esta pulseira é um dos pontos altos do smartwatch, já que é muito mais prática que qualquer outra do mercado, tanto na hora de colocar quanto na hora de tirar. No aeroporto por exemplo, eu a tirei do pulso em 1 segundo para entrar no detector de metais, enquanto as outras pessoas estavam enroladas com as suas.

E antes que você pergunte: sim, ela fica MUITO fixada no pulso. Sem chance de sair de bobeira.

Funcionamento

A configuração inicial do Haylou RS4 Plus foi bastante simples, e tudo é feito no aplicativo Haylou Fun, disponível para celulares Android e iOS.

Durante as minhas semanas de teste a maioria dos recursos do relógio funcionaram sem problemas – com destaque para o bom monitoramento do sono, acompanhamento de exercícios e notificações, porém algumas coisas me incomodaram:

  • O idioma português apresenta problemas de tradução tanto no app quanto no relógio, e isso pode gerar algumas confusões. Por exemplo: há uma tela chamada “Pressão” que pode levar o usuário a pensar que o relógio conta com um medidor de pressão arterial, quando na verdade trata-se apenas de um monitoramento de estresse;
  • Ainda faltam recursos presentes nos smartwatches da concorrência, como lembrete para beber água, acionamento remoto da câmera do celular e acompanhamento do ciclo menstrual, entre outros, mas a fabricante afirma que novas funcionalidades serão adicionadas em atualizações futuras.

Apesar disso, a experiência com o relógio foi positiva, muito por conta de sua interface bonita e responsiva, mas também pela atenção aos detalhes no software, que vai desde a escolha do pulso para uso (esquerdo ou direito), até o Modo Teatro, que escurece a tela, desliga as notificações e desativa o acionamento automático ao levantar o braço – muito útil para a hora de dormir, e também para o cinema.

É importante deixar claro que o medidor de temperatura do Haylou RS4 Plus não é um termômetro, já que ele só começa a aferir o dado de forma realista depois de vários minutos no pulso, informando a temperatura da superfície, e não a corporal.

Aplicativo Haylou Fun

Ah, e antes que eu me esqueça: uma das watchfaces disponíveis no lançamento conta com uma bolinha vermelha na parte inferior da tela, que informa que há novas notificações (assim como no Apple Watch).

Bateria

O Haylou RS4 Plus é um daqueles gadgets que você pode se dar ao luxo de esquecer de recarregar por mais de uma semana.

Durante as minhas semanas de uso o consumo diário de energia do relógio foi bem baixo, e isso mesmo nos primeiros dias, quando naturalmente acionamos mais vezes a tela.

Com isso cheguei à marca de 10 dias inteiros de uso com uma carga completa, confirmando o que a fabricante promete, com a seguinte rotina: monitoramento permanente de oxigenação, batimentos e temperatura (24/7), 1 exercício diário (yoga/30 min), notificações do celular, alerta vibratório de sedentarismo, e acompanhamento do sono.

O carregamento do aparelho também é ágil, levando-o de 10 a 100% em aproximadamente 40 minutos.

Ficha técnica

  • Dimensões: 45.2 x 37.2 x 10.4 mm;
  • Pulseira magnética com 20 mm de largura;
  • Peso: 57.6 g (incluindo a pulseira);
  • Tela AMOLED de 1,78 polegadas com 368 x 448 pixels de resolução;
  • Vidro curvo 2.5D;
  • Certificação IP68 (à prova d’água – até 1,5 m por 30 min);
  • Bluetooth 5.1 LE;
  • Sensores: acelerômetro, batimento cardíaco, oxigenação do sangue, temperatura;
  • Bateria de 230 mAh (até 10 dias de duração);
  • Carregamento magnético;
  • Compatível com Android (6 ou superior) e iOS (11 ou superior).

Veredito

O Haylou RS4 Plus é o smartwatch ideal para quem busca algo tão bonito quanto o Apple Watch – principalmente nos quesitos tela e qualidade de acabamento –, mas que custa bem barato.

O modelo oferece um pacote completo de recursos, que funcionam de forma satisfatória, e deve ficar ainda melhor nos próximos meses, com as atualizações de sistema prometidas pela fabricante.

Ainda falta um bocado de coisas para o app da Haylou ficar completo no smartphone, mas ele não chega a atrapalhar a experiência no estado atual.

Por isso, meu veredito é:

Aprovado

Preço e onde comprar

O Haylou RS4 Plus está à venda no AliExpress com preço promocional de lançamento de apenas R$ 207 com frete grátis para todo o Brasil, e, usando o cupom alifarofa45, você ainda ganha R$ 45 de desconto.

Mas atenção! A promoção começa às 21h do dia 28 de março, e termina à meia-noite, então você precisa correr para garantir o seu. Clique no botão abaixo e selecione a versão:

COMPRAR

E aí, comprou um Haylou RS4 Plus? Conte aí nos comentários o que achou do relógio! Não tem ainda? Deixe suas perguntas!
Comprando através dos nossos links, você nos ajuda a manter o site.Nota de transparência: O produto analisado neste review foi fornecido como doação para o Mobizoo.

Mais sobre: Saúde