Asus Zenfone 8 é bom? Vale a pena? [Review]

O Asus Zenfone 8 é um dos raríssimos celulares topos de linha que possui design compacto, e por isso já merece nossa atenção, mas ele não para por aí.

O modelo está atualmente na faixa dos 2700 reais e traz tudo aquilo que esperamos de um smartphone de alto desempenho – como o poderoso processador Snapdragon 888 5G, tela AMOLED de 120 Hz e alto falantes estéreo –, e não deixa de fora itens cada vez mais negligenciados pelos concorrentes da categoria; como o conector P2 e um LED de notificações.

Mas, será que o conjunto convence no dia a dia? E a bateria de apenas 4000 mAh, dá conta do recado? É isso que irei revelar ao longo desta análise.

Tá com muita pressa? Então confira abaixo a minha lista de prós e contras, ou vá direto para:

Prós e contras

Prós

  • Alto falantes estéreo espetaculares;
  • Excelente tela;
  • Compacto e fácil de usar com uma mão;
  • Boas câmeras;
  • Muito veloz.

Contras

  • Bateria com capacidade abaixo da média.
Asus Zenfone 8 é bom? Vale a pena? [Review] - Mobizoo

Design e tela

Apesar de não ser um smartphone bonito, o Zenfone 8 é muito bem construído.

O chassi de alumínio e a traseira de vidro fosco conferem elegância e solidez ao dispositivo, que, além de pequeno, é leve e relativamente fino.

Há uma capinha rígida inclusa na caixa do produto, e, além de proteger, ela melhora bastante a segurança do aparelho nas mãos.

Temos ainda um exclusivo LED de notificações na parte inferior do aparelho, um conector padrão para fones de ouvido com fio na parte superior, e um botão Power pintado de azul para dar um tchã.

Asus Zenfone 8 - LED de notificações

As bordas em torno da tela são pequenas, mas eu confesso que a posição do recorte da câmera frontal me incomodou.

O canto superior esquerdo não é o meu preferido (prefiro no meio), e para piorar, há um estranho espaço entre o “buraquinho” e a quina arredondada. Que nervoso!

Felizmente a tela do modelo é tão incrível, que você até esquece desse detalhe.

Asus Zenfone 8 - Tela

O painel AMOLED do Zenfone 8 tem calibração de cores impecável em qualquer situação, contraste incrível, brilho forte o suficiente para uma boa visualização ao ar livre, e ainda um modo Always On (tela sempre ativa) que realmente funciona o tempo todo, diferente dos Xiaomi, que só mostram por 10 segundos (por que, senhor?!).

Ah, e não posso esquecer: o leitor de impressão digital incorporado na tela funciona muito bem.

Unboxing

Câmeras

A Asus costuma colocar boas lentes e bons sensores da Sony em seus smartphones, e desta vez não foi diferente.

O Zenfone 8 traz o excelente IMX686 Exmor RS de 64 MP na câmera principal, que combinado com o autofoco PDAF, a estabilização óptica da lente (OIS), e o bom processamento de imagem do Snapdragon 888, produz fotos com alto nível de detalhes, cores vibrantes e bom alcance dinâmico (HDR), como você pode ver nas imagens a seguir:

Teste de câmera - Asus Zenfone 8 Teste de câmera - Asus Zenfone 8 Teste de câmera - Asus Zenfone 8 Teste de câmera - Asus Zenfone 8

Quem precisa de uma terceira lente macro mequetrefe, quando se tem uma principal com boa distância focal?

Teste de câmera - Asus Zenfone 8 Teste de câmera - Asus Zenfone 8

A lente ultrawide também faz bonito entregando qualidade bem próxima à da lente principal, poucas distorções nas bordas e HDR competente, mas obviamente, por conta de suas limitações, ela não se sai tão bem quanto a principal em situações mais desafiadoras de luz.

Teste de câmera - Asus Zenfone 8

A câmera frontal do Zenfone 8 faz selfies super detalhadas e com HDR bacana quando há boa luz, e até que não se sai tão mal em ambientes menos iluminados, apesar de não bater de frente com um iPhone 12, por exemplo.

Teste de câmera - Asus Zenfone 8 Teste de câmera - Asus Zenfone 8

No geral a experiência foi bastante positiva em fotos e vídeos, lembrando que este smartphone ainda filma em 8k.

Para ver as fotos deste review em tamanho original, acesse o Google Drive do Mobizoo.

Teste de desempenho [vídeo]

Não há muito o que falar do desempenho do hardware do Zenfone 8.

O aparelho é absurdamente veloz em qualquer tarefa do dia a dia – resultado da combinação processador poderoso + tela de alta frequência –, e roda todos os games da atualidade com desenvoltura, mesmo quando o título está na qualidade gráfica mais alta.

