Barra de luz para monitor Baseus: um alívio para seus olhos [Review]

Muita gente passou a trabalhar em casa por conta da pandemia, e isso gerou uma verdadeira corrida por itens para deixar o home office mais confortável. A barra de luz para monitor da Baseus foi um dos equipamentos mais inusitados que eu testei nesse sentido, mas devo dizer: sua utilidade me surpreendeu.

Eu já tenho mais de 40 anos e por isso evito ao máximo trabalhar na madrugada (quando tinha 25 fazia isso direto), mas nas últimas semanas acabei sendo obrigado pelo volume de trabalho a avançar pela noite. Por sorte, eu tive esse gadget da Baseus como meu companheiro.

Barra de luz para monitor Baseus [Review] - Mobizoo

A luz azul do monitor de computador é algo que agride bastante nossos olhos durante a noite, e o incômodo vai crescendo conforme a idade avança.

O ideal é ter uma rotina de trabalho saudável na frente do computador, se possível sempre com luz natural por perto, mas como isso nem sempre é viável, uma “mãozinha” da tecnologia cai super bem.

Nos últimos 7 dias eu tive que trabalhar de 22h às 1h para concluir alguns projetos do Mobizoo, e agora vou te contar como essa barra de luz da Baseus foi fundamental. Começando pelos prós e contras:

Prós e contras

Prós

  • Uma luminária que não ocupa espaço na mesa de trabalho;
  • Muitas opções de regulagem: ângulo, intensidade e tonalidade da luz (branca, amarelada, azulada);
  • Design elegante e fácil de usar;
  • Conforto real para os olhos durante jornadas de trabalho noturno.

Contras

  • Dificulta o uso de webcam na parte superior do monitor.

Unboxing

Usando no dia a dia

Ao tirar o produto da caixa, logo notei que ele seria bem fácil de instalar.

A barra de luz possui um suporte que se encaixa por pressão no monitor (como um pregador), e dependendo da espessura do mesmo, você pode escolher entre duas versões do produto: uma para 8 – 20 mm, e outra para 5 – 40 mm. A minha é a de 8 – 20 mm, e se encaixou perfeitamente no meu monitor AOC de 22 polegadas.

O comprimento do LED dessa barra atende bem monitores entre 19 e 24 polegadas, mas acima disso começa a ficar pequeno.

Com tudo no lugar, basta encaixar o cabo USB no dispositivo e na tomada – usando qualquer adaptador de parede de 5W que você tenha em casa–, e tocar no ícone Power para começar a usar. Aliás, todos os três comandos do aparelho são ícones sensíveis ao toque.

Ajustando a barra de luz no monitor

Depois você pode regular a intensidade da luz através do ícone à esquerda (toque longo), e a tonalidade de cor através do ícone central (toque rápido).

Eu mantive a tonalidade sempre amarelada para neutralizar a luz azul do computador e ter conforto para os olhos à noite, e posso dizer que o produto realmente fez toda a diferença no fim do trabalho.

A luz amarela emitida pela barra é assimétrica e cai como uma cascata sobre a luz azul emitida pelo monitor, criando uma espécie de parede que protege seus olhos.

O resultado eu senti na prática: no final de cada rodada de trabalho meu cansaço ocular foi bem menor que o “normal” (sem a barra de luz no monitor).

Usando a barra de luz à noite

Veredito

Eu realmente fui surpreendido pela utilidade da barra de luz para monitor da Baseus.

À principio eu achava que se tratava apenas de uma luminária que não ocupa espaço na mesa, mas ela vai bem além disso.

O benefício da faixa de luz assimétrica para proteção dos olhos é real, e depois dessa constatação vai ser difícil viver sem uma dessas no meu monitor.

O preço do produto é acessível até mesmo para um programador em início de carreira, então se você se preocupa com a saúde de seus olhos no longo prazo, esse é sim um excelente investimento.

Por isso, meu veredito é:

Preço e onde comprar

A barra de luz para monitor da Baseus está à venda no AliExpress com frete grátis para o Brasil por apenas R$ 172 na versão para monitores com espessura entre 8 e 20 mm, e por R$ 229 na versão para espessura entre 5 e 40 mm.

Em ambos os casos é possível incluir um adaptador de parede (fonte de alimentação) no kit, com um pequeno acréscimo.

Para comprar, basta clicar no botão abaixo e selecionar a versão:

COMPRAR

Comprando através dos nossos links, você nos ajuda a manter o site.

E você, já tem um barra de luz da Baseus no seu monitor? Conte aí nos comentários sua experiência com o produto!

Mais sobre: saúde