Por que VPNs vêm liderando os downloads de apps entre usuários de smartphones nos últimos anos?

VPN é uma sigla em inglês que significa virtual private network, ou em bom português, rede virtual privada.

Resumindo bastante sua função, um VPN oculta as atividades de um usuário de seu provedor de internet, sites e aplicativos, o que pode ser encarado como uma forma de navegar pela internet com maior privacidade.

Por que as VPNs estão liderando os downloads? - Mobizoo

De acordo com pesquisa encomendada pela AtlasVPN, o número de downloads de aplicativos do tipo teve seu auge em 2021, chegando à marca de 785 milhões de 2021, sendo que no ano anterior, o número chegou a 277 milhões apenas, ou seja, houve um aumento de quase 200% na procura dos usuários que gostariam de baixar aplicativo VPN.

Como dito mais acima, o uso de VPNs pode fazer sentido tanto para usuários que buscam maior privacidade online, mas há também um lado corporativo desta mesma moeda, especialmente com o crescente número de empresas que passam a adotar esquemas de trabalho em casa nestes últimos tempos, o que faz com que a adoção da tecnologia faça bastante sentido considerando sua segurança mais robusta, se comparada a conexões comuns.

VPN também significa mais liberdade

Além de questões ligadas à privacidade e segurança de dados, o uso de VPNs tem entre seus principais benefícios permitir que o usuário final “destrave” conteúdos de outras regiões em serviços de streaming, o que certamente contribuiu para impulsionar esse tipo de serviço para o público, digamos, mais casual.

Hoje os smartphones também são sinônimo de entretenimento, seja por meio de jogos online ou com diversos apps que permitem ao usuário  assistir séries, filmes e demais conteúdos de sua preferência – sem restrições ligadas à sua geolocalização, por exemplo. Quer saber o que está em alta na Netflix japonesa? Com VPN, é fácil descobrir.

Esta liberdade praticamente irrestrita se aproxima de um dos pilares fundamentais da internet desde o seu surgimento: a troca livre de informações, e agora pode ser realizada de maneira mais segura, graças à camada de proteção adicional oferecida pelas redes privadas.

Claro que esse crescimento não se deve somente aos indivíduos que querem um catálogo de streaming mais variado. Muitas pessoas passaram a buscar a camada extra de proteção das VPNs para acessar serviços sensíveis, como os apps de bancos, corretoras de investimentos e plataformas de pagamento.

Com interfaces cada vez mais acessíveis, os serviços de VPN aos poucos deixam de ser coisa de usuários mais avançados e caem nas graças do povo, conclusão comprovada pelos crescentes números de downloads feitos por gente que busca resgatar algumas das liberdades primordiais da internet, tomando para si o controle de suas próprias conexões.

Mais sobre: Segurança