[Resolvido] Recuperando arquivos apagados com EaseUS

Quem nunca passou por isso: um vírus que te fez perder todos aqueles documentos importantes de um trabalho, um “pau” no HD que mandou pro espaço todas as suas fotos daquela viagem incrível, ou mesmo um simples pen drive que de repente mostra um monte de atalhos no lugar dos seus arquivos. É de tirar qualquer um do sério, não é?

Felizmente, já existem muitos programas que podem te salvar dessas situações ultra estressantes, e hoje eu vou mostrar um dos melhores que eu já testei: o EaseUS Data Recovery.

Trata-se de um software completo para recuperação de dados perdidos ou excluídos em HDs, SSDs, pen drives e cartões de memória, que funciona tanto no Windows quanto no Mac. Bora conhecer?

via GIPHY

Recuperando arquivos apagados do seu computador

Antes de mais nada, obviamente você precisa instalar o EaseUS no seu computador. A versão Free (grátis) permite recuperação de até 2 GB em dados, mas você também pode testar a versão Pro (completa e sem limites) por algumas semanas antes de comprá-la.

Use os links abaixo para fazer o download (Windows):

E estes links para fazer o download (Mac):

Feita a instalação, é hora de fazer uma varredura atrás dos arquivos que você perdeu.

Abra o EaseUS, selecione o local onde você perdeu os seus dados (discos rígidos ou dispositivos de armazenamento externo) e inicie a verificação.

Como usar o EaseUS - Mobizoo

A verificação rápida (como o nome já diz), será bem rápida, mas assim que ela for concluída acontecerá a verificação profunda, que pode demorar um pouco mais ou bastante, dependendo do volume de dados que você perdeu.

Verificação de arquivos deletados com EaseUS - Mobizoo

Apesar de demorar mais, a verificação profunda é capaz de encontrar muito mais arquivos perdidos, explorando cada índice das partições que já existiram no dispositivo.

Após a verificação completa, você pode pré-visualizar e até filtrar por tipo os arquivos recuperáveis, selecionando quais deles de fato você irá restaurar.

Mas atenção: você não deve, de jeito nenhum, salvar os arquivos recuperados no mesmo local em que eles foram perdidos. Depois não diga que eu não avisei!
Como recuperar arquivos apagados com EaseUS - Mobizoo

Como recuperar 2 GB de dados gratuitamente

Se você não perdeu um volume muito grande de dados, é possível que você consiga resolver seu problema apenas com a versão Free do EaseUS. Ou seja, sem gastar nenhum tostão. Só que para isso, você deve dar uma “forcinha” pros desenvolvedores.

Assim que você instala a versão Free, apenas 500 MB estão liberados para recuperação. Mas calma, pois para liberar os 1,5 GB restantes, basta divulgar o produto nas suas redes sociais. O botãozinho para compartilhar está logo ali, na barra superior do programa.

Recupere 2 GB de arquivos apagados gratuitamente com EaseUS - Mobizoo

Ok, não é muita coisa, mas pode ser a salvação para quem perdeu um trabalho da faculdade no pen drive por conta de um vírus.

Minha experiência pessoal com o EaseUS

Em 2014 eu fiquei desesperado ao perder mais de 400 fotos e uma dezena de vídeos feitos durante uma grande viagem que fiz pela Europa, após um grave problema ocorrido com o meu HD externo.

Como sempre fui “rato” de tecnologia, eu já sabia que teria que gastar uma grana num laboratório de recuperação de HDs (vi isso acontecer inúmeras vezes nas empresas que trabalhei), mas resolvi dar uma chance para o EaseUS, mesmo sem acreditar muito. Sairia bem mais barato se desse certo.

Para minha surpresa, consegui recuperar quase 90% dos arquivos perdidos, ficando apenas sem aqueles que estavam no setor mais danificado do HD. Como eles nem eram assim tão importantes para a memória da minha viagem, me dei por satisfeito com o resultado.

Bom, agora eu quero saber de você: quantas vezes você precisou recorrer à esse tipo de programa? O EaseUS foi um deles? Conte pra gente como foi sua experiência aí nos comentários!
Mais sobre: windows