Meu celular foi roubado! O que fazer?

Seu celular foi roubado? Calma, eu sei… a sensação é muito ruim… Respira fundo, toma um copo d’água e vem comigo, pois eu vou te mostrar o que fazer nesse momento difícil.

Vamos tentar rastrear seu aparelho, mas, se isso não for possível, partimos para a limpeza e bloqueio do mesmo, para que você fique tranquil@ com relação aos seus dados. Além disso, é importante fazer a ocorrência corretamente, especialmente se você possuir um seguro.

Meu celular foi roubado! O que fazer? - Mobizoo

Como rastrear um celular que foi roubado

Androids em geral

Após ter o celular roubado o primeiro passo e tentar rastrear o seu aparelho. A própria Google oferece esse serviço para o Android, e ele geralmente vem ativado por padrão no seu celular.

Para tentar rastrear, basta acessar a página que mostra informações sobre o seu Android, inclusive uma localização bem aproximada. O sistema tentará fazer conexão com o seu celular e caso obtenha sucesso, você terá informações como localização bateria, rede em que ele está conectado e outros. Você ainda terá acesso a recursos como:

  • Reproduzir Som: Faz com que o aparelho comece tocar, é bem útil para caso você perder o celular dentro da própria casa.
  • Bloquear: Irá bloquear o seu aparelho e redefinir a senha para que ele seja desbloqueado.
  • Limpar: Irá limpar completamente todos os dados do celular. Caso você tenha sido roubado e não tenha mais esperanças de recuperá-lo ou apenas queira deletar seus dados antes que sejam usados de forma indevida, basta usar esta função. Mas lembre-se, não há como voltar atrás e você perderá absolutamente tudo, e também não conseguirá mais rastrear o aparelho.
Google Encontre meu dispositivo
Se você está lendo esse artigo como prevenção, vá no menu Configurações > Gooogle > Segurança > Encontre meu dispositivo e verifique se esta opção está ligada. Com isso ativado, o Google será capaz de enviar coordenadas sobre a localização do seu aparelho, mesmo que ele esteja com o GPS desligado, mas por precaução tente sempre deixar esse recurso ativado.
Como ativar o Encontre meu dispositivo no Android

iPhone

Acesse a página do iCloud no seu navegador ou use o app Buscar meu iPhone em outro dispositivo iOS, e selecione o dispositivo que quer rastrear.

Você pode ativar o “Modo Perdido” e bloquear seu aparelho, exibindo uma mensagem personalizada na tela com suas informações de contato, por exemplo. Esse modo também desativa o Apple Pay, então seus dados de cartão de crédito ficarão seguros.

Como buscar meu iPhone roubado

Assim como no Android, você também pode usar a opção “Apagar Dispositivo”, paga apagar todos os seus dados remotamente. É importante salientar que após feito isso, não será mais possível buscar informações sobre localização, então é bom deixar isso para último caso, ou se você não for tentar recuperar o aparelho.

Essas ações também serão feitas caso seu aparelho esteja desligado ou sem acesso à internet. Ao realizar algum dos comandos citados anteriormente, assim que seu celular se conectar a internet todas as ações entrarão em vigor. Se você não ativou o recurso “Buscar Iphone”, citado mais acima, não será possível localizá-lo ou realizar as outras ações. Você pode conferir mais informações sobre essas funções na página oficial da Apple.

Assim como no Android, no iPhone você também precisa estar com a opção de rastreio ativa antes do roubo acontecer. Ela vem ativada por padrão, mas é sempre bom verificar. Vá na aba “iCloud” e ative a opção “Buscar iPhone”.

Ativar o Buscar iPhone

Celulares da Samsung

Os celulares Samsung possuem 2 serviços de rastreamento integrado; o do Google, e o da Samsung. O do Google é o mesmo disponível em qualquer outro celular Android (esse que vimos anteriormente), e o da Samsung fica atrelado à sua conta Samsung.

Em caso de roubo do seu celular, basta acessar a página da empresa e entrar com a mesma conta que foi adicionada no aparelho. Além de conseguir rastrear seu aparelho, você pode conseguir a última localização do mesmo, antes dele ser desligado. Além disso outras opções estarão disponíveis, como por exemplo:

  • Bloquear minha tela: Bloqueia a tela, o botão de ligar e desligar e o Samsung Pay no aparelho.
  • Fazer meu celular tocar: Faz o celular tocar, recurso útil caso você tenha perdido o celular em casa.
  • Fazer backup de dados: Faz o backup de todos os seus dados na Samsung Cloud9.
  • Apagar dados: Apaga todos os dados do seu aparelho.

