Óculos inteligente KUMI Meta V1 é bom? Vale a pena? [Review]

Siga no Google News

Os óculos inteligentes estão entre as opções mais interessantes das tecnologias vestíveis, e o KUMI Meta V1 é sem dúvida a alternativa mais acessível do momento.

O modelo custa pouco mais de 200 reais, é bem bonito e ainda traz uma penca de recursos, como integração com assistentes de voz, alto-falantes estéreo e resistência à água.

Eu testei o modelo por algumas semanas, e neste review conto como foi a minha experiência.

Tá com pressa? Dá uma olhada na minha lista de prós e contras, ou vá direto para:

KUMI Meta V1 é bom? Vale a pena? [Review] - Mobizoo

Prós e contras

Prós

  • Design bonito e confortável;
  • Modo de baixa latência;
  • Pode ser usado como óculos de sol polarizados ou filtro de luz azul antirreflexo.

Contras

  • Qualidade de áudio abaixo do esperado;
  • Duração da bateria mediana;
  • Sem controle de volume.

Design e construção

Apesar de ser um produto barato, o KUMI Meta V1 possui boa construção.

A resina termoplástica da armação é de boa qualidade (sólida, leve e flexível dentro do possível), e o acabamento é de primeira.

O design clássico inspirado no Ray Ban Wayfarer funciona bem para vários tipos de rostos, e o fato de ser transparente, mostrando todos os componentes eletrônicos presentes nas hastes, dá todo um charme geek ao produto.

Falando em hastes, é nelas que tudo acontece: os alto-falantes estéreo de baixa frequência estão ali, bem como as baterias, os microfones, as placas lógicas e as antenas Bluetooth. O mais legal: mesmo com tudo isso, as hastes possuem dimensões bem próximas às de óculos normais.

O desenho do encaixe para o nariz também oferece ótima ergonomia, e por isso, durante as minhas semanas de uso, em vários momentos eu esqueci que se tratava de um dispositivo eletrônico.

Ou seja, estamos falando de óculos realmente muito confortáveis, que você pode usar o tempo todo, se desejar.

Unboxing

Qualidade do áudio e funcionamento

O funcionamento dos smart glasses é idêntico ao de fones de ouvido Bluetooth, e por isso podemos dizer que o KUMI Meta V1 nada mais é que um fone de ouvido que você veste.

Basta fazer o pareamento com o celular para começar a ouvir, controlando tudo com os pequenos botões cromados presentes nas hastes (1 por haste):

  • 1 clique toca/pausa a música (ou atende chamadas do celular);
  • 2 cliques pulam para a próxima música;
  • 3 cliques voltam para a música anterior;
  • 1 clique longo (2s) aciona o assistente de voz do celular (ou rejeita chamadas);
  • 1 clique longo (5s) liga ou desliga o dispositivo.

Infelizmente não há comando para controlar o volume do celular diretamente pelos óculos, e nem sensor de movimento para, por exemplo, pausar a música quando você tira os óculos.

A qualidade do áudio emitido pelos alto-falantes de baixa frequência do KUMI Meta V1 foi o que mais me decepcionou, pois o som é abafado, pouco definido e por vezes até ruidoso.

Ou seja, como fones o produto é no máximo um quebra-galho para quem não quer ter nada cobrindo ou dentro dos ouvidos, ou precisa de um dispositivo de áudio para situações específicas, como andar de moto.

Os comandos de voz nos óculos funcionam bem e podem ser um aliado importante para quem dirige ou pilota com o GPS ligado o dia todo, já que é possível utilizar a navegação guiada por voz neles, dispensando aquelas perigosas olhadas para a tela do celular.

KUMI Meta V1 - Carregamento magnético

Bateria e carregamento

Durante as minhas semanas de uso o KUMI Meta V1 apresentou autonomia aceitável para este tipo de dispositivo, porém o resultado ficou bem abaixo do que podemos obter com um bom par de fones de ouvido TWS.

Os óculos possuem duas baterias de 90 mAh, totalizando 180 mAh, capacidade que está bem abaixo dos 450 mAh que encontramos nos estojos de fones TWS.

Você vai ter um bom tempo de uso durante o dia (até maior que o de fones TWS), mas depois de 8 horas vai ter que recarregar os óculos numa porta USB. Como você sabe, no caso dos fones basta colocá-los no estojo para usá-los tranquilamente no dia seguinte, e só pensar em USB lá pro fim da semana.

Ficha técnica

  • Peso: 44.8 g;
  • Material da armação: Resina Termoplástica;
  • 2 pares de lentes: Solar Polarizada e Filtro de Luz Azul (material: TAC);
  • 2 alto-falantes estéreo de baixa frequência;
  • 2 microfones omnidirecionais;
  • 2 LED indicadores nas hastes;
  • Bluetooth 5.0 LE;
  • Bateria 90 mAh x2;
  • Certificação IPX4 de resistência à água.

Veredito

O KUMI Meta V1 é um dispositivo recomendado somente para três tipos de público:

  1. Pessoas que precisam de um dispositivo de áudio que não vai fechar os ouvidos (e não se importam com a qualidade de áudio inferior);
  2. Pessoas que trabalham na direção, e precisam da navegação guiada por voz, sem bloquear os sons do trânsito;
  3. Geeks que querem um acessório diferentão e tecnológico.

Como óculos de sol ou óculos de luz azul ele é bem estiloso e confortável, mas como fone de ouvido fica devendo um caminhão de qualidade.

Por isso, meu veredito é:

bacana

Preço e onde comprar

O KUMI Meta V1 está à venda no AliExpress com frete grátis para o Brasil, e preço especial de lançamento até o dia 13 de janeiro, saindo por apenas R$ 258. Clique no botão abaixo para garantir o seu:

COMPRAR

E você, já tem um KUMI Meta V1? Conte aí nos comentários sua experiência com o produto!
Comprando através dos nossos links, você nos ajuda a manter o site.Nota de transparência: O produto analisado neste review foi fornecido como doação para o Mobizoo.

Avatar photo

Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

Mais sobre: Áudio