O único detalhe negativo é a temperatura que o aparelho atinge quando está rodando games pesados como Genshin Impact, chegando a bater os 50 graus quando é mais exigido.

Veja com seus próprios olhos no vídeo abaixo:

Importante: a Asus liberou a atualização para o Android 12 no Zenfone 8, porém ela deve ser feita manualmente através de um download no site da fabricante, e não de forma automática via sistema.

Bateria

Aqui temos o ponto fraco do Zenfone 8.

Não me entenda mal; a bateria do modelo está longe de ser ruim – sendo aceitável para a maioria dos usuários –, porém, se você joga bastante ou assiste muitos vídeos durante o dia, é provável que não fique feliz com a autonomia do dispositivo.

Com uso mais intenso é difícil conseguirmos 1 dia inteiro de uso com uma carga completa, então prepare-se para carregar o aparelho por volta da 20h se você se encaixa neste perfil.

Agora, se você é uma pessoa “normal” que usa o telefone principalmente para redes sociais, YouTube, WhatsApp e um pouco de trabalho, dá para conseguir até 7 horas de tela com o modelo, e até 24 horas de uso comum sem maiores dificuldades.

Áudio

Hoje em dia existem muitos celulares com alto falantes estéreo, mas pouquíssimos são realmente bons como os do Zenfone 8.

As “caixinhas” do modelo oferecem som impressionante – especialmente se você leva em conta o tamanho do aparelho –, com volume generoso, graves potentes, médios e agudos equilibrados e nenhuma distorção.

A experiência é excepcional para jogar, assistir filmes e séries, e ouvir músicas, deixando tudo mais envolvente até mesmo em ambientes ruidosos, portanto cuidado para não ser inconveniente.

Veredito

Se você busca um celular poderoso e completo, e está cansado(a) de aparelhos gigantes, o Asus Zenfone 8 é uma das melhores compras da atualidade.

O modelo tem pegada super confortável e cabe em qualquer bolso, é à prova d’água, conta com um dos melhores alto falantes estéreo que eu já vi num Android, ostenta uma tela AMOLED impecável, possui câmeras competentes, e ainda oferece muita velocidade e fluidez em qualquer app ou game.

O único ponto de atenção é a bateria que não entrega um dia inteiro de autonomia em momentos de uso mais intenso, algo comum em celulares pequenos, mas pelo menos o carregador incluso é bem rapidinho.

O principal concorrente do top da Asus nesta faixa de preço é o Motorola Moto G200, mas é importante lembrar que ele não é à prova d’água, não tem alto falantes estéreo, não tem estabilização óptica na câmera e nem tela AMOLED, além de ser imenso com suas 6,8 polegadas de tela.

Ok, a opção da Motorola tem processador um pouquinho melhor (Snapdragon 888+) e bateria de maior duração, porém não há como negar que o Zenfone 8 é bem mais completo.

Por estes motivos, meu veredito é:

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja como fazemos nossas análises de celular.

Deixo o meu agradecimento à assessoria da Asus, que gentilmente emprestou o celular utilizado nesta análise.

Ficha técnica

Características

Sistema Android 11
Lançamento 04 novembro, 2021
Dimensões 148 x 68.5 x 8.9 mm
Peso 169 gramas
Cores preto e prata
Biometria Leitor de impressão digital na tela
Construção Chassi de alumínio, Traseira de vidro, Vidro Gorilla Glass na tela
À prova d'água

Tela

Tecnologia do painel AMOLED, 120Hz, HDR10+
Tamanho 5,9 polegadas
Resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels)
Proporção 20:9

Hardware

Chipset Snapdragon 888
Processador Octa core (máx. 2,9 GHz)
GPU Adreno 660
RAM 8 GB
Armazenamento 128 GB, 256 GB
Entrada p/ microSD Não

Câmeras

Principal 64 MP f/1.8 com OIS e PDAF
Ultrawide 12 MP f/2.2 Dual Pixel PDAF
Macro integrada na ultrawide
Frontal 12 MP f/2.5 Dual Pixel PDAF
Gravação de vídeo 8K 30 fps

Conectividade

Dados móveis 5G
Dual chip
eSim
Wi-Fi Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6e dual-band
Bluetooth 5.2, A2DP, LE, aptX HD, aptX Adaptive
NFC
GPS Dual-band A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO, QZSS, GNSS
Infravermelho
USB Tipo C 2.0
Sensores Acelerômetro, Proximidade, Luminosidade, Giroscópio, Bússola

Bateria

Capacidade 4000 mAh
Carregador 30W, Carregamento reverso

Áudio

Alto falante Estéreo
Entrada P2 (3.5mm)
Rádio FM
Amplificador digital Não possui

Mais sobre: Asus