Opinião

Globosat Play: um serviço na contramão do futuro

Houve um tempo em que para ver um programa de TV que a gente gostava, tínhamos que ficar plantados esperando o horário do programa, muitas vezes sendo obrigados à assistir outra coisa não tão interessante. Graças aos deuses da tecnologia isso não é mais necessário, já que há mais de 1 década nós temos os serviços on demand de TV, como o Globosat Play.

O problema é que nem todos os serviços – como é o caso do Globosat Play – entendem que estamos no décimo sexto ano do século 21, e que por isso, não aceitamos mais certos tipos de restrições, típicas do século passado. Eu já te explico.

Enquanto serviços como o NETFLIX e o HBO Now fazem a cabeça do mundo todo com seus modelos de negócio baseados em uma assinatura mensal acessível, que permite o consumo de todo o conteúdo disponível nestas plataformas, o Globosat Play permanece atrelado às ultrapassadas operadoras de TV por assinatura.

Ou seja, você só pode acessar os conteúdos on demand da Globosat se tiver uma assinatura de TV, seja ela NET, SKY, Oi, VIVO, etc.

Sim, você entendeu certo. Simplesmente não é possível assinar o Globosat Play diretamente, como acontece com a NETFLIX.

Globosat Play para quem?

Apesar do serviço dispor de aplicativos para XBOX, iOS, Android, Smart TVs e outras plataformas, não adianta nada você instalar um desses aplicativos no seu aparelho se você não é um assinante de alguma TV.

O mais bizarro: se você já é assinante de TV por assinatura, muito provavelmente já possui o serviço on demand da própria operadora, que dá acesso aos conteúdos dos canais Globosat, como é o caso do NET NOW.

Resumindo: o serviço só está disponível para quem é assinante de TV, mas quem já é assinante de TV não precisa do serviço. Isso não faz sentido!

canais globosat play

O produto certo vendido do jeito errado

Eu gosto bastante de alguns programas do GNT, como o Papo de Segunda (debates), alguns do Multishow como o Anota Aí (viagens), ou mesmo aqueles os mais undergrounds do Canal Brasil. Também conheço uma penca de gente que curte os conteúdos desses canais, mas, assim como eu não vê mais sentido em pagar TV por assinatura.

Para pessoas como nós, seria ótimo se Globosat adotasse o modelo de assinatura para acesso exclusivo aos conteúdos do Play. Qualquer 20 reais estava de bom tamanho!

Mas, enquanto isso não acontece, eu fico aqui curtindo minha NETFLIX mesmo.