Se alguém trocar o seu chip, você receberá uma notificação no site com o novo número. Um membro da família pode ser atribuído como “Guardião”, fazendo com que esse membro também consiga localizar o seu aparelho. O histórico das 50 chamadas mais recentes estará disponível e é possível até prolongar a vida da bateria se necessário. Confira mais informações sobre os serviços da Samsung aqui.

Como rastrear o celular que foi roubado com a conta Samsung

O serviço de rastreamento da Samsung não vem ativado por padrão, já que você precisa logar na sua conta Samsung para ativá-lo.

Basta ir no menu Configurações > Tela de bloqueio e Segurança > Localizar meu dispositivo > Adicionar conta Samsung.

Como ativar o rastreamento de celular Samsung
Atenção: Caso você consiga rastrear o celular, acione a polícia que eles saberão a melhor maneira de prosseguir com a situação. Não tente resolver a situação com suas próprias mãos, pois pode ser muito perigoso.

Como fazer o boletim de ocorrência de um celular que foi roubado

Tão importante quanto tentar rastrear, apagar e bloquear seu celular remotamente, é fazer o Boletim de Ocorência (B.O.) do roubo.

Isso é fundamental para quem foi roubado e possui um seguro para celular – já que o documento será exigido pela seguradora, mas também é importante para o bloqueio do IMEI do dispositivo, que o tornará inutilizável, e também como dado para as políticas de segurança da sua cidade.

Na maioria dos casos o B.O. deve ser feito na delegacia mais próxima do local onde o delito aconteceu, mas em caso de furto, é possível fazer o registro online. Veja os estados onde isso é possível:

Alagoas 
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Santa Catarina
São Paulo
Tocantins

Como bloquear o IMEI de um celular que foi roubado

Se você não vai conseguir recuperar o seu celular, é importante fazer o bloqueio do IMEI dele. O IMEI é um número que serve para identificar o seu aparelho. É algo único assim como nossas identidades e, por isso, não existem numerações repetidas. Esse código geralmente possui 14 números e serve para identificar a regularidade do seu aparelho.

Ao ter um celular roubado, você pode bloquear seu IMEI através da sua operadora, e assim fazer com que ele seja totalmente impedido de acessar as redes de celular. Ou seja, ele não vai mais fazer chamadas, enviar mensagens ou se conectar à internet.

O primeiro passo para isso é saber qual é o código IMEI do celular. Se você ainda possui a caixa do aparelho, ótimo! basta consultá-la.

Celular roubado - Imei na caixa

Agora, se você não possui mais a caixa do aparelho, ou mesmo não tem o IMEI do mesmo anotado em algum lugar, o jeito é consultar essa informação online.

  • Para Androids: Acesse o Dashboard do Google, vá na opção “Androids”, e depois em “Encontre meu dispositivo”. Seu modelo aparecerá no canto superior esquerdo da tela e, ao clicar no pequeno “i“, você verá informações sobre ele, inclusive o IMEI.
Celular roubado - IMEI no Google Dashboard
  • Para IOS: Acesse o painel do seu ID Apple em algum navegador, vá à seção “Dispositivos“, e selecione o dispositivo que deseja ver o número do IMEI.
Celular roubado - IMEI no iTunes

Com o número em mãos, é hora de bloquear o IMEI do aparelho. Para isso, ligue para a sua operadora, selecione a opção “bloqueio em caso de perda ou roubo“, ou fale com um atendente. Veja os números de cada uma:

  • Claro: 1052
  • Oi: 1057 ou *144
  • TIM: 1056 ou *144
  • Vivo: 1058 ou *8486
  • Nextel: 1050 ou (11) 4004–6611

Serão solicitados os seus dados pessoais, e pode ser que o Boletim de Ocorrência também seja solicitado. Informe tudo que for necessário, e anote o protocolo (muito importante!), pois, caso você recupere o aparelho, esse protocolo será exigido para o desbloqueio do IMEI.

Nota do Editor: Recentemente eu tive meu celular roubado, e na Claro eu consegui fazer o bloqueio do IMEI rapidamente, mesmo antes de ter feito o Boletim de Ocorrência.

Bom, é isso. Espero que este guia tenha te ajudado, e caso tenha algum dúvida ou sugestão em caso de roubo, deixe aí nos comentários.

Mais sobre: segurança