A linha Note 20 chegou bem cara no meio de 2020, mas agora no final do ano quem deve brilhar é a linha anterior. O Samsung Galaxy Note 10 caiu para a faixa dos R$ 2.699, se tornando uma opção bastante interessante para quem busca um smartphone premium, sem gastar muito.
O modelo é mais compacto que o Note 10+, porém traz os mesmos 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, tela Dynamic AMOLED de alta resolução, processador potente e caneta S Pen.
Mas, será que ele ainda vale a pena? É isso que vamos responder nessa análise completa.
Vá direto para:
Design e tela
O Galaxy Note 10 tem a construção que se espera de celulares premium, com acabamento de vidro (protegido por Gorilla Glass) e laterais em alumínio. O aparelho é revestido de uma pintura brilhante, com efeito holográfico quando a luz está contra, dando um visual bem legal de mistura de cores.
As câmeras foram colocadas na vertical e como o leitor biométrico é embutido à tela, o restante do corpo do Galaxy Note 10 fica livre e sem detalhes. Na parte frontal ele possui tela com laterais levemente curvas e faz ótimo aproveitamento de bordas. A câmera de selfies é alocada em um pequeno furo na tela, solução discreta que busca dar mais destaque ao painel do aparelho.
Essa tela possui 6,3 polegadas, tamanho que hoje é considerado normal entre os celulares. Ela usa a tecnologia Dynamic AMOLED e resolução Full HD+, além de ter o recurso de HDR para melhorar a qualidade das cores, brilho e contraste das imagens. Essa tela é protegida por Gorilla Glass 6, que vai evitar aqueles pequenos arranhões do dia a dia.
S Pen
A S Pen é o diferencial do celular e, para falar a verdade, é o único motivo da linha Note existir. Ela funciona apenas no celular, tem sistema de pressão e detecção automática do celular antes mesmo de ser encostada na tela. A caneta pode ser usada para fazer desenhos, anotações em manuscrito (convertidas para digital posteriormente) e até dar comandos por gestos ao celular.
Por exemplo, ao editar vídeos, você pode selecionar uma parte específica da gravação e girar a caneta em sentido horário ou anti-horário, fazendo com que o vídeo avance ou retroceda. Vale lembrar que ela é guardada dentro do celular, e enquanto está assim, sua bateria é recarregada.
Câmeras
Este celular possui três câmeras traseiras. A principal tem 12 MP e abertura f/1.5 até 2.4, sim a abertura é variável e se ajusta de acordo com o ambiente. A secundária é uma telefoto de 12 MP, com abertura f/2.1 e zoom óptico de duas vezes. A terceira e última tem 16 MP, lente ultra wide e abertura f/2.2. A câmera frontal possui 10 MP com abertura f/2.2.
Apesar de não ser o celular mais recente, as câmeras ainda fazem bonito perante os concorrentes. O Galaxy Note 10 consegue fotos incríveis e ricas em detalhes sob a luz do dia, e também entrega bons resultados no seu modo noturno, recurso que vem sendo aprimorado pelas fabricantes nos últimos anos. As câmeras auxiliares dão a versatilidade que usuários buscam para tirarem fotos em diferentes estilos.
A câmera frontal não decepciona e consegue fotos excelentes e com bom foco, graças ao recurso de dual pixel. O Galaxy Note 10 é um bom aparelho para criadores de conteúdo, já que consegue realizar gravações de vídeo em 4K tanto com a câmera traseira quanto com a frontal. Ele também tem o recurso de “Live Focus”, que permite desfocar o fundo de filmagens em tempo real.
Você pode ver fotos tiradas com o Galaxy Note 10 aqui.
Desempenho
O Galaxy Note 10 usa o processador Exynos 9825, modelo de fabricação da própria Samsung que ainda é considerado “premium”. Ele é octa-core, tem clock de até 2,7 GHz e consegue rodar praticamente qualquer aplicativo ou jogo da Play Store sem problemas de desempenho. Não precisa se preocupar quanto a temperatura do celular ao rodar apps pesados, pois ele possui câmara de resfriamento interno.
Dificilmente o Galaxy Note 10 deverá apresentar travamentos, até porque ele possui 8 GB de memória RAM, quantidade que chega a ser exagero. Seu armazenamento interno é de 256 GB e não pode ser expandido via cartão de memória. Esse celular chega com o Android 9 instalado de fábrica, mas já com atualizações pendentes para o Android 10.
A bateria é o ponto fraco do Galaxy Note 10. São apenas 3.500 mAh de capacidade, valor que já era baixo mesmo na época do seu lançamento. Mesmo com processador e tela econômicos, o celular não deve passar de um dia de autonomia em uso moderado. Em caso de usuários mais “hardcore”, pode ser necessário carregar o celular antes do fim da noite.
O celular possui suporte ao carregamento rápido de até 25W, tem carregamento sem fio e carregamento reverso, que “doa” bateria a dispositivos compatíveis, seja outros celulares ou até mesmo acessórios como fones sem fio.
Ficha técnica
- Android 9 e ONE UI;
- 4G Dual Chip (2 nano SIM);
- Tela Super AMOLED dinâmico de 6.3 polegadas e 19:9 (1080 x 2280 px);
- Processador Exynos 9825 (7 nm) com 2 núcleos 2.73 GHz (Mongoose M4), 2 núcleos 2.4 GHz (Cortex-A75) e 4 núcleos 1.9 GHz (Cortex-A55);
- Mali-G76 MP12 ;
- 8 GB de RAM;
- 256 GB de armazenamento interno;
- Câmera tripla:
12 MP, f/1.5 até 2.4, 27mm (Principal), Dual Pixel PDAF, OIS
12 MP, f/2.1, 52mm (Telefoto) PDAF, OIS, 2x optical zoom
16 MP, f/2.2, 12mm (UltraWide)
Led para Flash; - Câmera frontal:
10 MP, f/2.2 26mm Dual Pixel PDAF; - Gravação de vídeo: 2160p@30/60fps, 1080p@30/60/240fps, 720p@960fps, HDR10+;
- GPS, Glonass, Beidou, Galileo;
- Sensores: Acelerômetro, Barômetro, Sensor de Impressão Digital Ultrassônico, Giroscópio, Geo Magnético, Sensor de Efeito Hall, Sensor de Luz RGB, Sensor de Proximidade;
- Sensor biométrico tela;
- USB 3.1 tipo C;
- Bluetooth 5;
- Bateria de 3500 mAh com carregamento rápido e carregamento reverso;
- Suporte a S Pen.
Avaliação
Prós
- Belíssima tela;
- Câmeras excelentes;
- Caneta S Pen;
- Muito veloz;
- Design bonito, compacto e confortável;
- Vai receber o Android 11;
- É à prova d’água.
Contras
- Pouca bateria.
Pontuação Antutu Benchmark
Preço
O Galaxy Note 10 pode ser encontrado por R$ 2.699, valor que condiz com a sua ficha técnica. Apesar dele não ser o lançamento mais recente da Samsung, ainda têm especificações boas o suficiente para figurar entre celulares premium do mercado.
Ainda vale a pena comprar o Galaxy Note 10 em 2020, mas só se você ver necessidade em usar a S Pen, que é um recurso muito bom para aumentar a produtividade. Se ela não é um acessório que te interessa então o Galaxy S10+, por exemplo, é melhor e pode ser encontrado na mesma faixa de preço.
Além disso, se você gosta da linha Note mas faz questão de uma bateria bacana, o Galaxy Note 10 Lite certamente é mais interessante (e barato).
O que você achou do Galaxy Note 10? Conte aí nos comentários!
Fotos: UOL, GSMArena, Samsung, PhoneArena