O Samsung Galaxy S20 FE é o “top de linha acessível” mais recente da marca, do mesmo jeito que tivemos o S10e e S10 Lite no passado. O nome muda, mas a proposta é a mesma.
Para ser o “custo-benefício” entre os aparelhos premium da empresa, o FE sofreu cortes de custos nas câmeras, bateria, resolução de tela e construção, mas manteve a alta taxa de atualização no painel AMOLED (120 Hz), e o mesmo processador dos modelos mais caros (Exynos 990 ou Snapdragon 865).
Mas, será que os R$ 2.300 atualmente cobrados pelo modelo são justos para o que ele entrega? Continue lendo para descobrir.
Vá direto para:
O Galaxy S20 FE possui traseira em plástico fosco que é até bem bonita, mas não deixa de ser um ponto negativo do celular, considerando que ele chegou com preço de premium. Bom, pelo menos o chassi do bonitão é de metal.
Seu design é mais “quadradão” que o dos S20 mais caros, e o módulo retangular das câmeras mais parece da linha Note 20 do que propriamente da S20. É válido ressaltar que esse aparelho tem a mesma certificação IP68 dos outros S20, que garante proteção contra água.
Sua tela possui 6,5 polegadas, usa a tecnologia Super AMOLED, tem HDR10 e 120 Hz de taxa de atualização, recursos parecidos com os dos outros modelos. Ela tem resolução Full HD+ e proporção 20:9, que deixa o celular mais “esticado”, melhorando sua ergonomia e até mesmo a experiência de assistir vídeos nele.
O leitor biométrico está embutido na tela, mas não é dos melhores (é aquele óptico que falha um bocado).
Inicialmente o modelo vinha com o processador Exynos 990 da própria Samsung, mas foram tantos os problemas de aquecimento, desempenho e bateria, que a fabricante resolveu lançar uma nova versão do aparelho com o processador Snapdragon 865. Beeeeem melhor!
O Galaxy S20 FE é vendido em versões com 6 GB ou 8 GB de memória RAM e memória interna de 128 GB ou 256 GB, com espaço para cartão externo.
Ao todo são três câmeras traseiras. A principal tem 12 MP, recurso dual pixel e estabilização óptica. A secundária tem 8 MP, lente teleobjetiva e zoom óptico de 3 vezes. A terceira e última é de 12 MP e conta com lente ultrawide, para enquadramento maior. Sua câmera frontal é de 32 MP e tem HDR. Para gravações de vídeo, ele filma em 4K tanto na câmera traseira quanto na frontal.
Sua bateria tem 4.500 mAh – a mesma capacidade do S20 Plus –, porém a Samsung deu uma bela vacilada no carregador: ao invés de colocar na caixa o carregador de 25w presente em diversos aparelhos da marca em 2020 (A71, Note 10 Lite e o próprio S20), a empresa manda junto com o S20 FE aquele mesmo carregador de 15w do S7 (!!!).
Pra compensar, o modelo tem carregamento sem fio e carregamento reverso. Ufa!
Unboxing
Ficha técnica
Importante: A Samsung lançou uma nova versão do Galaxy S20 FE no Brasil, desta vez equipado com o chipset Snapdragon 865. Todas as demais especificações continuam iguais.- Modelo SM-G780FZGJZTO;
- Android 10 com One UI 2.5;
- Tela Super AMOLED Full HD+ de 6,5 polegadas e 120 Hz;
- Chipset Exynos 990 Octa-core (2,73 GHz);
- GPU Mali G-77;
- 6 GB ou 8 GB de RAM;
- 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno + entrada para micro SD;
- Câmera traseira tripla:
Wide 12 MP f/1.8 com autofoco PDAF, dual-pixel e estabilização óptica;
Teleobjetiva 8 MP f/2.2 com zoom óptico de 3x;
Ultrawide 12 MP f/2.2; - Gravação de vídeo 4K a 60fps;
- Câmera frontal: 32 MP f/2.2;
- Leitor de impressão digital traseiro;
- Sensores: acelerômetro, proximidade, bússola, giroscópio;
- Bluetooth 5;
- GPS, Glonass, Beidou, Galileo;
- Tem certificação IP68;
- USB Tipo C;
- Bateria de 4500 mAh com carregamento rápido até 25w (porém na caixa vem um carregador de 15w);
- Carregamento sem fio;
- Carregamento reverso.
Avaliação
Prós
- Mesmo processador dos modelos mais caros (agora com versão Snapdragon 865);
- Tela AMOLED de 120 Hz;
- Tem proteção contra água;
- Boas câmeras;
- Mais opções de cores.
Contras
- Traseira de plástico;
- Poderia ter chegado com 5G;
- Sem entrada 3,5mm para fone de ouvido;
- O leitor de impressão digital na tela não é dos melhores;
- Carregador de 15w, e não de 25w como nos demais modelos (é lento, viu?).
Pontuação Antutu Benchmark
A pontuação acima é da versão Exynos do S20 FE. A versão com Snapdragon 865 marca 623.000 pontos.
Preço
O Galaxy S20 FE pode ser encontrado atualmente por R$ 2.300 no varejo online, preço que o coloca como uma das melhores opções para quem busca muita potência de hardware, conjunto de câmeras de alto nível e tela de 120Hz.
Ele é perfeito para o público gamer que precisa de desempenho extremo para rodar jogos pesados, e também vai atender muito bem que busca uma experiência de top de linha, mas não quer gastar muito.
O que você achou do Samsung Galaxy S20 FE? Conte aí nos comentários!