Review Wonderfox HD Video Converter Factory Pro

Se tem uma coisa que volta e meia a gente precisa fazer, é converter vídeos. Seja para uso profissional ou entretenimento, com certeza em algum momento da sua vida você precisou de um bom conversor no seu computador.

Recentemente eu precisei converter uma série de vídeos antigos da minha família para um formato mais atual, que me permitisse fazer uma edição de boa qualidade, e felizmente eu descobri o excelente Wonderfox HD Video Converter Factory Pro.

O software me ajudou tanto, que eu decidi publicar este review, e não só isso: aproveitei para entrar em contato com os desenvolvedores, e descolei uma Licença Vitalícia para sortear entre @s leitor@s do site.

Quer concorrer? Basta se inscrever na nossa newsletter, e deixar um comentário aqui no post dizendo “Eu quero!”. O sorteio acontecerá no dia 30 de julho de 2018.

Como converter vídeos em qualquer formato - Mobizoo

HD Video Converter Factory Pro: centenas de formatos, dezenas de recursos, preço acessível

Softwares para editar e converter vídeos costumam ser bem caros, mas esse não é o caso do Wonderfox HD Video Converter Factory Pro. Neste momento sua licença completa e vitalícia, que dá direito à todas as atualizações e suporte, está custando apenas 35 dólares, o que é um baita negócio levando em consideração a quantidade de recursos que o programa oferece.

O que mais me chamou atenção nesta aplicação disponível somente para Windows foi a quantidade absurda de formatos que ele suporta (+ de 300) e a velocidade de conversão que oferece, mesmo em computadores não tão potentes. Mas ele não para por aí.

Para resumir um pouco da minha experiência de forma rápida e objetiva, aí vai uma lista de prós e contras:

Prós e contras

Prós:

  • Conversão para mais de 300 formatos;
  • Baixa vídeos do YouTube (e também de outras redes como Vimeo e Facebook) e os converte para vários formatos de vídeo ou áudio automaticamente;
  • Ótima velocidade. Conversão muito rápida;
  • Bons recursos de edição;
  • Muitas opções de compressão. Prático para diminuir tamanhos de arquivos;
  • Suporte e upgrades garantidos.

Contras:

  • Inferface antiquada;
  • Não existem versões para Mac ou Linux.
Este review refere-se somente à versão Pro do HD Video Converter Factory. Você pode testar alguns recursos do software na versão gratuita, porém há uma série de limitações.
HD Video Converter Factory Pro: centenas de formatos, dezenas de recursos, preço acessível

HD Video Converter Factory Pro: principais recursos

Apesar de ser um pouco “feinha”, e eu diria até ultrapassada, a interface do Video Converter Factory é bem simples e direta: você adiciona os arquivos que deseja converter através do enorme botão Add Files, seleciona o formato de saída para cada arquivo na coluna da direita, e clica em começar (Run).

Há também o enorme botão Download Video onde você cria uma fila de vídeos para serem baixados e covertidos diretamente do YouTube, com direito à seleção do formato de saída, em vídeo ou somente áudio.

O programa possui uma série de presets para dispositivos específicos – entre eles diversos modelos de smartphones, tablets e TVs – o que torna a conversão bem mais fácil para quem não entende nada de formatos de vídeo, tipos de compressão e outros dados técnicos que geeks adoram.

A lista de formatos de arquivo e tecnologias de compressão de vídeo suportados é enorme, contando com os populares MP4, MKV, AVI, MOV, DIVX, WEBM, H264, H265, e também os antigos 3GP, WMV, MPEG e FLV, ótimos para ressuscitar aquelas memórias esquecidas em algum backup.

Se você quiser ir mais fundo, dá para personalizar a saída de cada arquivo no detalhe, inclusive com a possibilidade de fazer upscalling de vídeos SD (480p) para HD (720p) com um ganho considerável de qualidade, e também de embutir legendas (.srt).

HD Video Converter Factory Pro: opções de personalização de saída

Veredito

Eu já bati muita cabeça nessa vida atrás de bons “programinhas” grátis para converter vídeos, até que tomei vergonha na cara e percebi que, se o software é bom, nada mais justo que você pagar por ele. Afinal, quem é desenvolvedor sabe que dá um trabalho desgraçado construir ferramentas eficientes, e mais importante: todo mundo precisa comer e pagar suas contas.

Depois que eu abri minha cabeça nesse sentido, descobri todo um universo de ferramentas que são muito boas e custam pouco, como é o caso do HD Video Converter Factory Pro.

Nas últimas semanas eu converti diversos vídeos utilizando o programa, e ele não me deixou na mão nenhuma vez. Leia-se: não deu nenhum crash, e gerou tudo com rapidez e qualidade muito satisfatórias.

Nos meus testes mais específicos, vídeos convertidos de Bluray para MP4 Full HD mantiveram a mesma qualidade de imagem e som do original, e vídeos 4K “ripados” tiveram tamanho de arquivo reduzido em até 30% sem redução de qualidade no MKV.

Por todos estes motivos, meu veredito é: